Sequência didática utilizando a Terrella para o ensino do campo magnético terrestre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4612 |
Resumo: | Os documentos oficiais como a BNCC indicam os caminhos a serem seguidos na educação básica em nosso país, reforçando a necessidade de atividades integradoras que engajem e motive os alunos preparando-os para viver neste mundo tão complexo. O ensino de astronomia tem sido recomendado por tais documentos dada a sua potencialidade, tanto pelo fascínio que causa na maioria das pessoas mas também por sua interdisciplinaridade podendo ser abordada em qualquer disciplina científica. Sendo assim nesta pesquisa foi analisada uma sequência didática (SD) que se constitui o produto educacional, com objetivo de verificar sua contribuição para o ensino do campo magnético terrestre, usando a Terrella que se constitui um modelo experimental histórico da Terra. Para tanto, iniciamos destacando a relevância do ensino da astronomia na BNCC, e como pesquisadores referenciam o uso de sequências didáticas dentro de um contexto de ensino diferenciado. A aplicação da SD junto aos estudantes se mostrou bastante proveitosa, contribuindo para a redução da abstração do conceito de campo magnético terrestre de forma lúdica e prazerosa. |
id |
UFRPE_9465c254d5af51af4a5b51d3b1298861 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/4612 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
Sequência didática utilizando a Terrella para o ensino do campo magnético terrestreAstronomiaSequência didáticaBase Nacional Comum CurricularGeomagnetismoOs documentos oficiais como a BNCC indicam os caminhos a serem seguidos na educação básica em nosso país, reforçando a necessidade de atividades integradoras que engajem e motive os alunos preparando-os para viver neste mundo tão complexo. O ensino de astronomia tem sido recomendado por tais documentos dada a sua potencialidade, tanto pelo fascínio que causa na maioria das pessoas mas também por sua interdisciplinaridade podendo ser abordada em qualquer disciplina científica. Sendo assim nesta pesquisa foi analisada uma sequência didática (SD) que se constitui o produto educacional, com objetivo de verificar sua contribuição para o ensino do campo magnético terrestre, usando a Terrella que se constitui um modelo experimental histórico da Terra. Para tanto, iniciamos destacando a relevância do ensino da astronomia na BNCC, e como pesquisadores referenciam o uso de sequências didáticas dentro de um contexto de ensino diferenciado. A aplicação da SD junto aos estudantes se mostrou bastante proveitosa, contribuindo para a redução da abstração do conceito de campo magnético terrestre de forma lúdica e prazerosa.Official documents such as the BNCC indicate the paths to be followed in basic education in our country, reinforcing the need for integrative activities that engage and motivate students, preparing them to live in such a complex world. The teaching of astronomy has been recommended by such documents given its potential, both for the fascination it causes in most people but also for its interdisciplinary and can be approached in any scientific discipline. Thus, in this research, a didactic sequence (SD) was analyzed that constitutes the educational product, with the objective of verifying its contribution to the teaching of the terrestrial magnetic field, using Terrell, which constitutes a historical experimental model of the Earth. To this end, we start by highlighting the relevance of astronomy teaching at BNCC, and how researchers refer to the use of didactic sequences within a differentiated teaching context. The application of SD with the students proved to be quite fruitful, contributing to the reduction of the abstraction of the concept of terrestrial magnetic field in a playful and pleasant way.BrasilMiranda, Antônio Carlos da Silvahttp://lattes.cnpq.br/0328312194273300http://lattes.cnpq.br/0190171912727049http://lattes.cnpq.br/3236324734090101Nascimento, Robson Lima Pereira doNascimento, Rogério Lima do2023-06-01T22:41:11Z2023-06-01T22:41:11Z2022-06-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis52 f.application/pdfNASCIMENTO, Robson Lima Pereira do; NASCIMENTO, Rogério Lima do. Sequência didática utilizando a terrella para o ensino do campo magnético terrestre. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4612porAtribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-06-01T22:41:31Zoai:dspace:123456789/4612Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-06-01T22:41:31Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sequência didática utilizando a Terrella para o ensino do campo magnético terrestre |
title |
Sequência didática utilizando a Terrella para o ensino do campo magnético terrestre |
spellingShingle |
Sequência didática utilizando a Terrella para o ensino do campo magnético terrestre Nascimento, Robson Lima Pereira do Astronomia Sequência didática Base Nacional Comum Curricular Geomagnetismo |
title_short |
Sequência didática utilizando a Terrella para o ensino do campo magnético terrestre |
title_full |
Sequência didática utilizando a Terrella para o ensino do campo magnético terrestre |
title_fullStr |
Sequência didática utilizando a Terrella para o ensino do campo magnético terrestre |
title_full_unstemmed |
Sequência didática utilizando a Terrella para o ensino do campo magnético terrestre |
title_sort |
Sequência didática utilizando a Terrella para o ensino do campo magnético terrestre |
author |
Nascimento, Robson Lima Pereira do |
author_facet |
Nascimento, Robson Lima Pereira do Nascimento, Rogério Lima do |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Rogério Lima do |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Miranda, Antônio Carlos da Silva http://lattes.cnpq.br/0328312194273300 http://lattes.cnpq.br/0190171912727049 http://lattes.cnpq.br/3236324734090101 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Robson Lima Pereira do Nascimento, Rogério Lima do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Astronomia Sequência didática Base Nacional Comum Curricular Geomagnetismo |
topic |
Astronomia Sequência didática Base Nacional Comum Curricular Geomagnetismo |
description |
Os documentos oficiais como a BNCC indicam os caminhos a serem seguidos na educação básica em nosso país, reforçando a necessidade de atividades integradoras que engajem e motive os alunos preparando-os para viver neste mundo tão complexo. O ensino de astronomia tem sido recomendado por tais documentos dada a sua potencialidade, tanto pelo fascínio que causa na maioria das pessoas mas também por sua interdisciplinaridade podendo ser abordada em qualquer disciplina científica. Sendo assim nesta pesquisa foi analisada uma sequência didática (SD) que se constitui o produto educacional, com objetivo de verificar sua contribuição para o ensino do campo magnético terrestre, usando a Terrella que se constitui um modelo experimental histórico da Terra. Para tanto, iniciamos destacando a relevância do ensino da astronomia na BNCC, e como pesquisadores referenciam o uso de sequências didáticas dentro de um contexto de ensino diferenciado. A aplicação da SD junto aos estudantes se mostrou bastante proveitosa, contribuindo para a redução da abstração do conceito de campo magnético terrestre de forma lúdica e prazerosa. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-13 2023-06-01T22:41:11Z 2023-06-01T22:41:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Robson Lima Pereira do; NASCIMENTO, Rogério Lima do. Sequência didática utilizando a terrella para o ensino do campo magnético terrestre. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4612 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, Robson Lima Pereira do; NASCIMENTO, Rogério Lima do. Sequência didática utilizando a terrella para o ensino do campo magnético terrestre. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4612 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt_BR openAccess info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt_BR openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
52 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1802120141356400640 |