Previsão de resultados de jogos do campeonato brasileiro de futebol utilizando aprendizagem de máquina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Luiz Alberes Bispo de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1130
Resumo: Nos últimos anos a procura pelas apostas esportivas tem crescido, e diversas pessoas passaram a viver desse mercado. Usando a Aprendizagem de Máquina com o objetivo de facilitar a análise de jogos para apostas e medir o lucro, foi criada uma base de dados do Campeonato Brasileiro de Futebol Série A 2017 envolvendo características das duas equipes que se enfrentam e da partida. Para testar em um modelo de avaliação foi escolhida a técnica de Naive Bayes simulando uma rodada do Campeonato Brasileiro, a qual contém 10 partidas. O modelo de avaliação foi executado sem restrição de probabilidade correta e com restrições de probabilidade correta, com o objetivo de reduzir os erros. Três cenários foram utilizados no modelo de avaliação, sendo o primeiro com duas classes que consideram a marcação de gols por ambos os times, o segundo que considera o total de gols que aconteceram na partida (acima ou abaixo de 2,5 gols), e o terceiro que considera os três tipos de resultados na partida (vitória do mandante, empate e vitória do visitante). Os resultados sem restrição de probabilidade atingiram o seu maior valor em 5,51% de lucro médio e total. Enquanto para os resultados com restrição de probabilidade, o melhor resultado de lucro médio foi de 36,05%, e para lucro total foi de 39,13%, ambos para a restrição de 99% de probabilidade correta.
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