Contribuições na prática pedagógica com o uso da ludicidade para formação de professores da educação de jovem e adultos no ensino fundamental das séries iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3899 |
Resumo: | A Educação de Jovens e Adultos é hoje uma desafio cada vez mais necessária na busca de ter esses alunos presentes em sala de aula. Desta forma, a Ludicidade na EJA, do Ensino Fundamental das Séries Iniciais, pode transportar como estratégia auxiliar o professor a construir com os alunos uma nova visão sobre um mesmo tema, levando a reflexão e a importância dos conhecimentos específicos no seu cotidiano. O presente artigo propôs responder, como a formação de professores da EJA do Ensino Fundamental das Séries Iniciais contribuíram e quais as estratégias na ludicidade para práticas pedagógicas como uma estratégia facilitadora no processo de ensino e aprendizagem em tempo outrora na pandemia e em período pandêmico? No tocante pela busca das respostas desta questão, tivemos como objetivo analisar como a formação de professores da EJA do Ensino Fundamental das Séries Iniciais vem contribuir para práticas pedagógicas com o uso da ludicidade como uma estratégia facilitadora no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa serão realizadas com os professores que lecionam ou lecionaram turma da EJA do ensino fundamental das series iniciais, da Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife. Através de uma abordagem qualitativa, com uso de um questionário semiestruturado. Que resultou que a ludicidade é uma estratégia didáticas capaz de ser uma facilitadora no processo de ensino e aprendizagem para os alunos da EJA. A pesquisa revelou a forma de repensar a educação de adultos e bem com a formação do egressos, entrevendo como um desafio para aqueles que se propõe na construção de uma educação emancipadora, afetiva e libertadora. |
id |
UFRPE_9a3c4764c79088ac3e2e48790adc017a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/3899 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
Contribuições na prática pedagógica com o uso da ludicidade para formação de professores da educação de jovem e adultos no ensino fundamental das séries iniciaisEducação de jovens e adultosBrincadeirasCOVID-19 (Doença)PandemiaA Educação de Jovens e Adultos é hoje uma desafio cada vez mais necessária na busca de ter esses alunos presentes em sala de aula. Desta forma, a Ludicidade na EJA, do Ensino Fundamental das Séries Iniciais, pode transportar como estratégia auxiliar o professor a construir com os alunos uma nova visão sobre um mesmo tema, levando a reflexão e a importância dos conhecimentos específicos no seu cotidiano. O presente artigo propôs responder, como a formação de professores da EJA do Ensino Fundamental das Séries Iniciais contribuíram e quais as estratégias na ludicidade para práticas pedagógicas como uma estratégia facilitadora no processo de ensino e aprendizagem em tempo outrora na pandemia e em período pandêmico? No tocante pela busca das respostas desta questão, tivemos como objetivo analisar como a formação de professores da EJA do Ensino Fundamental das Séries Iniciais vem contribuir para práticas pedagógicas com o uso da ludicidade como uma estratégia facilitadora no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa serão realizadas com os professores que lecionam ou lecionaram turma da EJA do ensino fundamental das series iniciais, da Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife. Através de uma abordagem qualitativa, com uso de um questionário semiestruturado. Que resultou que a ludicidade é uma estratégia didáticas capaz de ser uma facilitadora no processo de ensino e aprendizagem para os alunos da EJA. A pesquisa revelou a forma de repensar a educação de adultos e bem com a formação do egressos, entrevendo como um desafio para aqueles que se propõe na construção de uma educação emancipadora, afetiva e libertadora.BrasilCarvalho, Márcia Rejane Almeida dehttp://lattes.cnpq.br/6616953112180184http://lattes.cnpq.br/4015443671120866Sousa, Hirvison José Matos dePereira, Lenilda Domingos2023-02-07T22:34:32Z2023-02-07T22:34:32Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis16 f.application/pdfSOUSA, Hirvison José Matos de; PEREIRA, Lenilda Domingos. Contribuições na prática pedagógica com o uso da ludicidade para formação de professores da educação de jovem e adultos no ensino fundamental das séries iniciais. 2021. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3899porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.ptopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-02-07T22:34:42Zoai:dspace:123456789/3899Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-02-07T22:34:42Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições na prática pedagógica com o uso da ludicidade para formação de professores da educação de jovem e adultos no ensino fundamental das séries iniciais |
title |
Contribuições na prática pedagógica com o uso da ludicidade para formação de professores da educação de jovem e adultos no ensino fundamental das séries iniciais |
spellingShingle |
Contribuições na prática pedagógica com o uso da ludicidade para formação de professores da educação de jovem e adultos no ensino fundamental das séries iniciais Sousa, Hirvison José Matos de Educação de jovens e adultos Brincadeiras COVID-19 (Doença) Pandemia |
title_short |
Contribuições na prática pedagógica com o uso da ludicidade para formação de professores da educação de jovem e adultos no ensino fundamental das séries iniciais |
title_full |
Contribuições na prática pedagógica com o uso da ludicidade para formação de professores da educação de jovem e adultos no ensino fundamental das séries iniciais |
title_fullStr |
Contribuições na prática pedagógica com o uso da ludicidade para formação de professores da educação de jovem e adultos no ensino fundamental das séries iniciais |
title_full_unstemmed |
Contribuições na prática pedagógica com o uso da ludicidade para formação de professores da educação de jovem e adultos no ensino fundamental das séries iniciais |
title_sort |
Contribuições na prática pedagógica com o uso da ludicidade para formação de professores da educação de jovem e adultos no ensino fundamental das séries iniciais |
author |
Sousa, Hirvison José Matos de |
author_facet |
Sousa, Hirvison José Matos de Pereira, Lenilda Domingos |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Lenilda Domingos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Márcia Rejane Almeida de http://lattes.cnpq.br/6616953112180184 http://lattes.cnpq.br/4015443671120866 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Hirvison José Matos de Pereira, Lenilda Domingos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Brincadeiras COVID-19 (Doença) Pandemia |
topic |
Educação de jovens e adultos Brincadeiras COVID-19 (Doença) Pandemia |
description |
A Educação de Jovens e Adultos é hoje uma desafio cada vez mais necessária na busca de ter esses alunos presentes em sala de aula. Desta forma, a Ludicidade na EJA, do Ensino Fundamental das Séries Iniciais, pode transportar como estratégia auxiliar o professor a construir com os alunos uma nova visão sobre um mesmo tema, levando a reflexão e a importância dos conhecimentos específicos no seu cotidiano. O presente artigo propôs responder, como a formação de professores da EJA do Ensino Fundamental das Séries Iniciais contribuíram e quais as estratégias na ludicidade para práticas pedagógicas como uma estratégia facilitadora no processo de ensino e aprendizagem em tempo outrora na pandemia e em período pandêmico? No tocante pela busca das respostas desta questão, tivemos como objetivo analisar como a formação de professores da EJA do Ensino Fundamental das Séries Iniciais vem contribuir para práticas pedagógicas com o uso da ludicidade como uma estratégia facilitadora no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa serão realizadas com os professores que lecionam ou lecionaram turma da EJA do ensino fundamental das series iniciais, da Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife. Através de uma abordagem qualitativa, com uso de um questionário semiestruturado. Que resultou que a ludicidade é uma estratégia didáticas capaz de ser uma facilitadora no processo de ensino e aprendizagem para os alunos da EJA. A pesquisa revelou a forma de repensar a educação de adultos e bem com a formação do egressos, entrevendo como um desafio para aqueles que se propõe na construção de uma educação emancipadora, afetiva e libertadora. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2023-02-07T22:34:32Z 2023-02-07T22:34:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUSA, Hirvison José Matos de; PEREIRA, Lenilda Domingos. Contribuições na prática pedagógica com o uso da ludicidade para formação de professores da educação de jovem e adultos no ensino fundamental das séries iniciais. 2021. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3899 |
identifier_str_mv |
SOUSA, Hirvison José Matos de; PEREIRA, Lenilda Domingos. Contribuições na prática pedagógica com o uso da ludicidade para formação de professores da educação de jovem e adultos no ensino fundamental das séries iniciais. 2021. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3899 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt openAccess info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
16 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277169943183360 |