Variação linguística em sala de aula: prática pedagógica dos professores do ensino fundamental do 1° ao 5°ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Vanessa Severo Viturino
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1306
Resumo: Sabe-se que a variação linguística retrata o modo de falar de cada indivíduo ou grupo social, todavia, apesar dessa diversidade linguística refletir a cultura de um povo, muitas vezes é desprestigiada por diferenciar-se da norma padrão, a qual é mais aceita, uma vez que, possui elevado prestígio social. O presente trabalho tem como título ―Variação linguística em sala de aula: prática pedagógica dos professores do ensino fundamental do 1º ao 5º ano‖, assim a pesquisa buscou responder a seguinte indagação: como está sendo trabalhada a variação linguística em sala de aula? Tendo como objetivo de analisar o modo como à variação linguística é trabalhada em aulas de Língua Portuguesa. Nessa perspectiva desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas e observações necessárias para coleta de dados. Orientando-se a partir de conceitos teóricos de autores, entre os mais citados estão: Bortoni-Ricardo e Marcos Bagno, além de contribuições do PCN da Língua Portuguesa. Diante dos resultados obtidos, conclui-se que a maior parte do corpo docente entrevistado, apesar de reconhecer a importância da diversidade linguística, faz julgamento de valor, a saber, que focalizam em suas respostas o certo e o errado, deixando claro que a escrita do aluno é influenciada por sua fala, por isso não poderiam desviar-se da norma padrão.
id UFRPE_d4389484c466ac0f815b0983be75385c
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/1306
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Variação linguística em sala de aula: prática pedagógica dos professores do ensino fundamental do 1° ao 5°anoPrática pedagógicaLinguísticaRegionalismo na literaturaSabe-se que a variação linguística retrata o modo de falar de cada indivíduo ou grupo social, todavia, apesar dessa diversidade linguística refletir a cultura de um povo, muitas vezes é desprestigiada por diferenciar-se da norma padrão, a qual é mais aceita, uma vez que, possui elevado prestígio social. O presente trabalho tem como título ―Variação linguística em sala de aula: prática pedagógica dos professores do ensino fundamental do 1º ao 5º ano‖, assim a pesquisa buscou responder a seguinte indagação: como está sendo trabalhada a variação linguística em sala de aula? Tendo como objetivo de analisar o modo como à variação linguística é trabalhada em aulas de Língua Portuguesa. Nessa perspectiva desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas e observações necessárias para coleta de dados. Orientando-se a partir de conceitos teóricos de autores, entre os mais citados estão: Bortoni-Ricardo e Marcos Bagno, além de contribuições do PCN da Língua Portuguesa. Diante dos resultados obtidos, conclui-se que a maior parte do corpo docente entrevistado, apesar de reconhecer a importância da diversidade linguística, faz julgamento de valor, a saber, que focalizam em suas respostas o certo e o errado, deixando claro que a escrita do aluno é influenciada por sua fala, por isso não poderiam desviar-se da norma padrão.It is known that the linguistic variation shows the way to talk of each individual or social group, however, despite this linguistic diversity reflects the culture of a people, many times is discredited because it differs from the standard norm, which is more widely accepted, since, it has a high social prestige. This work is entitled ―Linguistic variation in the class: pedagogical practice of elementary school teachers from 1st to 5th grade‖, therefore the research searched to ask the following question: How is being worked the linguistic variation in the classroom? So we have the aim to analyse the way how the linguistic variation is worked in the Portuguese language classes. In this perspective we developed a qualitative search, by interview and necessary observations for the data collection. We followed by theoretical concepts of authors, among the most cited are: Bortoni-Ricardo e Marcos Bagno, and some contributions from PCN of portuguese language. In front of the obtained results, we concluded that the majority of the interviewed teachers, despite recognizing the importance of the linguistic diversity, they make judgements, namely, that they focus in your answers the right and the wrong, and making it clear that the student writing is influenced by speaking, therefore it does not divert from the standard norm.BrasilSantos, Renata Lívia de Araújohttp://lattes.cnpq.br/4274053084954371http://lattes.cnpq.br/7009377945244623Alves, Vanessa Severo Viturino2019-08-09T14:49:57Z2019-08-09T14:49:57Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis41 f.application/pdfALVES, Vanessa Severo Viturino. Variação linguística em sala de aula: prática pedagógica dos professores do ensino fundamental do 1° ao 5°ano. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1306porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-05-13T19:40:46Zoai:dspace:123456789/1306Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-05-13T19:40:46Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Variação linguística em sala de aula: prática pedagógica dos professores do ensino fundamental do 1° ao 5°ano
title Variação linguística em sala de aula: prática pedagógica dos professores do ensino fundamental do 1° ao 5°ano
spellingShingle Variação linguística em sala de aula: prática pedagógica dos professores do ensino fundamental do 1° ao 5°ano
Alves, Vanessa Severo Viturino
Prática pedagógica
Linguística
Regionalismo na literatura
title_short Variação linguística em sala de aula: prática pedagógica dos professores do ensino fundamental do 1° ao 5°ano
title_full Variação linguística em sala de aula: prática pedagógica dos professores do ensino fundamental do 1° ao 5°ano
title_fullStr Variação linguística em sala de aula: prática pedagógica dos professores do ensino fundamental do 1° ao 5°ano
title_full_unstemmed Variação linguística em sala de aula: prática pedagógica dos professores do ensino fundamental do 1° ao 5°ano
title_sort Variação linguística em sala de aula: prática pedagógica dos professores do ensino fundamental do 1° ao 5°ano
author Alves, Vanessa Severo Viturino
author_facet Alves, Vanessa Severo Viturino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Renata Lívia de Araújo
http://lattes.cnpq.br/4274053084954371
http://lattes.cnpq.br/7009377945244623
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Vanessa Severo Viturino
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Linguística
Regionalismo na literatura
topic Prática pedagógica
Linguística
Regionalismo na literatura
description Sabe-se que a variação linguística retrata o modo de falar de cada indivíduo ou grupo social, todavia, apesar dessa diversidade linguística refletir a cultura de um povo, muitas vezes é desprestigiada por diferenciar-se da norma padrão, a qual é mais aceita, uma vez que, possui elevado prestígio social. O presente trabalho tem como título ―Variação linguística em sala de aula: prática pedagógica dos professores do ensino fundamental do 1º ao 5º ano‖, assim a pesquisa buscou responder a seguinte indagação: como está sendo trabalhada a variação linguística em sala de aula? Tendo como objetivo de analisar o modo como à variação linguística é trabalhada em aulas de Língua Portuguesa. Nessa perspectiva desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas e observações necessárias para coleta de dados. Orientando-se a partir de conceitos teóricos de autores, entre os mais citados estão: Bortoni-Ricardo e Marcos Bagno, além de contribuições do PCN da Língua Portuguesa. Diante dos resultados obtidos, conclui-se que a maior parte do corpo docente entrevistado, apesar de reconhecer a importância da diversidade linguística, faz julgamento de valor, a saber, que focalizam em suas respostas o certo e o errado, deixando claro que a escrita do aluno é influenciada por sua fala, por isso não poderiam desviar-se da norma padrão.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-09T14:49:57Z
2019-08-09T14:49:57Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, Vanessa Severo Viturino. Variação linguística em sala de aula: prática pedagógica dos professores do ensino fundamental do 1° ao 5°ano. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1306
identifier_str_mv ALVES, Vanessa Severo Viturino. Variação linguística em sala de aula: prática pedagógica dos professores do ensino fundamental do 1° ao 5°ano. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 41 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277166434648064