Sequência didática utilizando a Terrella para o ensino do campo magnético terrestre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Robson Lima Pereira do
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Nascimento, Rogério Lima do
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4612
Resumo: Os documentos oficiais como a BNCC indicam os caminhos a serem seguidos na educação básica em nosso país, reforçando a necessidade de atividades integradoras que engajem e motive os alunos preparando-os para viver neste mundo tão complexo. O ensino de astronomia tem sido recomendado por tais documentos dada a sua potencialidade, tanto pelo fascínio que causa na maioria das pessoas mas também por sua interdisciplinaridade podendo ser abordada em qualquer disciplina científica. Sendo assim nesta pesquisa foi analisada uma sequência didática (SD) que se constitui o produto educacional, com objetivo de verificar sua contribuição para o ensino do campo magnético terrestre, usando a Terrella que se constitui um modelo experimental histórico da Terra. Para tanto, iniciamos destacando a relevância do ensino da astronomia na BNCC, e como pesquisadores referenciam o uso de sequências didáticas dentro de um contexto de ensino diferenciado. A aplicação da SD junto aos estudantes se mostrou bastante proveitosa, contribuindo para a redução da abstração do conceito de campo magnético terrestre de forma lúdica e prazerosa.
id UFRPE_9465c254d5af51af4a5b51d3b1298861
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/4612
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Sequência didática utilizando a Terrella para o ensino do campo magnético terrestreAstronomiaSequência didáticaBase Nacional Comum CurricularGeomagnetismoOs documentos oficiais como a BNCC indicam os caminhos a serem seguidos na educação básica em nosso país, reforçando a necessidade de atividades integradoras que engajem e motive os alunos preparando-os para viver neste mundo tão complexo. O ensino de astronomia tem sido recomendado por tais documentos dada a sua potencialidade, tanto pelo fascínio que causa na maioria das pessoas mas também por sua interdisciplinaridade podendo ser abordada em qualquer disciplina científica. Sendo assim nesta pesquisa foi analisada uma sequência didática (SD) que se constitui o produto educacional, com objetivo de verificar sua contribuição para o ensino do campo magnético terrestre, usando a Terrella que se constitui um modelo experimental histórico da Terra. Para tanto, iniciamos destacando a relevância do ensino da astronomia na BNCC, e como pesquisadores referenciam o uso de sequências didáticas dentro de um contexto de ensino diferenciado. A aplicação da SD junto aos estudantes se mostrou bastante proveitosa, contribuindo para a redução da abstração do conceito de campo magnético terrestre de forma lúdica e prazerosa.Official documents such as the BNCC indicate the paths to be followed in basic education in our country, reinforcing the need for integrative activities that engage and motivate students, preparing them to live in such a complex world. The teaching of astronomy has been recommended by such documents given its potential, both for the fascination it causes in most people but also for its interdisciplinary and can be approached in any scientific discipline. Thus, in this research, a didactic sequence (SD) was analyzed that constitutes the educational product, with the objective of verifying its contribution to the teaching of the terrestrial magnetic field, using Terrell, which constitutes a historical experimental model of the Earth. To this end, we start by highlighting the relevance of astronomy teaching at BNCC, and how researchers refer to the use of didactic sequences within a differentiated teaching context. The application of SD with the students proved to be quite fruitful, contributing to the reduction of the abstraction of the concept of terrestrial magnetic field in a playful and pleasant way.BrasilMiranda, Antônio Carlos da Silvahttp://lattes.cnpq.br/0328312194273300http://lattes.cnpq.br/0190171912727049http://lattes.cnpq.br/3236324734090101Nascimento, Robson Lima Pereira doNascimento, Rogério Lima do2023-06-01T22:41:11Z2023-06-01T22:41:11Z2022-06-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis52 f.application/pdfNASCIMENTO, Robson Lima Pereira do; NASCIMENTO, Rogério Lima do. Sequência didática utilizando a terrella para o ensino do campo magnético terrestre. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4612porAtribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-06-01T22:41:31Zoai:dspace:123456789/4612Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-06-01T22:41:31Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Sequência didática utilizando a Terrella para o ensino do campo magnético terrestre
title Sequência didática utilizando a Terrella para o ensino do campo magnético terrestre
spellingShingle Sequência didática utilizando a Terrella para o ensino do campo magnético terrestre
Nascimento, Robson Lima Pereira do
Astronomia
Sequência didática
Base Nacional Comum Curricular
Geomagnetismo
title_short Sequência didática utilizando a Terrella para o ensino do campo magnético terrestre
title_full Sequência didática utilizando a Terrella para o ensino do campo magnético terrestre
title_fullStr Sequência didática utilizando a Terrella para o ensino do campo magnético terrestre
title_full_unstemmed Sequência didática utilizando a Terrella para o ensino do campo magnético terrestre
title_sort Sequência didática utilizando a Terrella para o ensino do campo magnético terrestre
author Nascimento, Robson Lima Pereira do
author_facet Nascimento, Robson Lima Pereira do
Nascimento, Rogério Lima do
author_role author
author2 Nascimento, Rogério Lima do
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miranda, Antônio Carlos da Silva
http://lattes.cnpq.br/0328312194273300
http://lattes.cnpq.br/0190171912727049
http://lattes.cnpq.br/3236324734090101
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Robson Lima Pereira do
Nascimento, Rogério Lima do
dc.subject.por.fl_str_mv Astronomia
Sequência didática
Base Nacional Comum Curricular
Geomagnetismo
topic Astronomia
Sequência didática
Base Nacional Comum Curricular
Geomagnetismo
description Os documentos oficiais como a BNCC indicam os caminhos a serem seguidos na educação básica em nosso país, reforçando a necessidade de atividades integradoras que engajem e motive os alunos preparando-os para viver neste mundo tão complexo. O ensino de astronomia tem sido recomendado por tais documentos dada a sua potencialidade, tanto pelo fascínio que causa na maioria das pessoas mas também por sua interdisciplinaridade podendo ser abordada em qualquer disciplina científica. Sendo assim nesta pesquisa foi analisada uma sequência didática (SD) que se constitui o produto educacional, com objetivo de verificar sua contribuição para o ensino do campo magnético terrestre, usando a Terrella que se constitui um modelo experimental histórico da Terra. Para tanto, iniciamos destacando a relevância do ensino da astronomia na BNCC, e como pesquisadores referenciam o uso de sequências didáticas dentro de um contexto de ensino diferenciado. A aplicação da SD junto aos estudantes se mostrou bastante proveitosa, contribuindo para a redução da abstração do conceito de campo magnético terrestre de forma lúdica e prazerosa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-13
2023-06-01T22:41:11Z
2023-06-01T22:41:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NASCIMENTO, Robson Lima Pereira do; NASCIMENTO, Rogério Lima do. Sequência didática utilizando a terrella para o ensino do campo magnético terrestre. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4612
identifier_str_mv NASCIMENTO, Robson Lima Pereira do; NASCIMENTO, Rogério Lima do. Sequência didática utilizando a terrella para o ensino do campo magnético terrestre. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 52 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1802120141356400640