SALA DE AULA INVERTIDA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
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Data de Publicação: | 2019 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34615 |
Resumo: | A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) APRESENTA CRESCIMENTO SUBSTANCIA NO NÚMERO DE MATRÍCULAS NO BRASIL NOS ÚLTIMOS ANOS, O QUE FAZ COM QUE AUMENTE AS PREOCUPAÇÕES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) PARA COM A QUALIDADE DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, A REDUÇÃO NA EVASÃO DOS ALUNOS E O DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS DE ENSINO APRENDIZAGEM QUE ENVOLVAM E MOTIVEM OS ALUNOS. NESTE CONTEXTO, TÊM-SE OBSERVADO UM CRESCENTE NAS PUBLICAÇÕES SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS E ENTRE ELAS A SALA DE AULA INVERTIDA, É UMA DAS METODOLOGIAS MAIS CITADAS. DESTA FORMA, O PRESENTE ESTUDO APRESENTA COMO OBJETIVO ANALISAR AS PUBLICAÇÕES ACERCA DA METODOLOGIA ATIVIDADE DE SALA DE AULA INVERTIDA NOS ANAIS DO CIAED (CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA) ENTRE OS ANOS DE 2017 E 2018. A METODOLOGIA UTILIZADA COMPREENDE O LEVANTAMENTO DE DADOS NOS ANAIS DO CIAED ENTRE OS ANOS DE 2014 A 2018 PARA IDENTIFICAR QUAL A METODOLOGIA ATIVA MAIS CITADA ENTRE OS ESTUDOS NO PERÍODO PESQUISA E POSTERIOR ANÁLISE DE CONTEÚDO DOS ESTUDOS MAIS RELEVANTES. O ESTUDO IDENTIFICOU SETE TRABALHOS RELEVANTES UTILIZANDO A METODOLOGIA DA SALA DE AULA INVERTIDA, OS QUAIS APRESENTAM A MECÂNICA DE PLANEJAMENTO, ABORDAGEM E UTILIZAÇÃO DO PROCESSO, APRESENTANDO OS RESULTADOS DA UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA. O ESTUDO APRESENTA OS BENEFÍCIOS APONTADOS PELOS ESTUDOS PELO USO DAS METODOLOGIAS E SUAS DIFICULDADES. |
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SCHNEIDER, MICHELE DOMINGOSZANETTE, ELISA NETTOINACIO, PAULO CESAR ANTUNES LOURENÇOJERONIMO, NATALIA DA SILVAMADEIRA, VOLMAR2021-10-10T15:02:25Z2021-10-10T15:02:25Z2019https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34615A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) APRESENTA CRESCIMENTO SUBSTANCIA NO NÚMERO DE MATRÍCULAS NO BRASIL NOS ÚLTIMOS ANOS, O QUE FAZ COM QUE AUMENTE AS PREOCUPAÇÕES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) PARA COM A QUALIDADE DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, A REDUÇÃO NA EVASÃO DOS ALUNOS E O DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS DE ENSINO APRENDIZAGEM QUE ENVOLVAM E MOTIVEM OS ALUNOS. NESTE CONTEXTO, TÊM-SE OBSERVADO UM CRESCENTE NAS PUBLICAÇÕES SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS E ENTRE ELAS A SALA DE AULA INVERTIDA, É UMA DAS METODOLOGIAS MAIS CITADAS. DESTA FORMA, O PRESENTE ESTUDO APRESENTA COMO OBJETIVO ANALISAR AS PUBLICAÇÕES ACERCA DA METODOLOGIA ATIVIDADE DE SALA DE AULA INVERTIDA NOS ANAIS DO CIAED (CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA) ENTRE OS ANOS DE 2017 E 2018. A METODOLOGIA UTILIZADA COMPREENDE O LEVANTAMENTO DE DADOS NOS ANAIS DO CIAED ENTRE OS ANOS DE 2014 A 2018 PARA IDENTIFICAR QUAL A METODOLOGIA ATIVA MAIS CITADA ENTRE OS ESTUDOS NO PERÍODO PESQUISA E POSTERIOR ANÁLISE DE CONTEÚDO DOS ESTUDOS MAIS RELEVANTES. O ESTUDO IDENTIFICOU SETE TRABALHOS RELEVANTES UTILIZANDO A METODOLOGIA DA SALA DE AULA INVERTIDA, OS QUAIS APRESENTAM A MECÂNICA DE PLANEJAMENTO, ABORDAGEM E UTILIZAÇÃO DO PROCESSO, APRESENTANDO OS RESULTADOS DA UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA. 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