O uso do celular como ferramenta pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Daniele Mari de Souza Alves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134444
Resumo: O tema do presente trabalho aborda o uso do aparelho celular em sala de aula como ferramenta pedagógica, tendo em vista a enorme variedade de dispositivos móveis existentes. Muito embora sirvam como instrumento de apoio à aprendizagem, a sua utilização encontra barreiras de ordem legal e pessoal. Diante dessa realidade, justifica-se o estudo, pois tais aparelhos proporcionaram novas formas de comunicação entre alunos e educadores. Para tanto, procedeu-se um estudo de caso, o qual, em pesquisa teórica, analisou artigos científicos, periódicos e a legislação pertinente ao tema em estudo. Quanto à observação prática, foi realizada uma pesquisa exploratória, no período compreendido entre março de 2015 a junho de 2015, sobre o assunto em questão, através de propostas pedagógicas com uma turma do segundo ano do ensino médio. Os estudantes utilizaram o aparelho celular na escola em diversas atividades práticas e, ao término destas propostas, os alunos deram um depoimento escrito acerca das práticas realizadas envolvendo o uso do aparelho celular, destacando os aspectos positivos e negativos, que auxiliaram nos resultados desta pesquisa.
id UFRGS-2_76970628ce765458b5367a53c23217c9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134444
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rodrigues, Daniele Mari de Souza AlvesSabrito, Carlos Eduardo dos Santos2016-03-30T02:08:14Z2015http://hdl.handle.net/10183/134444000986009O tema do presente trabalho aborda o uso do aparelho celular em sala de aula como ferramenta pedagógica, tendo em vista a enorme variedade de dispositivos móveis existentes. Muito embora sirvam como instrumento de apoio à aprendizagem, a sua utilização encontra barreiras de ordem legal e pessoal. Diante dessa realidade, justifica-se o estudo, pois tais aparelhos proporcionaram novas formas de comunicação entre alunos e educadores. Para tanto, procedeu-se um estudo de caso, o qual, em pesquisa teórica, analisou artigos científicos, periódicos e a legislação pertinente ao tema em estudo. Quanto à observação prática, foi realizada uma pesquisa exploratória, no período compreendido entre março de 2015 a junho de 2015, sobre o assunto em questão, através de propostas pedagógicas com uma turma do segundo ano do ensino médio. Os estudantes utilizaram o aparelho celular na escola em diversas atividades práticas e, ao término destas propostas, os alunos deram um depoimento escrito acerca das práticas realizadas envolvendo o uso do aparelho celular, destacando os aspectos positivos e negativos, que auxiliaram nos resultados desta pesquisa.The theme of the present work addresses the use of mobile phone in the classroom as a pedagogical tool, taking into consideration the huge variety of existing mobile devices. Although serving as a tool to support learning, its use encounters barriers to legal and personal order. Facing this reality, this study is justified because these devices provided new ways of communication between students and educators. Therefore, a case study was carried out, which in theoretical research, examined scientific articles, journals and relevant legislation to the topic under study. As for the practical observation, an exploratory research was conducted in the period from March 2015 to June 2015, on the subject in question, through educational proposals with a second-year high school class. Students used the cell phone in school in various practical activities and, at the end of these proposals, the students gave written testimony about the practices carried out involving the use of the mobile device, highlighting the positive and negative aspects, which helped in this research.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Telefone celularPrática pedagógicaEducationLearningCellphonePedagogical toolO uso do celular como ferramenta pedagógicaThe use of mobile phone in the classroom as a pedagogical tool info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000986009.pdf000986009.pdfTexto completoapplication/pdf682456http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134444/1/000986009.pdfcff13ddb0cdbcbf35aea000f81c4e621MD51TEXT000986009.pdf.txt000986009.pdf.txtExtracted Texttext/plain67053http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134444/2/000986009.pdf.txt7de7ce09bebb1aab1ed9f1e7e9523165MD52THUMBNAIL000986009.pdf.jpg000986009.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1044http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134444/3/000986009.pdf.jpgb75b90444b316ee9d86a41c8de278b8fMD5310183/1344442018-10-26 09:45:15.219oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134444Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:45:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso do celular como ferramenta pedagógica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The use of mobile phone in the classroom as a pedagogical tool
title O uso do celular como ferramenta pedagógica
spellingShingle O uso do celular como ferramenta pedagógica
Rodrigues, Daniele Mari de Souza Alves
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Telefone celular
Prática pedagógica
Education
Learning
Cellphone
Pedagogical tool
title_short O uso do celular como ferramenta pedagógica
title_full O uso do celular como ferramenta pedagógica
title_fullStr O uso do celular como ferramenta pedagógica
title_full_unstemmed O uso do celular como ferramenta pedagógica
title_sort O uso do celular como ferramenta pedagógica
author Rodrigues, Daniele Mari de Souza Alves
author_facet Rodrigues, Daniele Mari de Souza Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Daniele Mari de Souza Alves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sabrito, Carlos Eduardo dos Santos
contributor_str_mv Sabrito, Carlos Eduardo dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Telefone celular
Prática pedagógica
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Telefone celular
Prática pedagógica
Education
Learning
Cellphone
Pedagogical tool
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Learning
Cellphone
Pedagogical tool
description O tema do presente trabalho aborda o uso do aparelho celular em sala de aula como ferramenta pedagógica, tendo em vista a enorme variedade de dispositivos móveis existentes. Muito embora sirvam como instrumento de apoio à aprendizagem, a sua utilização encontra barreiras de ordem legal e pessoal. Diante dessa realidade, justifica-se o estudo, pois tais aparelhos proporcionaram novas formas de comunicação entre alunos e educadores. Para tanto, procedeu-se um estudo de caso, o qual, em pesquisa teórica, analisou artigos científicos, periódicos e a legislação pertinente ao tema em estudo. Quanto à observação prática, foi realizada uma pesquisa exploratória, no período compreendido entre março de 2015 a junho de 2015, sobre o assunto em questão, através de propostas pedagógicas com uma turma do segundo ano do ensino médio. Os estudantes utilizaram o aparelho celular na escola em diversas atividades práticas e, ao término destas propostas, os alunos deram um depoimento escrito acerca das práticas realizadas envolvendo o uso do aparelho celular, destacando os aspectos positivos e negativos, que auxiliaram nos resultados desta pesquisa.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-30T02:08:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134444
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000986009
url http://hdl.handle.net/10183/134444
identifier_str_mv 000986009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134444/1/000986009.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134444/2/000986009.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134444/3/000986009.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cff13ddb0cdbcbf35aea000f81c4e621
7de7ce09bebb1aab1ed9f1e7e9523165
b75b90444b316ee9d86a41c8de278b8f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224502129983488