Educação física, inclusão e formação, realidades e possibilidades: uma revisão bibliográfica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gabriela Melinda Campos da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4068
Resumo: O presente estudo partiu da problemática sobre a forma que a produção do conhecimento tem tratado a realidade e as possibilidades da organização do ensino relacionando a inclusão. Dessa forma, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a produção do conhecimento quanto à realidade e as possibilidades da organização do ensino dos professores de Educação Física no que tange a questão da inclusão de forma pedagógica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, que utiliza a pesquisa bibliográfica como técnica de coleta de dados, fazendo levantamento e analisando argumentos de produção do conhecimento referentes aos temas inclusão, formação e Educação Física. Foi utilizado o banco de dados SCIELO com o período de 10 anos, visando as mudanças da educação na conjuntura da política brasileira atual. O presente estudo aponta que, fatores como a gestão escolar, má administração, ausência do governo, lacunas na formação inicial e na continuada, colaboram para que a exclusão ocorra, permitindo o aprofundamento da razão dessa exclusão. Chegamos também a conclusão que enxergamos como melhor possibilidade aprofundada um outro modo de produção no qual haja relações de igualdade e justiça social, para que dessa forma seja possível haver realmente a inclusão.
id UFRPE_ab578e00303b5833b8232a31dfffb259
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/4068
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Educação física, inclusão e formação, realidades e possibilidades: uma revisão bibliográfica.Professores de Educação Física - FormaçãoPessoas com deficiênciaInclusãoPesquisa bibliográficaO presente estudo partiu da problemática sobre a forma que a produção do conhecimento tem tratado a realidade e as possibilidades da organização do ensino relacionando a inclusão. Dessa forma, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a produção do conhecimento quanto à realidade e as possibilidades da organização do ensino dos professores de Educação Física no que tange a questão da inclusão de forma pedagógica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, que utiliza a pesquisa bibliográfica como técnica de coleta de dados, fazendo levantamento e analisando argumentos de produção do conhecimento referentes aos temas inclusão, formação e Educação Física. Foi utilizado o banco de dados SCIELO com o período de 10 anos, visando as mudanças da educação na conjuntura da política brasileira atual. O presente estudo aponta que, fatores como a gestão escolar, má administração, ausência do governo, lacunas na formação inicial e na continuada, colaboram para que a exclusão ocorra, permitindo o aprofundamento da razão dessa exclusão. Chegamos também a conclusão que enxergamos como melhor possibilidade aprofundada um outro modo de produção no qual haja relações de igualdade e justiça social, para que dessa forma seja possível haver realmente a inclusão.The present study started from the problematic about the way that the production of knowledge has treated the reality and the possibilities of the organization of the teaching related to the inclusion. Thus, the general objective of this research is to analyze the production of knowledge regarding the reality and possibilities of organizing the teaching of Physical Education teachers regarding the issue of inclusion in a pedagogical way. This is qualitative bibliographic research, which uses bibliographic research as a data collection technique, surveying and analyzing knowledge production arguments referring to the themes of inclusion, training and Physical Education. The SCIELO database with a period of 10 years was used, aiming at changes in education in the context of current Brazilian politics. The present study points out that factors such as school management, poor administration, absence of government, gaps in initial and continuing education collaborate for the exclusion to occur, allowing for a deeper understanding of the reason for this exclusion. We also came to the conclusion that we see as a better possibility to deepen another mode of production in which there are relations of equality and social justice, so that in this way it is really possible to have inclusion.BrasilLindoso, Rosangela Cely Brancohttp://lattes.cnpq.br/9096048101605083http://lattes.cnpq.br/3076590717855221Silva, Gabriela Melinda Campos da2023-03-03T20:14:17Z2023-03-03T20:14:17Z2021-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis54 f.application/pdfSilva, Gabriela Melinda Campos. Educação física, inclusão e formação, realidades e possibilidades: uma revisão bibliográfica. 2021. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4068porAtribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-03-03T20:14:55Zoai:dspace:123456789/4068Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-03-03T20:14:55Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação física, inclusão e formação, realidades e possibilidades: uma revisão bibliográfica.
title Educação física, inclusão e formação, realidades e possibilidades: uma revisão bibliográfica.
spellingShingle Educação física, inclusão e formação, realidades e possibilidades: uma revisão bibliográfica.
Silva, Gabriela Melinda Campos da
Professores de Educação Física - Formação
Pessoas com deficiência
Inclusão
Pesquisa bibliográfica
title_short Educação física, inclusão e formação, realidades e possibilidades: uma revisão bibliográfica.
title_full Educação física, inclusão e formação, realidades e possibilidades: uma revisão bibliográfica.
title_fullStr Educação física, inclusão e formação, realidades e possibilidades: uma revisão bibliográfica.
title_full_unstemmed Educação física, inclusão e formação, realidades e possibilidades: uma revisão bibliográfica.
title_sort Educação física, inclusão e formação, realidades e possibilidades: uma revisão bibliográfica.
author Silva, Gabriela Melinda Campos da
author_facet Silva, Gabriela Melinda Campos da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lindoso, Rosangela Cely Branco
http://lattes.cnpq.br/9096048101605083
http://lattes.cnpq.br/3076590717855221
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gabriela Melinda Campos da
dc.subject.por.fl_str_mv Professores de Educação Física - Formação
Pessoas com deficiência
Inclusão
Pesquisa bibliográfica
topic Professores de Educação Física - Formação
Pessoas com deficiência
Inclusão
Pesquisa bibliográfica
description O presente estudo partiu da problemática sobre a forma que a produção do conhecimento tem tratado a realidade e as possibilidades da organização do ensino relacionando a inclusão. Dessa forma, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a produção do conhecimento quanto à realidade e as possibilidades da organização do ensino dos professores de Educação Física no que tange a questão da inclusão de forma pedagógica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, que utiliza a pesquisa bibliográfica como técnica de coleta de dados, fazendo levantamento e analisando argumentos de produção do conhecimento referentes aos temas inclusão, formação e Educação Física. Foi utilizado o banco de dados SCIELO com o período de 10 anos, visando as mudanças da educação na conjuntura da política brasileira atual. O presente estudo aponta que, fatores como a gestão escolar, má administração, ausência do governo, lacunas na formação inicial e na continuada, colaboram para que a exclusão ocorra, permitindo o aprofundamento da razão dessa exclusão. Chegamos também a conclusão que enxergamos como melhor possibilidade aprofundada um outro modo de produção no qual haja relações de igualdade e justiça social, para que dessa forma seja possível haver realmente a inclusão.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-06
2023-03-03T20:14:17Z
2023-03-03T20:14:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Silva, Gabriela Melinda Campos. Educação física, inclusão e formação, realidades e possibilidades: uma revisão bibliográfica. 2021. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4068
identifier_str_mv Silva, Gabriela Melinda Campos. Educação física, inclusão e formação, realidades e possibilidades: uma revisão bibliográfica. 2021. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 54 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1802120136403976192