Aspectos culturais sobre o consumo de licor no Brasil: uma revisão bibliográfica.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5320 |
Resumo: | Segundo a legislação brasileira, o licor é a bebida com graduação alcoólica de 15 a 50% em volume a 20°C e um percentual de açúcar superior a 30g/L, elaborado com álcool etílico potável de origem agrícola ou destilado alcoólico simples de extratos ou substâncias de origem vegetal, substâncias aromatizantes, saborizantes, corantes e outros aditivos permitidos em ato administrativo complementar. O volume de vendas se mantém ao redor de 7 milhões de litros anuais, representando 2,9% do mercado brasileiro de bebidas alcoólicas, o que faz o consumidor nacional dividir sua atenção entre os licores de produção informal e as grandes marcas nacionais e importadas. Dados apontam que o consumo de licores no Brasil cresce em torno de 5% ao ano, fato que motiva o investimento neste setor e aumenta as oportunidades de mercado. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi avaliar o consumo de álcool e especialmente de licor no Brasil e entender os motivos que levam os brasileiros a consumir este produto. A metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica e documental, com uma abordagem qualitativa, com objetivo descritivo e explicativo para elucidar motivações que levam ao consumo do licor. Apesar de o consumo de bebidas alcoólicas ser alto no Brasil, o consumo de licor ainda é baixo, sendo seu maior consumo nos estados do Nordeste e apenas durante os períodos de festejos juninos. O licor é uma bebida consumida em sua maior parte por mulheres, dado o seu sabor doce. Também percebeu-se que, para os entrevistados em duas pesquisas o preço do produto não é algo relevante no momento do consumo, porém nenhuma delas relata a qual classe social pertencem os entrevistados. Visto que cerca de 70% da população brasileira vive com até 2 salários mínimos, sendo que 35,63% recebem até um salário mínimos, é de se esperar que bebidas mais baratas, como cerveja ou cachaça, sejam mais consumidas. Apesar disso, mais pesquisas são necessárias, visto que a bibliografia disponível é carente em relação às causas culturais e mercadológicas do consumo dessa bebida. |
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Aspectos culturais sobre o consumo de licor no Brasil: uma revisão bibliográfica.LicoresBebidas alcoólicas - ConsumoSegundo a legislação brasileira, o licor é a bebida com graduação alcoólica de 15 a 50% em volume a 20°C e um percentual de açúcar superior a 30g/L, elaborado com álcool etílico potável de origem agrícola ou destilado alcoólico simples de extratos ou substâncias de origem vegetal, substâncias aromatizantes, saborizantes, corantes e outros aditivos permitidos em ato administrativo complementar. O volume de vendas se mantém ao redor de 7 milhões de litros anuais, representando 2,9% do mercado brasileiro de bebidas alcoólicas, o que faz o consumidor nacional dividir sua atenção entre os licores de produção informal e as grandes marcas nacionais e importadas. Dados apontam que o consumo de licores no Brasil cresce em torno de 5% ao ano, fato que motiva o investimento neste setor e aumenta as oportunidades de mercado. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi avaliar o consumo de álcool e especialmente de licor no Brasil e entender os motivos que levam os brasileiros a consumir este produto. A metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica e documental, com uma abordagem qualitativa, com objetivo descritivo e explicativo para elucidar motivações que levam ao consumo do licor. Apesar de o consumo de bebidas alcoólicas ser alto no Brasil, o consumo de licor ainda é baixo, sendo seu maior consumo nos estados do Nordeste e apenas durante os períodos de festejos juninos. O licor é uma bebida consumida em sua maior parte por mulheres, dado o seu sabor doce. Também percebeu-se que, para os entrevistados em duas pesquisas o preço do produto não é algo relevante no momento do consumo, porém nenhuma delas relata a qual classe social pertencem os entrevistados. Visto que cerca de 70% da população brasileira vive com até 2 salários mínimos, sendo que 35,63% recebem até um salário mínimos, é de se esperar que bebidas mais baratas, como cerveja ou cachaça, sejam mais consumidas. Apesar disso, mais pesquisas são necessárias, visto que a bibliografia disponível é carente em relação às causas culturais e mercadológicas do consumo dessa bebida.According to Brazilian legislation, a liqueur is a beverage with an alcoholic strength of 15 to 50% by volume at 20°C and a percentage of sugar greater than 30g/L, made with potable ethyl alcohol of agricultural origin or simple alcoholic distillation of extracts or substances of plant origin, flavoring substances, flavors, dyes and other additives allowed in a complementary administrative act. The sales volume remains around 7 million liters per year, representing 2.9% of the Brazilian alcoholic beverage market, which makes the national consumer divide his attention between informally produced liqueurs and the big national and imported brands. Data indicate that the consumption of liqueurs in Brazil grows around 5% per year, a fact that motivates investment in this sector and increases market opportunities. Thus, the aim of this work was to evaluate the consumption of alcohol and especially liquor in Brazil and to understand the reasons that lead Brazilians to consume this product. The methodology used was bibliographical and documentary research, with a qualitative approach, with a descriptive and explanatory objective to elucidate motivations that lead to the consumption of liquor. Although the consumption of alcoholic beverages is high in Brazil, the consumption of liquor is still low, with its highest consumption being in the Northeastern states and only during the June festivities. Liquor is a drink consumed mostly by women, given its sweet taste. It was also noticed that, for respondents in two surveys, the price of the product is not something relevant at the time of consumption, but none of them reports to which social class the respondents belong. Since about 70% of the Brazilian population lives on up to 2 minimum wages, with 35.63% receiving up to one minimum wage, it is to be expected that cheaper drinks, such as beer or cachaça, are more consumed. Despite this, more research is needed, since the lacks researchs on the cultural and marketing causes of consumption of this drink.BrasilSilva, Celiane Gomes Maia dahttp://lattes.cnpq.br/5956673424271148http://lattes.cnpq.br/3760947810306402Capella, Yasodhara Nazareth Chaveshttp://lattes.cnpq.br/2063458772389848Capella, Aynoara Chaves2024-01-05T18:54:31Z2024-01-05T18:54:31Z2023-09-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis28 f.application/pdfCAPELLA, Aynoara Chaves. Aspectos culturais sobre o consumo de licor no Brasil: uma revisão bibliográfica. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências do Consumo) – Departamento de Ciências do Consumo, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5320porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2024-01-05T18:54:32Zoai:dspace:123456789/5320Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122024-01-05T18:54:32Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
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