SALA DE AULA INVERTIDA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SCHNEIDER, MICHELE DOMINGOS
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: ZANETTE, ELISA NETTO, INACIO, PAULO CESAR ANTUNES LOURENÇO, JERONIMO, NATALIA DA SILVA, MADEIRA, VOLMAR
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34615
Resumo: A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) APRESENTA CRESCIMENTO SUBSTANCIA NO NÚMERO DE MATRÍCULAS NO BRASIL NOS ÚLTIMOS ANOS, O QUE FAZ COM QUE AUMENTE AS PREOCUPAÇÕES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) PARA COM A QUALIDADE DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, A REDUÇÃO NA EVASÃO DOS ALUNOS E O DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS DE ENSINO APRENDIZAGEM QUE ENVOLVAM E MOTIVEM OS ALUNOS. NESTE CONTEXTO, TÊM-SE OBSERVADO UM CRESCENTE NAS PUBLICAÇÕES SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS E ENTRE ELAS A SALA DE AULA INVERTIDA, É UMA DAS METODOLOGIAS MAIS CITADAS. DESTA FORMA, O PRESENTE ESTUDO APRESENTA COMO OBJETIVO ANALISAR AS PUBLICAÇÕES ACERCA DA METODOLOGIA ATIVIDADE DE SALA DE AULA INVERTIDA NOS ANAIS DO CIAED (CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA) ENTRE OS ANOS DE 2017 E 2018. A METODOLOGIA UTILIZADA COMPREENDE O LEVANTAMENTO DE DADOS NOS ANAIS DO CIAED ENTRE OS ANOS DE 2014 A 2018 PARA IDENTIFICAR QUAL A METODOLOGIA ATIVA MAIS CITADA ENTRE OS ESTUDOS NO PERÍODO PESQUISA E POSTERIOR ANÁLISE DE CONTEÚDO DOS ESTUDOS MAIS RELEVANTES. O ESTUDO IDENTIFICOU SETE TRABALHOS RELEVANTES UTILIZANDO A METODOLOGIA DA SALA DE AULA INVERTIDA, OS QUAIS APRESENTAM A MECÂNICA DE PLANEJAMENTO, ABORDAGEM E UTILIZAÇÃO DO PROCESSO, APRESENTANDO OS RESULTADOS DA UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA. O ESTUDO APRESENTA OS BENEFÍCIOS APONTADOS PELOS ESTUDOS PELO USO DAS METODOLOGIAS E SUAS DIFICULDADES.
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DESTA FORMA, O PRESENTE ESTUDO APRESENTA COMO OBJETIVO ANALISAR AS PUBLICAÇÕES ACERCA DA METODOLOGIA ATIVIDADE DE SALA DE AULA INVERTIDA NOS ANAIS DO CIAED (CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA) ENTRE OS ANOS DE 2017 E 2018. A METODOLOGIA UTILIZADA COMPREENDE O LEVANTAMENTO DE DADOS NOS ANAIS DO CIAED ENTRE OS ANOS DE 2014 A 2018 PARA IDENTIFICAR QUAL A METODOLOGIA ATIVA MAIS CITADA ENTRE OS ESTUDOS NO PERÍODO PESQUISA E POSTERIOR ANÁLISE DE CONTEÚDO DOS ESTUDOS MAIS RELEVANTES. O ESTUDO IDENTIFICOU SETE TRABALHOS RELEVANTES UTILIZANDO A METODOLOGIA DA SALA DE AULA INVERTIDA, OS QUAIS APRESENTAM A MECÂNICA DE PLANEJAMENTO, ABORDAGEM E UTILIZAÇÃO DO PROCESSO, APRESENTANDO OS RESULTADOS DA UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA. 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