Letramento matemático e base nacional comum curricular : alguns apontamentos
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39340 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo analisar algumas aproximações e desafios da nova Base Nacional Comum Curricular na sua proposta de promover o desenvolvimento do letramento matemático em estudantes do Ensino Fundamental. De cunho qualitativo, utilizamos no procedimento metodológico elementos da pesquisa documental, na qual buscamos analisar alguns documentos oficiais que norteiam a educação no país, além de buscar as recentes discussões disponíveis na literatura nacional, especialmente, trabalhos que abordam o tema letramento, produzidos a partir do ano 2000. Os resultados revelaram que os conceitos de letramento e, mais especificamente, o conceito de letramento matemático passaram a ser mais discutidos nas últimas décadas. Não obstante, acreditamos que as discussões ganharão novos rumos, uma vez que, com a aprovação da BNCC, o letramento matemático passa a ser concebido como um direito de aprendizagem. |
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Letramento matemático e base nacional comum curricular : alguns apontamentosLetramentoMatemáticaBase Nacional Comum Curricular (BNCC)Ensino fundamentalEste trabalho teve como objetivo analisar algumas aproximações e desafios da nova Base Nacional Comum Curricular na sua proposta de promover o desenvolvimento do letramento matemático em estudantes do Ensino Fundamental. De cunho qualitativo, utilizamos no procedimento metodológico elementos da pesquisa documental, na qual buscamos analisar alguns documentos oficiais que norteiam a educação no país, além de buscar as recentes discussões disponíveis na literatura nacional, especialmente, trabalhos que abordam o tema letramento, produzidos a partir do ano 2000. Os resultados revelaram que os conceitos de letramento e, mais especificamente, o conceito de letramento matemático passaram a ser mais discutidos nas últimas décadas. Não obstante, acreditamos que as discussões ganharão novos rumos, uma vez que, com a aprovação da BNCC, o letramento matemático passa a ser concebido como um direito de aprendizagem.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)Sociedade Brasileira de Educação Matemática2020-07-31T11:01:27Z2020-07-31T11:01:27Z2019-07Trabalhos apresentados em eventoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfFERREIRA, Weberson Campos; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Letramento matemático e base nacional comum curricular: alguns apontamentos. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13., 2019, Cuiabá. Anais [...]. Cuiabá-MT: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2019. Disponível em: https://www.sbemmatogrosso.com.br/xiiienem/anais.php. Acesso em: 30 jul. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/39340Autorização concedida a Biblioteca Central da Universidade de Brasília pelo Professor Geraldo Eustáquio Moreira, em 30 de julho de 2020, para disponibilizar a obra, gratuitamente, para fins acadêmicos e não comerciais (leitura, impressão e/ou download) a partir desta data. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibidoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Weberson CamposMoreira, Geraldo Eustáquioporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-12-02T16:10:27Zoai:repositorio.unb.br:10482/39340Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-12-02T16:10:27Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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