O uso do celular como ferramenta pedagógica no curso de licenciatura em pedagogia da UFRPE / Unidade Acadêmica de Garanhuns
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1434 |
Resumo: | O presente trabalho discute o uso do celular na educação, trazendo resultado de uma pesquisa realizada com os alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG). O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nos últimos anos causaram mudanças significativas nos âmbitos social, empresarial e educacional. A partir de leituras para a realização desta pesquisa, observamos que a forma de aquisição de conhecimento dos alunos já não é mais centrada nos professores, eles têm usado as (TIC), como por exemplo, celular como ferramenta de aprendizagem, buscando por documentos e tirando suas dúvidas. A pesquisa teve como objetivo geral analisar o uso o do celular feito pelos alunos de curso de Licenciatura em Pedagogia da (UFRPE) / (UAG). Contamos com uma abordagem quantitativa e qualitativa, e os sujeitos da pesquisa foram os alunos do curso de Pedagogia. A pesquisa foi do tipo bibliográfica e de campo. Como instrumento de coleta de dados, nos valemos do questionário. A investigação nos mostrou que os alunos do curso de pedagogia fazem de aplicativos do celular com fim de auxiliar as atividades didáticos pedagógicos. Os mesmos usam para a comunicação, partilhar informações, produzir e editar de trabalhos acadêmicos na sala de aula, realizar leituras, fazem também o uso do sig@UFRPE, do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), além de usares as redes sociais para se comunicar com os demais colegas, e realiza diversas pesquisas em ferramentas de produção online. Desse modo, afirmamos que é frequente a quantidade de alunos que usam o celular na Universidade, com o percentual de 97%. de 153 respondentes. Para os alunos, o uso do celular possibilita autonomia e é uma ferramenta de ensino e aprendizagem. |
id |
UFRPE_9bc08b09f1b1810c0873167953847751 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/1434 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
O uso do celular como ferramenta pedagógica no curso de licenciatura em pedagogia da UFRPE / Unidade Acadêmica de GaranhunsTecnologia da InformaçãoComunicação e tecnologiaPrática de ensinoO presente trabalho discute o uso do celular na educação, trazendo resultado de uma pesquisa realizada com os alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG). O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nos últimos anos causaram mudanças significativas nos âmbitos social, empresarial e educacional. A partir de leituras para a realização desta pesquisa, observamos que a forma de aquisição de conhecimento dos alunos já não é mais centrada nos professores, eles têm usado as (TIC), como por exemplo, celular como ferramenta de aprendizagem, buscando por documentos e tirando suas dúvidas. A pesquisa teve como objetivo geral analisar o uso o do celular feito pelos alunos de curso de Licenciatura em Pedagogia da (UFRPE) / (UAG). Contamos com uma abordagem quantitativa e qualitativa, e os sujeitos da pesquisa foram os alunos do curso de Pedagogia. A pesquisa foi do tipo bibliográfica e de campo. Como instrumento de coleta de dados, nos valemos do questionário. A investigação nos mostrou que os alunos do curso de pedagogia fazem de aplicativos do celular com fim de auxiliar as atividades didáticos pedagógicos. Os mesmos usam para a comunicação, partilhar informações, produzir e editar de trabalhos acadêmicos na sala de aula, realizar leituras, fazem também o uso do sig@UFRPE, do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), além de usares as redes sociais para se comunicar com os demais colegas, e realiza diversas pesquisas em ferramentas de produção online. Desse modo, afirmamos que é frequente a quantidade de alunos que usam o celular na Universidade, com o percentual de 97%. de 153 respondentes. Para os alunos, o uso do celular possibilita autonomia e é uma ferramenta de ensino e aprendizagem.The present work discusses off the use smartphone in education, bringing results of a research carried out with students of the Curso de Licenciatura em Pedagogia of Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG). The use of Information and Communication Technologies (ICT) in recent years has caused significant changes in the social, business and educational spheres. From readings to the realization of this research, we observed that the way students acquire knowledge is no longer centered on teachers, they have used ICT, such as cellular as a learning tool, searching for documents and taking away doubts. The general objective of the research was to analyze the use of the cell phone made by the undergraduate students in Pedagogy (UFRPE) / (UAG). We have a quantitative and qualitative approach, and the subjects of the research were students of Curso de Pedagogia. The research was of the bibliographical and field type. As an instrument of data collection, we use the questionnaire. Research has shown that the students of the pedagogy course make applications of the cell phone in order to aid pedagogical didactic activities. They use it to communicate, share information, produce and edit academic papers in the classroom, take readings, make use of Sig@ UFRPE, the Virtual Learning Environment (AVA), and use social networks to communicate with other colleagues, and perform various searches on online production tools. Thus, we affirm that it is frequent the number of students who use the cell phone in the University, with the percentage of 97%. of 153 respondents. For the students, the use of the cell phone allows autonomy and is a teaching and learning tool.BrasilAlencar, Anderson Fernandes dehttp://lattes.cnpq.br/9824271133763123http://lattes.cnpq.br/9517716593738845Silva, Fernanda Maria de Melo2019-09-03T17:39:56Z2019-09-03T17:39:56Z2018-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis77 f.application/pdfSILVA, Fernanda Maria de Melo. O uso do celular como ferramenta pedagógica no curso de licenciatura em pedagogia da UFRPE / Unidade Acadêmica de Garanhuns. 2018. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1434porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-05-18T20:36:49Zoai:dspace:123456789/1434Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-05-18T20:36:49Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso do celular como ferramenta pedagógica no curso de licenciatura em pedagogia da UFRPE / Unidade Acadêmica de Garanhuns |
title |
O uso do celular como ferramenta pedagógica no curso de licenciatura em pedagogia da UFRPE / Unidade Acadêmica de Garanhuns |
spellingShingle |
O uso do celular como ferramenta pedagógica no curso de licenciatura em pedagogia da UFRPE / Unidade Acadêmica de Garanhuns Silva, Fernanda Maria de Melo Tecnologia da Informação Comunicação e tecnologia Prática de ensino |
title_short |
O uso do celular como ferramenta pedagógica no curso de licenciatura em pedagogia da UFRPE / Unidade Acadêmica de Garanhuns |
title_full |
O uso do celular como ferramenta pedagógica no curso de licenciatura em pedagogia da UFRPE / Unidade Acadêmica de Garanhuns |
title_fullStr |
O uso do celular como ferramenta pedagógica no curso de licenciatura em pedagogia da UFRPE / Unidade Acadêmica de Garanhuns |
title_full_unstemmed |
O uso do celular como ferramenta pedagógica no curso de licenciatura em pedagogia da UFRPE / Unidade Acadêmica de Garanhuns |
title_sort |
O uso do celular como ferramenta pedagógica no curso de licenciatura em pedagogia da UFRPE / Unidade Acadêmica de Garanhuns |
author |
Silva, Fernanda Maria de Melo |
author_facet |
Silva, Fernanda Maria de Melo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alencar, Anderson Fernandes de http://lattes.cnpq.br/9824271133763123 http://lattes.cnpq.br/9517716593738845 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Fernanda Maria de Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia da Informação Comunicação e tecnologia Prática de ensino |
topic |
Tecnologia da Informação Comunicação e tecnologia Prática de ensino |
description |
O presente trabalho discute o uso do celular na educação, trazendo resultado de uma pesquisa realizada com os alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG). O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nos últimos anos causaram mudanças significativas nos âmbitos social, empresarial e educacional. A partir de leituras para a realização desta pesquisa, observamos que a forma de aquisição de conhecimento dos alunos já não é mais centrada nos professores, eles têm usado as (TIC), como por exemplo, celular como ferramenta de aprendizagem, buscando por documentos e tirando suas dúvidas. A pesquisa teve como objetivo geral analisar o uso o do celular feito pelos alunos de curso de Licenciatura em Pedagogia da (UFRPE) / (UAG). Contamos com uma abordagem quantitativa e qualitativa, e os sujeitos da pesquisa foram os alunos do curso de Pedagogia. A pesquisa foi do tipo bibliográfica e de campo. Como instrumento de coleta de dados, nos valemos do questionário. A investigação nos mostrou que os alunos do curso de pedagogia fazem de aplicativos do celular com fim de auxiliar as atividades didáticos pedagógicos. Os mesmos usam para a comunicação, partilhar informações, produzir e editar de trabalhos acadêmicos na sala de aula, realizar leituras, fazem também o uso do sig@UFRPE, do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), além de usares as redes sociais para se comunicar com os demais colegas, e realiza diversas pesquisas em ferramentas de produção online. Desse modo, afirmamos que é frequente a quantidade de alunos que usam o celular na Universidade, com o percentual de 97%. de 153 respondentes. Para os alunos, o uso do celular possibilita autonomia e é uma ferramenta de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-31 2019-09-03T17:39:56Z 2019-09-03T17:39:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Fernanda Maria de Melo. O uso do celular como ferramenta pedagógica no curso de licenciatura em pedagogia da UFRPE / Unidade Acadêmica de Garanhuns. 2018. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1434 |
identifier_str_mv |
SILVA, Fernanda Maria de Melo. O uso do celular como ferramenta pedagógica no curso de licenciatura em pedagogia da UFRPE / Unidade Acadêmica de Garanhuns. 2018. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1434 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR openAccess info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
77 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277169220714496 |