Os Simpsons como recurso didático digital no ensino de Química para abordagem do conteúdo de radioatividade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Adalto Floro da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4326
Resumo: O uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) pode contribuir para o ensino de Química mais atrativo e motivador para os estudantes pelo fato de tais tecnologias estarem inseridas nos cotidianos deles. Nesta perspectiva, situamos o uso das TICs na perspectiva da aprendizagem tangencial, que ocorre quando conteúdos escolares, por exemplo, são abordados com os estudantes sem deixar explícito a intenção de apenas ensiná-los. Diante de diferentes TICs, optamos nesta pesquisa pelos vídeos, mais especificamente, por vídeos da série televisiva Os Simpsons como recurso didático digital para a abordagem do conteúdo de radioatividade. Portanto o nosso objetivo neste estudo é o de propor atividades didáticas para o ensino de química sobre o conteúdo de radioatividade a partir de episódios do seriado Os Simpsons na perspectiva da aprendizagem tangencial. O estudo foi conduzido a partir de quatro etapas metodológicas: seleção de episódios da série televisiva; descrição dos episódios com potencial para a abordagem do conteúdo de radioatividade; análise dos episódios descritos para a identificação de temáticas/aspectos do conteúdo de Radioatividade; e elaboração das atividades didáticas para o ensino de química sobre o conteúdo de radioatividade a partir de episódios do seriado Os Simpsons na perspectiva da aprendizagem tangencial. Os resultados deste estudo apontam que os episódios selecionados têm potencialidade para abordar temáticas/aspectos polêmicos e atuais sobre o conteúdo de radioatividade como, por exemplo, contaminação versus irradiação e contaminação ambiental (episódio 1 Homer, o fazendeiro), contaminação versus irradiação com foco nas aplicações tecnológicas (episódio 2 Arquivo S), e o descarte de material radioativo, acidentes nucleares, e mutações e seleção natural (episódio 3 O peixe de três olhos) e que as propostas didáticas elaboradas a partir destes episódios podem favorecer o processo de aprendizagem na perspectiva tangencial sobre Radioatividade.
id UFRPE_925b99f95c0faa98adaec0f04c1d05a5
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/4326
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Os Simpsons como recurso didático digital no ensino de Química para abordagem do conteúdo de radioatividade.Química - Estudo e ensinoRadioatividadeRecursos audiovisuaisO uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) pode contribuir para o ensino de Química mais atrativo e motivador para os estudantes pelo fato de tais tecnologias estarem inseridas nos cotidianos deles. Nesta perspectiva, situamos o uso das TICs na perspectiva da aprendizagem tangencial, que ocorre quando conteúdos escolares, por exemplo, são abordados com os estudantes sem deixar explícito a intenção de apenas ensiná-los. Diante de diferentes TICs, optamos nesta pesquisa pelos vídeos, mais especificamente, por vídeos da série televisiva Os Simpsons como recurso didático digital para a abordagem do conteúdo de radioatividade. Portanto o nosso objetivo neste estudo é o de propor atividades didáticas para o ensino de química sobre o conteúdo de radioatividade a partir de episódios do seriado Os Simpsons na perspectiva da aprendizagem tangencial. O estudo foi conduzido a partir de quatro etapas metodológicas: seleção de episódios da série televisiva; descrição dos episódios com potencial para a abordagem do conteúdo de radioatividade; análise dos episódios descritos para a identificação de temáticas/aspectos do conteúdo de Radioatividade; e elaboração das atividades didáticas para o ensino de química sobre o conteúdo de radioatividade a partir de episódios do seriado Os Simpsons na perspectiva da aprendizagem tangencial. Os resultados deste estudo apontam que os episódios selecionados têm potencialidade para abordar temáticas/aspectos polêmicos e atuais sobre o conteúdo de radioatividade como, por exemplo, contaminação versus irradiação e contaminação ambiental (episódio 1 Homer, o fazendeiro), contaminação versus irradiação com foco nas aplicações tecnológicas (episódio 2 Arquivo S), e o descarte de material radioativo, acidentes nucleares, e mutações e seleção natural (episódio 3 O peixe de três olhos) e que as propostas didáticas elaboradas a partir destes episódios podem favorecer o processo de aprendizagem na perspectiva tangencial sobre Radioatividade.The new information and comunication technologies (ICTs) can help to improve the chemistry teaching, turning the discipline more atractive and encoraging the students, because this technologies are inserted in his daily. In this perspective, we used ICTs inserted on the tangential learning, that occur when scholar contents, for example, were discussed in classroom, without explicit the intention to teaching. Faced with different ICTs, we opted for videos in this research, more specifically, videos from the television series The Simpsons as a digital didactic resource for approaching radioactivity content. Therefore, our objective in this study is to propose didactic activities for the teaching chemistry on radioactivity content from episodes of The Simpsons in the perspective of tangential learning. The study was conducted from four methodological steps: selection of episodes of the television series; description of episodes with potential for content approach Radioactivity; analysis of the episodes described for the identification of radioactivity themes / content aspects; and elaboration of didactic activities for chemistry teaching on radioactivity content from episodes of the series The Simpsons, based on the perspective of tangential learning. The results of this study indicate that the selected episodes have the potential to address current controversial issues / aspects about radioactivity, such as contamination versus irradiation and environmental contamination (episode 1 Homer the Farmer), contamination versus irradiation with a focus on applications, (episode 2 File S), and the disposal of radioactive material, nuclear accidents, and mutations and natural selection (episode 3 The three-eyed fish) and that the teaching proposals elaborated from these episodes may help the learning process in perspective tangential about radioactivity.BrasilFirme, Ruth do Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/7234636790850019Sousa, Felipe Leon Nascimento dehttp://lattes.cnpq.br/7839505726111397Silva, Adalto Floro da2023-04-10T19:19:27Z2023-04-10T19:19:27Z2019-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis63 f.application/pdfSilva, Adalto Floro da. Os Simpsons como recurso didático digital no ensino de Química para abordagem do conteúdo de radioatividade. 2019. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4326porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-04-10T19:19:52Zoai:dspace:123456789/4326Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-04-10T19:19:52Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Os Simpsons como recurso didático digital no ensino de Química para abordagem do conteúdo de radioatividade.
title Os Simpsons como recurso didático digital no ensino de Química para abordagem do conteúdo de radioatividade.
spellingShingle Os Simpsons como recurso didático digital no ensino de Química para abordagem do conteúdo de radioatividade.
Silva, Adalto Floro da
Química - Estudo e ensino
Radioatividade
Recursos audiovisuais
title_short Os Simpsons como recurso didático digital no ensino de Química para abordagem do conteúdo de radioatividade.
title_full Os Simpsons como recurso didático digital no ensino de Química para abordagem do conteúdo de radioatividade.
title_fullStr Os Simpsons como recurso didático digital no ensino de Química para abordagem do conteúdo de radioatividade.
title_full_unstemmed Os Simpsons como recurso didático digital no ensino de Química para abordagem do conteúdo de radioatividade.
title_sort Os Simpsons como recurso didático digital no ensino de Química para abordagem do conteúdo de radioatividade.
author Silva, Adalto Floro da
author_facet Silva, Adalto Floro da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Firme, Ruth do Nascimento
http://lattes.cnpq.br/7234636790850019
Sousa, Felipe Leon Nascimento de
http://lattes.cnpq.br/7839505726111397
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Adalto Floro da
dc.subject.por.fl_str_mv Química - Estudo e ensino
Radioatividade
Recursos audiovisuais
topic Química - Estudo e ensino
Radioatividade
Recursos audiovisuais
description O uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) pode contribuir para o ensino de Química mais atrativo e motivador para os estudantes pelo fato de tais tecnologias estarem inseridas nos cotidianos deles. Nesta perspectiva, situamos o uso das TICs na perspectiva da aprendizagem tangencial, que ocorre quando conteúdos escolares, por exemplo, são abordados com os estudantes sem deixar explícito a intenção de apenas ensiná-los. Diante de diferentes TICs, optamos nesta pesquisa pelos vídeos, mais especificamente, por vídeos da série televisiva Os Simpsons como recurso didático digital para a abordagem do conteúdo de radioatividade. Portanto o nosso objetivo neste estudo é o de propor atividades didáticas para o ensino de química sobre o conteúdo de radioatividade a partir de episódios do seriado Os Simpsons na perspectiva da aprendizagem tangencial. O estudo foi conduzido a partir de quatro etapas metodológicas: seleção de episódios da série televisiva; descrição dos episódios com potencial para a abordagem do conteúdo de radioatividade; análise dos episódios descritos para a identificação de temáticas/aspectos do conteúdo de Radioatividade; e elaboração das atividades didáticas para o ensino de química sobre o conteúdo de radioatividade a partir de episódios do seriado Os Simpsons na perspectiva da aprendizagem tangencial. Os resultados deste estudo apontam que os episódios selecionados têm potencialidade para abordar temáticas/aspectos polêmicos e atuais sobre o conteúdo de radioatividade como, por exemplo, contaminação versus irradiação e contaminação ambiental (episódio 1 Homer, o fazendeiro), contaminação versus irradiação com foco nas aplicações tecnológicas (episódio 2 Arquivo S), e o descarte de material radioativo, acidentes nucleares, e mutações e seleção natural (episódio 3 O peixe de três olhos) e que as propostas didáticas elaboradas a partir destes episódios podem favorecer o processo de aprendizagem na perspectiva tangencial sobre Radioatividade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-16
2023-04-10T19:19:27Z
2023-04-10T19:19:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Silva, Adalto Floro da. Os Simpsons como recurso didático digital no ensino de Química para abordagem do conteúdo de radioatividade. 2019. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4326
identifier_str_mv Silva, Adalto Floro da. Os Simpsons como recurso didático digital no ensino de Química para abordagem do conteúdo de radioatividade. 2019. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 63 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1802120135832502272