A abordagem comunicativa na leitura e compreensão de textos em inglês
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1852 |
Resumo: | Esta pesquisa, baseada nos princípios teóricos da linguística aplicada e da abordagem comunicativa, discute sobre a presença de diferentes abordagens e metodologias de ensino de língua inglesa nas escolas regulares, sobretudo na escola EREM Dom João da Mata Amaral, localizada no município de Garanhuns – Pernambuco, e sobre o uso da abordagem comunicativa na leitura e compreensão de textos, tendo o seu foco em textos utilizados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para isso, foi realizado um projeto de leitura e compreensão textual, ao longo do ano letivo de 2017, com trinta e quatro (34) alunos do terceiro ano “A” do ensino médio, da EREM Dom João da Mata Amaral, onde foram aplicadas atividades de leitura e compreensão textual utilizando-se da abordagem comunicativa, com o objetivo de fazer com que os alunos se sentissem confortáveis a fazer uso da língua em situações diversas e, principalmente, em provas externas como o ENEM e outros vestibulares. Além disso, a fim de comparar a teoria com a prática, foi realizada uma pesquisa nos documentos que regem a educação brasileira para compreender como eles indicam que deve acontecer o ensino de Língua Inglesa e comparar à realidade vivenciada nas escolas regulares, para que, a partir disso, fossem percebidas as dificuldades enfrentadas pelos professores de LI, dificuldades essas que atrapalham o uso de outras abordagens além da abordagem tradicional em sala de aula. |
id |
UFRPE_900180d5d4c4873ad92285113e70f763 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/1852 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
A abordagem comunicativa na leitura e compreensão de textos em inglêsLeituraLíngua inglesa - Estudo e ensinoLinguística aplicadaEsta pesquisa, baseada nos princípios teóricos da linguística aplicada e da abordagem comunicativa, discute sobre a presença de diferentes abordagens e metodologias de ensino de língua inglesa nas escolas regulares, sobretudo na escola EREM Dom João da Mata Amaral, localizada no município de Garanhuns – Pernambuco, e sobre o uso da abordagem comunicativa na leitura e compreensão de textos, tendo o seu foco em textos utilizados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para isso, foi realizado um projeto de leitura e compreensão textual, ao longo do ano letivo de 2017, com trinta e quatro (34) alunos do terceiro ano “A” do ensino médio, da EREM Dom João da Mata Amaral, onde foram aplicadas atividades de leitura e compreensão textual utilizando-se da abordagem comunicativa, com o objetivo de fazer com que os alunos se sentissem confortáveis a fazer uso da língua em situações diversas e, principalmente, em provas externas como o ENEM e outros vestibulares. Além disso, a fim de comparar a teoria com a prática, foi realizada uma pesquisa nos documentos que regem a educação brasileira para compreender como eles indicam que deve acontecer o ensino de Língua Inglesa e comparar à realidade vivenciada nas escolas regulares, para que, a partir disso, fossem percebidas as dificuldades enfrentadas pelos professores de LI, dificuldades essas que atrapalham o uso de outras abordagens além da abordagem tradicional em sala de aula.This research, based on theoretical principles of Applied Linguistics and the communicative approach, discusses the presence of different approaches and methodologies of English language teaching in regular schools, especially in EREM Dom João da Mata Amaral school, located in Garanhuns - Pernambuco, and the use of the communicative approach in reading and comprehension of texts, focusing on texts used in the National High School Exam (ENEM). In order to make this happen, a reading and textual comprehension project was carried out, during the 2017 school year with thirty-four (34) students from the third year “A” of the aforementioned high school in which reading and comprehension exercises were conducted through communicative approach principles with the purpose of making students comfortable enough to use the English language in different situations, but mainly in exams such as ENEM and other college admittance examinations. In addition, in order to place theory and practice into comparison, a research was conducted in the documents governing Brazilian education so as to understand how they seem to indicate that English language teaching should take place at regular schools and to compare the theory with the reality actually observed at these institutions, in order to be able to perceive the difficulties faced by English language teachers from such, which seemed to obstruct the use of other approaches which not the traditional one in class.BrasilLima, Cristiano Soares dehttp://lattes.cnpq.br/0216791185608189http://lattes.cnpq.br/6931282608444674Souza, Marcio Soares de2020-01-29T11:54:22Z2020-01-29T11:54:22Z2019-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis65 f.application/pdfSOUZA, Marcio Soares de. A abordagem comunicativa na leitura e compreensão de textos em inglês. 2019. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1852porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-05-18T18:48:31Zoai:dspace:123456789/1852Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-05-18T18:48:31Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A abordagem comunicativa na leitura e compreensão de textos em inglês |
title |
A abordagem comunicativa na leitura e compreensão de textos em inglês |
spellingShingle |
A abordagem comunicativa na leitura e compreensão de textos em inglês Souza, Marcio Soares de Leitura Língua inglesa - Estudo e ensino Linguística aplicada |
title_short |
A abordagem comunicativa na leitura e compreensão de textos em inglês |
title_full |
A abordagem comunicativa na leitura e compreensão de textos em inglês |
title_fullStr |
A abordagem comunicativa na leitura e compreensão de textos em inglês |
title_full_unstemmed |
A abordagem comunicativa na leitura e compreensão de textos em inglês |
title_sort |
A abordagem comunicativa na leitura e compreensão de textos em inglês |
author |
Souza, Marcio Soares de |
author_facet |
Souza, Marcio Soares de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lima, Cristiano Soares de http://lattes.cnpq.br/0216791185608189 http://lattes.cnpq.br/6931282608444674 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Marcio Soares de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Língua inglesa - Estudo e ensino Linguística aplicada |
topic |
Leitura Língua inglesa - Estudo e ensino Linguística aplicada |
description |
Esta pesquisa, baseada nos princípios teóricos da linguística aplicada e da abordagem comunicativa, discute sobre a presença de diferentes abordagens e metodologias de ensino de língua inglesa nas escolas regulares, sobretudo na escola EREM Dom João da Mata Amaral, localizada no município de Garanhuns – Pernambuco, e sobre o uso da abordagem comunicativa na leitura e compreensão de textos, tendo o seu foco em textos utilizados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para isso, foi realizado um projeto de leitura e compreensão textual, ao longo do ano letivo de 2017, com trinta e quatro (34) alunos do terceiro ano “A” do ensino médio, da EREM Dom João da Mata Amaral, onde foram aplicadas atividades de leitura e compreensão textual utilizando-se da abordagem comunicativa, com o objetivo de fazer com que os alunos se sentissem confortáveis a fazer uso da língua em situações diversas e, principalmente, em provas externas como o ENEM e outros vestibulares. Além disso, a fim de comparar a teoria com a prática, foi realizada uma pesquisa nos documentos que regem a educação brasileira para compreender como eles indicam que deve acontecer o ensino de Língua Inglesa e comparar à realidade vivenciada nas escolas regulares, para que, a partir disso, fossem percebidas as dificuldades enfrentadas pelos professores de LI, dificuldades essas que atrapalham o uso de outras abordagens além da abordagem tradicional em sala de aula. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-13 2020-01-29T11:54:22Z 2020-01-29T11:54:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Marcio Soares de. A abordagem comunicativa na leitura e compreensão de textos em inglês. 2019. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1852 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Marcio Soares de. A abordagem comunicativa na leitura e compreensão de textos em inglês. 2019. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1852 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR openAccess info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
65 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277154228174848 |