O desafio da Libras para ouvintes na Escola Graciela
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/79709 |
Resumo: | Orientadora: Édina Mayer Vergara |
id |
UFPR_8385f162416e8d487d41d811acf2f3ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/79709 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Belo, Jocimar Alves do CarmoUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e InclusãoVergara, Édina Mayer, 1962-2022-10-20T23:25:01Z2022-10-20T23:25:01Z2018https://hdl.handle.net/1884/79709Orientadora: Édina Mayer VergaraMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processos Educacionais, Diversidade e InclusãoInclui referênciasEste trabalho tem por finalidade problematizar a importância da Libras no contato do ouvinte com o surdo e os desafios a prática pedagógica em sala de aula a fim de diminuir as barreiras entre o sujeito surdo e o sujeito ouvinte. Visa ainda observar as possibilidades ainda observar as possibilidades de aprendizagem que são dinamizadas quando da presença do intérprete. A igualdade, oportunidade, respeito a diversidade e valorização das diferenças, são os princípios que vêm sustentando os processos inclusivos. A Libras apesar da sua grande importância para os sujeitos surdos e seus convívios ainda não é direito plenamente. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica, e observações realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental, no Município de Paranaguá onde são ofertadas aulas de libras para crianças ouvintes. Cabe ressaltar que deseja-se apresentar formas de como auxiliar os professores das escolas regulares perante a inclusão do aluno com deficiência auditiva em sala de aula. Com a pesquisa pode-se notar que na comunidade escolar são poucos os que se interessam para conhecer a Libras. A pesquisa comprova a importância da Libras para expansão das relações interpessoais com a comunidade escolar e a sociedade.1 recurso online : PDF.application/pdfSurdos - Meios de comunicaçãointerpretes para surdosLíngua de sinaisO desafio da Libras para ouvintes na Escola Gracielainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - JOCIMAR ALVES DO CARMO BELO.pdfapplication/pdf985719https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79709/1/R%20-%20E%20-%20JOCIMAR%20ALVES%20DO%20CARMO%20BELO.pdf528a796a75331fa35f8bb18e5a422912MD51open access1884/797092022-10-20 20:25:01.231open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/79709Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-20T23:25:01Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O desafio da Libras para ouvintes na Escola Graciela |
title |
O desafio da Libras para ouvintes na Escola Graciela |
spellingShingle |
O desafio da Libras para ouvintes na Escola Graciela Belo, Jocimar Alves do Carmo Surdos - Meios de comunicação interpretes para surdos Língua de sinais |
title_short |
O desafio da Libras para ouvintes na Escola Graciela |
title_full |
O desafio da Libras para ouvintes na Escola Graciela |
title_fullStr |
O desafio da Libras para ouvintes na Escola Graciela |
title_full_unstemmed |
O desafio da Libras para ouvintes na Escola Graciela |
title_sort |
O desafio da Libras para ouvintes na Escola Graciela |
author |
Belo, Jocimar Alves do Carmo |
author_facet |
Belo, Jocimar Alves do Carmo |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Belo, Jocimar Alves do Carmo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vergara, Édina Mayer, 1962- |
contributor_str_mv |
Vergara, Édina Mayer, 1962- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Surdos - Meios de comunicação interpretes para surdos Língua de sinais |
topic |
Surdos - Meios de comunicação interpretes para surdos Língua de sinais |
description |
Orientadora: Édina Mayer Vergara |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-20T23:25:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-20T23:25:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/79709 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/79709 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79709/1/R%20-%20E%20-%20JOCIMAR%20ALVES%20DO%20CARMO%20BELO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
528a796a75331fa35f8bb18e5a422912 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898684466724864 |