Os Simpsons como recurso didático digital no ensino de Química para abordagem do conteúdo de radioatividade.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4326 |
Resumo: | O uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) pode contribuir para o ensino de Química mais atrativo e motivador para os estudantes pelo fato de tais tecnologias estarem inseridas nos cotidianos deles. Nesta perspectiva, situamos o uso das TICs na perspectiva da aprendizagem tangencial, que ocorre quando conteúdos escolares, por exemplo, são abordados com os estudantes sem deixar explícito a intenção de apenas ensiná-los. Diante de diferentes TICs, optamos nesta pesquisa pelos vídeos, mais especificamente, por vídeos da série televisiva Os Simpsons como recurso didático digital para a abordagem do conteúdo de radioatividade. Portanto o nosso objetivo neste estudo é o de propor atividades didáticas para o ensino de química sobre o conteúdo de radioatividade a partir de episódios do seriado Os Simpsons na perspectiva da aprendizagem tangencial. O estudo foi conduzido a partir de quatro etapas metodológicas: seleção de episódios da série televisiva; descrição dos episódios com potencial para a abordagem do conteúdo de radioatividade; análise dos episódios descritos para a identificação de temáticas/aspectos do conteúdo de Radioatividade; e elaboração das atividades didáticas para o ensino de química sobre o conteúdo de radioatividade a partir de episódios do seriado Os Simpsons na perspectiva da aprendizagem tangencial. Os resultados deste estudo apontam que os episódios selecionados têm potencialidade para abordar temáticas/aspectos polêmicos e atuais sobre o conteúdo de radioatividade como, por exemplo, contaminação versus irradiação e contaminação ambiental (episódio 1 Homer, o fazendeiro), contaminação versus irradiação com foco nas aplicações tecnológicas (episódio 2 Arquivo S), e o descarte de material radioativo, acidentes nucleares, e mutações e seleção natural (episódio 3 O peixe de três olhos) e que as propostas didáticas elaboradas a partir destes episódios podem favorecer o processo de aprendizagem na perspectiva tangencial sobre Radioatividade. |
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Portanto o nosso objetivo neste estudo é o de propor atividades didáticas para o ensino de química sobre o conteúdo de radioatividade a partir de episódios do seriado Os Simpsons na perspectiva da aprendizagem tangencial. O estudo foi conduzido a partir de quatro etapas metodológicas: seleção de episódios da série televisiva; descrição dos episódios com potencial para a abordagem do conteúdo de radioatividade; análise dos episódios descritos para a identificação de temáticas/aspectos do conteúdo de Radioatividade; e elaboração das atividades didáticas para o ensino de química sobre o conteúdo de radioatividade a partir de episódios do seriado Os Simpsons na perspectiva da aprendizagem tangencial. Os resultados deste estudo apontam que os episódios selecionados têm potencialidade para abordar temáticas/aspectos polêmicos e atuais sobre o conteúdo de radioatividade como, por exemplo, contaminação versus irradiação e contaminação ambiental (episódio 1 Homer, o fazendeiro), contaminação versus irradiação com foco nas aplicações tecnológicas (episódio 2 Arquivo S), e o descarte de material radioativo, acidentes nucleares, e mutações e seleção natural (episódio 3 O peixe de três olhos) e que as propostas didáticas elaboradas a partir destes episódios podem favorecer o processo de aprendizagem na perspectiva tangencial sobre Radioatividade.The new information and comunication technologies (ICTs) can help to improve the chemistry teaching, turning the discipline more atractive and encoraging the students, because this technologies are inserted in his daily. In this perspective, we used ICTs inserted on the tangential learning, that occur when scholar contents, for example, were discussed in classroom, without explicit the intention to teaching. Faced with different ICTs, we opted for videos in this research, more specifically, videos from the television series The Simpsons as a digital didactic resource for approaching radioactivity content. Therefore, our objective in this study is to propose didactic activities for the teaching chemistry on radioactivity content from episodes of The Simpsons in the perspective of tangential learning. The study was conducted from four methodological steps: selection of episodes of the television series; description of episodes with potential for content approach Radioactivity; analysis of the episodes described for the identification of radioactivity themes / content aspects; and elaboration of didactic activities for chemistry teaching on radioactivity content from episodes of the series The Simpsons, based on the perspective of tangential learning. The results of this study indicate that the selected episodes have the potential to address current controversial issues / aspects about radioactivity, such as contamination versus irradiation and environmental contamination (episode 1 Homer the Farmer), contamination versus irradiation with a focus on applications, (episode 2 File S), and the disposal of radioactive material, nuclear accidents, and mutations and natural selection (episode 3 The three-eyed fish) and that the teaching proposals elaborated from these episodes may help the learning process in perspective tangential about radioactivity.BrasilFirme, Ruth do Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/7234636790850019Sousa, Felipe Leon Nascimento dehttp://lattes.cnpq.br/7839505726111397Silva, Adalto Floro da2023-04-10T19:19:27Z2023-04-10T19:19:27Z2019-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis63 f.application/pdfSilva, Adalto Floro da. Os Simpsons como recurso didático digital no ensino de Química para abordagem do conteúdo de radioatividade. 2019. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4326porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-04-10T19:19:52Zoai:dspace:123456789/4326Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-04-10T19:19:52Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
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