Propostas didáticas para o ensino de Química remoto no Ensino Médio com o uso da sequência didática interativa virtual.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lindainez Rosendo da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4382
Resumo: Devido à pandemia causada pelo vírus da COVID 19 e o consequente distanciamento social, houve a necessidade de recorrer a ambientes virtuais para dar continuidade às atividades educacionais por meio do ensino remoto. No contexto de ensino remoto destaca-se, entre outras metodologias de ensino, a Sequência Didática Interativa Virtual (SDIV), uma adaptação da Sequência Didática Interativa (SDI) para o ambiente virtual. Nesse contexto de ensino remoto, esta monografia teve por objetivo desenvolver propostas didáticas para o ensino de Química remoto no ensino médio com o uso da SDIV. As propostas didáticas foram elaboradas para a abordagem dos conteúdos de Substâncias e Misturas, Soluções, Isomeria e Polímeros. Metodologicamente, as propostas didáticas foram constituídas de seis etapas (identificação de concepções prévias dos estudantes; aula expositiva dialogada; e aplicação da SDIV seguindo seus momentos específicos - respostas individuais dos estudantes, respostas coletivas dos grupos de origem, formação do grupo híbrido, e resposta-síntese coletiva do grupo híbrido) e organizadas em dois momentos. Portanto, foram desenvolvidas quatro propostas didáticas para o ensino de Química remoto com o uso da SDIV, por meio das seguintes plataformas virtuais: Google Forms, GoogleMeet, e Google Meet Breakout Rooms, plataformas gratuitas que exigem do usuário apenas uma conta no Gmail.
id UFRPE_8b52af94f57d2701ac134ef9bab9c64b
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/4382
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Propostas didáticas para o ensino de Química remoto no Ensino Médio com o uso da sequência didática interativa virtual.Química - Estudo e ensinoEnsino remotoSequência didáticaDevido à pandemia causada pelo vírus da COVID 19 e o consequente distanciamento social, houve a necessidade de recorrer a ambientes virtuais para dar continuidade às atividades educacionais por meio do ensino remoto. No contexto de ensino remoto destaca-se, entre outras metodologias de ensino, a Sequência Didática Interativa Virtual (SDIV), uma adaptação da Sequência Didática Interativa (SDI) para o ambiente virtual. Nesse contexto de ensino remoto, esta monografia teve por objetivo desenvolver propostas didáticas para o ensino de Química remoto no ensino médio com o uso da SDIV. As propostas didáticas foram elaboradas para a abordagem dos conteúdos de Substâncias e Misturas, Soluções, Isomeria e Polímeros. Metodologicamente, as propostas didáticas foram constituídas de seis etapas (identificação de concepções prévias dos estudantes; aula expositiva dialogada; e aplicação da SDIV seguindo seus momentos específicos - respostas individuais dos estudantes, respostas coletivas dos grupos de origem, formação do grupo híbrido, e resposta-síntese coletiva do grupo híbrido) e organizadas em dois momentos. Portanto, foram desenvolvidas quatro propostas didáticas para o ensino de Química remoto com o uso da SDIV, por meio das seguintes plataformas virtuais: Google Forms, GoogleMeet, e Google Meet Breakout Rooms, plataformas gratuitas que exigem do usuário apenas uma conta no Gmail.Due to the pandemic caused by the COVID 19 virus and the consequent social distance, there was a need to resort to virtual environments to continue the educational activities through remote teaching. In the context of remote teaching we highlight, among other teaching methodologies, the Virtual Interactive Teaching Sequence (VITES), an adaptation of the Interactive Teaching Sequence (IDS) for the virtual environment. In this context of remote teaching, this monograph aimed to develop didactic proposals for the teaching of remote chemistry in high school using SDIV. The didactic proposals were developed to address the contents of Substances and Mixtures, Solutions, Isomery, and Polymers. Methodologically, the didactic proposals were composed of six steps (identification of students' preconceptions; dialogic lecture; and application of the SDIV following its specific moments - individual responses from the students, collective responses from the origin groups, formation of the hybrid group, and collective response-synthesis of the hybrid group) and organized in two moments. Therefore, four didactic proposals were developed for the teaching of remote chemistry with the use of SDIV, through the following virtual platforms: Google Forms, Google Meet, and Google Meet Breakout Rooms, free platforms that require only a Gmail account from the user.BrasilFirme, Ruth do Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/0704241572344362http://lattes.cnpq.br/7234636790850019Silva, Lindainez Rosendo da2023-04-18T16:19:46Z2023-04-18T16:19:46Z2021-07-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis73 f.application/pdfSilva, Lindainez Rosendo da. Propostas didáticas para o ensino de Química remoto no Ensino Médio com o uso da sequência didática interativa virtual. 2021. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4382porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-04-18T16:20:01Zoai:dspace:123456789/4382Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-04-18T16:20:01Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Propostas didáticas para o ensino de Química remoto no Ensino Médio com o uso da sequência didática interativa virtual.
title Propostas didáticas para o ensino de Química remoto no Ensino Médio com o uso da sequência didática interativa virtual.
spellingShingle Propostas didáticas para o ensino de Química remoto no Ensino Médio com o uso da sequência didática interativa virtual.
Silva, Lindainez Rosendo da
Química - Estudo e ensino
Ensino remoto
Sequência didática
title_short Propostas didáticas para o ensino de Química remoto no Ensino Médio com o uso da sequência didática interativa virtual.
title_full Propostas didáticas para o ensino de Química remoto no Ensino Médio com o uso da sequência didática interativa virtual.
title_fullStr Propostas didáticas para o ensino de Química remoto no Ensino Médio com o uso da sequência didática interativa virtual.
title_full_unstemmed Propostas didáticas para o ensino de Química remoto no Ensino Médio com o uso da sequência didática interativa virtual.
title_sort Propostas didáticas para o ensino de Química remoto no Ensino Médio com o uso da sequência didática interativa virtual.
author Silva, Lindainez Rosendo da
author_facet Silva, Lindainez Rosendo da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Firme, Ruth do Nascimento
http://lattes.cnpq.br/0704241572344362
http://lattes.cnpq.br/7234636790850019
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lindainez Rosendo da
dc.subject.por.fl_str_mv Química - Estudo e ensino
Ensino remoto
Sequência didática
topic Química - Estudo e ensino
Ensino remoto
Sequência didática
description Devido à pandemia causada pelo vírus da COVID 19 e o consequente distanciamento social, houve a necessidade de recorrer a ambientes virtuais para dar continuidade às atividades educacionais por meio do ensino remoto. No contexto de ensino remoto destaca-se, entre outras metodologias de ensino, a Sequência Didática Interativa Virtual (SDIV), uma adaptação da Sequência Didática Interativa (SDI) para o ambiente virtual. Nesse contexto de ensino remoto, esta monografia teve por objetivo desenvolver propostas didáticas para o ensino de Química remoto no ensino médio com o uso da SDIV. As propostas didáticas foram elaboradas para a abordagem dos conteúdos de Substâncias e Misturas, Soluções, Isomeria e Polímeros. Metodologicamente, as propostas didáticas foram constituídas de seis etapas (identificação de concepções prévias dos estudantes; aula expositiva dialogada; e aplicação da SDIV seguindo seus momentos específicos - respostas individuais dos estudantes, respostas coletivas dos grupos de origem, formação do grupo híbrido, e resposta-síntese coletiva do grupo híbrido) e organizadas em dois momentos. Portanto, foram desenvolvidas quatro propostas didáticas para o ensino de Química remoto com o uso da SDIV, por meio das seguintes plataformas virtuais: Google Forms, GoogleMeet, e Google Meet Breakout Rooms, plataformas gratuitas que exigem do usuário apenas uma conta no Gmail.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-15
2023-04-18T16:19:46Z
2023-04-18T16:19:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Silva, Lindainez Rosendo da. Propostas didáticas para o ensino de Química remoto no Ensino Médio com o uso da sequência didática interativa virtual. 2021. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4382
identifier_str_mv Silva, Lindainez Rosendo da. Propostas didáticas para o ensino de Química remoto no Ensino Médio com o uso da sequência didática interativa virtual. 2021. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4382
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 73 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277170777849856