O uso do celular como ferramenta pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134418 |
Resumo: | O presente trabalho tem por finalidade analisar o uso do celular como ferramenta pedagógica, ao processo de ensino e aprendizagem. A tecnologia está em constante evolução, permitindo uma comunicação rápida e eficaz. As tecnologias móveis podem auxiliar a criação de práticas educativas lúdicas e motivadoras. A investigação foi realizada em uma abordagem quantitativa. Os participantes foram 78 alunos e 24 professores de uma Escola Estadual do Rio Grande do Sul. Os dados coletados permitiram evidenciar o uso do aparelho celular para fins educacionais como uma possibilidade enriquecedora e de aproximação com a realidade tecnológica atual. |
id |
UFRGS-2_2b2d33d7689d65368c83aca31ba121e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134418 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Tresoldi, Jaqueline Chaves BaumMachado, Letícia Sophia Rocha2016-03-30T02:07:52Z2015http://hdl.handle.net/10183/134418000986805O presente trabalho tem por finalidade analisar o uso do celular como ferramenta pedagógica, ao processo de ensino e aprendizagem. A tecnologia está em constante evolução, permitindo uma comunicação rápida e eficaz. As tecnologias móveis podem auxiliar a criação de práticas educativas lúdicas e motivadoras. A investigação foi realizada em uma abordagem quantitativa. Os participantes foram 78 alunos e 24 professores de uma Escola Estadual do Rio Grande do Sul. Os dados coletados permitiram evidenciar o uso do aparelho celular para fins educacionais como uma possibilidade enriquecedora e de aproximação com a realidade tecnológica atual.This study aims to analyze the use of mobile phones as a pedagogical tool, the process of teaching and learning. The technology is constantly evolving, allowing a quick and effective communication. Mobile technologies can help to create entertaining and motivating educational practices. The research was carried out in a quantitative approach. Participants were 78 students and 24 teachers in a State of Rio Grande do Sul School. The collected data have highlighted the use of mobile devices for educational purposes as an enriching opportunity and approach to the current technological reality.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Telefone celularSala de aulaMobile technologiesMobileTeaching toolsO uso do celular como ferramenta pedagógicaMobile phone use as educational tool info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000986805.pdf000986805.pdfTexto completoapplication/pdf516746http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134418/1/000986805.pdfcca395d7d337e9402ebddeedb281f519MD51TEXT000986805.pdf.txt000986805.pdf.txtExtracted Texttext/plain49638http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134418/2/000986805.pdf.txta8da9ec93ff722a16c0cf02604f5950aMD52THUMBNAIL000986805.pdf.jpg000986805.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1046http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134418/3/000986805.pdf.jpgd9d14226dc65251d694bc3ca77496ce6MD5310183/1344182024-01-27 06:00:33.634865oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134418Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-27T08:00:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso do celular como ferramenta pedagógica |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Mobile phone use as educational tool |
title |
O uso do celular como ferramenta pedagógica |
spellingShingle |
O uso do celular como ferramenta pedagógica Tresoldi, Jaqueline Chaves Baum Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Telefone celular Sala de aula Mobile technologies Mobile Teaching tools |
title_short |
O uso do celular como ferramenta pedagógica |
title_full |
O uso do celular como ferramenta pedagógica |
title_fullStr |
O uso do celular como ferramenta pedagógica |
title_full_unstemmed |
O uso do celular como ferramenta pedagógica |
title_sort |
O uso do celular como ferramenta pedagógica |
author |
Tresoldi, Jaqueline Chaves Baum |
author_facet |
Tresoldi, Jaqueline Chaves Baum |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tresoldi, Jaqueline Chaves Baum |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Machado, Letícia Sophia Rocha |
contributor_str_mv |
Machado, Letícia Sophia Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Telefone celular Sala de aula |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Telefone celular Sala de aula Mobile technologies Mobile Teaching tools |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mobile technologies Mobile Teaching tools |
description |
O presente trabalho tem por finalidade analisar o uso do celular como ferramenta pedagógica, ao processo de ensino e aprendizagem. A tecnologia está em constante evolução, permitindo uma comunicação rápida e eficaz. As tecnologias móveis podem auxiliar a criação de práticas educativas lúdicas e motivadoras. A investigação foi realizada em uma abordagem quantitativa. Os participantes foram 78 alunos e 24 professores de uma Escola Estadual do Rio Grande do Sul. Os dados coletados permitiram evidenciar o uso do aparelho celular para fins educacionais como uma possibilidade enriquecedora e de aproximação com a realidade tecnológica atual. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-30T02:07:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/134418 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000986805 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/134418 |
identifier_str_mv |
000986805 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134418/1/000986805.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134418/2/000986805.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134418/3/000986805.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cca395d7d337e9402ebddeedb281f519 a8da9ec93ff722a16c0cf02604f5950a d9d14226dc65251d694bc3ca77496ce6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447165415194624 |