Oficina de libras para alunos ouvintes: possibilidades e perspectivas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2267 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta a relevância do ensino de Libras para alunos ouvintes de escolas regularesditasinclusivas. Resultanteemum relato de experiência no curso degraduação em Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A propostafoi ofereceruma oficina em Libras destinada aalunosouvintes de uma determinada comunidade escolar, onde alguns alunos já usufruemda educação em libras. A Língua Brasileira de Sinais (Libras) dá-sepela comunicação exercida pelos surdos no Brasil, a língua de sinais iniciou-secomHuert no ano de 1857,passou por várias mudanças ereconhecida no ano de 2002. A libras envolvetoda uma expressividade facial e corporal, além do manuseio das mãos.A educação inclusiva é o tão importante como qualquer outro fator preponderante presente nas instituições, ela tem que atender as necessidades dos discentes e abranger toda acomunidade escolar,com o intuitode facilitar o convívio comunicativo entre os indivíduos. O relato temporobjetivo geral: oferecer uma oficina de Libras para os alunos ouvintes a fim de desenvolver seu letramento em libras. E como específicos: promover maior nível de interação entre alunos surdos e ouvintes através da oficina de libras, aplicada para alunos ouvintes; amenizar as dificuldades e obstáculos causados pela falta de comunicação; e promover e estimular a curiosidade de aprender mais sobre aLibras. Para o desenvolvimento deste trabalhoforam selecionados livros e artigos acadêmicos sobre a história da educação de surdos, educação inclusiva, a importância da Libras para o desenvolvimento do aluno surdo e a utilização de oficinas como estratégia de ensino.A participação dos alunos durante a oficina foi gratificante. A reflexão teórica apoia-se em algunsautores, como: Souza (2016), Silva (2017) e Soares, (1999). |
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