A Química no SSA/UPE: análise das questões sob um olhar de documentos oficiais brasileiros.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5272 |
Resumo: | O Sistema Seriado de Avaliação da Universidade de Pernambuco (UPE) vem se tornando um dos principais processos avaliativos para o ingresso ao ensino superior de Pernambuco. Compreendemos que o processo de avaliar é indissociável a prática pedagogica, por essa relevância esta pesquisa tem por objetivo geral analisar as questões de Química do SSA da UPE, observando provaveis aproximações curriculares e estruturais do certame junto aos documentos oficiais e os aspectos metodologicos do saber químico, no intervalo dos anos 2013 a 2024. Tendo ampla relevância, pois anualmente o número de inscritos só cresce e apresentou, no ano de 2023, sua primeira alteração para a prova do SSA 1, onde agora as questões devem englobar diretamente as orientações sobre o conhecimento cientifico vinculado as competências especificas e habilidades, como orienta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia para esta pesquisa focou analisar: I. Conhecimento químico presente nas questões e no manual do candidato; II. O quantitativo e principais conteúdos cobrados; III. Analisar os aspectos estruturais e a presença da cultura de massa nas questões; IV. Aspectos sobre o conhecimento químico este relacionado a forma contextual e conceitual pelos niveis do conecimento químico de Jonstone, sendo eles simbólico, microscópico e macroscópico; V. Analisando os aspectos conmceituais da química. A pesquisa documento realizada ambrange a forma quantitativa e qualitativa de analise e considerando todas as fases da seleção seguindo leitura cuidadosa e categorização, podemos verificar os níveis de conhecimento químico, segundo o triplete de Johnstone, os aspectos estruturais, focados na utilização da cultura de massa, os aspectos conceituais, observando se as questões estabelecem relações dos conhecimentos químicos e o social, com base na prevalência ou homogênea divisão dos conteúdos, assim como nos níveis do conhecimento químico e conceituação, segundo as competências e habilidades sugeridas pela BNCC. Assim, percebemos que alguns conteúdos sobresairam-se na frequência sobre outros, e que infelizmente a cultura de massa ainda é pouco abordada nas questões e sua pouca frequência abarca as procas do SSA1. Pelos dados analisados as questões segundo o triplete observamos que o nível de conhecimento simbólico englobou oitenta e uma questões, acreditamos por ele ter como foco os símbolos, as equações químicas e fórmulas. Notamos também que a conceituação relacionada a químia na indústria contemplou oitenta das questões, observamos também que várias habilidades específicas pode ser facilmente identificadas nas questões do SSA1 de 2023. Assim podemos observar que a elaboração das questões de química do Sistema Seriado de Avaliação vem sofrendo variações conforme não apenas aos documentos oficiais, mas também pela influência direta da sociedade e suas necessidades. |
id |
UFRPE_f4bd397d72114fa572428f8675dc03dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/5272 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
A Química no SSA/UPE: análise das questões sob um olhar de documentos oficiais brasileiros.QuímicaConhecimento e aprendizagemCurrículosEnsino MédioAvaliaçãoO Sistema Seriado de Avaliação da Universidade de Pernambuco (UPE) vem se tornando um dos principais processos avaliativos para o ingresso ao ensino superior de Pernambuco. Compreendemos que o processo de avaliar é indissociável a prática pedagogica, por essa relevância esta pesquisa tem por objetivo geral analisar as questões de Química do SSA da UPE, observando provaveis aproximações curriculares e estruturais do certame junto aos documentos oficiais e os aspectos metodologicos do saber químico, no intervalo dos anos 2013 a 2024. Tendo ampla relevância, pois anualmente o número de inscritos só cresce e apresentou, no ano de 2023, sua primeira alteração para a prova do SSA 1, onde agora as questões devem englobar diretamente as orientações sobre o conhecimento cientifico vinculado as competências especificas e habilidades, como orienta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia para esta pesquisa focou analisar: I. Conhecimento químico presente nas questões e no manual do candidato; II. O quantitativo e principais conteúdos cobrados; III. Analisar os aspectos estruturais e a presença da cultura de massa nas questões; IV. Aspectos sobre o conhecimento químico este relacionado a forma contextual e conceitual pelos niveis do conecimento químico de Jonstone, sendo eles simbólico, microscópico e macroscópico; V. Analisando os aspectos conmceituais da química. A pesquisa documento realizada ambrange a forma quantitativa e qualitativa de analise e considerando todas as fases da seleção seguindo leitura cuidadosa e categorização, podemos verificar os níveis de conhecimento químico, segundo o triplete de Johnstone, os aspectos estruturais, focados na utilização da cultura de massa, os aspectos conceituais, observando se as questões estabelecem relações dos conhecimentos químicos e o social, com base na prevalência ou homogênea divisão dos conteúdos, assim como nos níveis do conhecimento químico e conceituação, segundo as competências e habilidades sugeridas pela BNCC. Assim, percebemos que alguns conteúdos sobresairam-se na frequência sobre outros, e que infelizmente a cultura de massa ainda é pouco abordada nas questões e sua pouca frequência abarca as procas do SSA1. Pelos dados analisados as questões segundo o triplete observamos que o nível de conhecimento simbólico englobou oitenta e uma questões, acreditamos por ele ter como foco os símbolos, as equações químicas e fórmulas. Notamos também que a conceituação relacionada a químia na indústria contemplou oitenta das questões, observamos também que várias habilidades específicas pode ser facilmente identificadas nas questões do SSA1 de 2023. Assim podemos observar que a elaboração das questões de química do Sistema Seriado de Avaliação vem sofrendo variações conforme não apenas aos documentos oficiais, mas também pela influência direta da sociedade e suas necessidades.The University of Pernambuco's Serial Assessment System (UPE) has become one of the main assessment processes for admission to higher education in Pernambuco. We understand that the evaluation process is inseparable from pedagogical practice, due to this relevance this research has the general objective of analyzing the Chemistry issues of UPE's SSA, observing probable curricular and structural approximations of the event along with official documents and the methodological aspects of chemical knowledge , in the range of years 2013 to 2024. Having broad relevance as the number of registrants only grows annually and presented, in the year 2023, its first change to the SSA 1 test, where now the questions must directly encompass the guidelines on knowledge scientific linked to specific competencies and skills, as guided by the National Common Curricular Base (BNCC). The methodology for this research focused on analyzing the I. chemical knowledge present in the questions and in the candidate manual; II. The amount and main content charged; III. Analyze the structural aspects and the presence of mass culture in the issues; IV. Aspects about chemical knowledge are related to the contextual and conceptual form through Jonstone's levels of chemical knowledge, which are symbolic, microscopic and macroscopic; V. Analyzing the conceptual aspects of chemistry. The document research carried out covers the quantitative and qualitative form of analysis and considering all phases of selection following careful reading and categorization, we can verify the levels of chemical knowledge, according to Johnstone's triplet, the structural aspects, focused on the use of mass culture , the conceptual aspects, observing whether the questions establish relationships between chemical and social knowledge, based on the prevalence or homogeneous division of content, as well as the levels of chemical knowledge and conceptualization, according to the skills and abilities suggested by the BNCC. Thus, we realized that some contents stood out in frequency over others, and that unfortunately mass culture is still little addressed in the issues and its low frequency covers the SSA1 questions. From the data analyzed, the questions according to the triplet, we observed that the level of symbolic knowledge encompassed eighty-one questions, we believe because it focused on symbols, chemical equations and formulas. We also note that the conceptualization related to chemistry in the industry included eighty of the questions. We also observed that several specific skills can be easily identified in the 2023 SSA1 questions. Thus, we can observe that the preparation of chemistry questions in the Serial Assessment System has been undergoing variations conforms not only to official documents, but also to the direct influence of society and its needs.BrasilSimões Neto, José Euzébiohttp://lattes.cnpq.br/0778447069651912http://lattes.cnpq.br/3560726840212196Cruz, Maria Eduarda de Britohttp://lattes.cnpq.br/0040724703642654Santos, Mechele da Silva2023-12-27T18:51:30Z2023-12-27T18:51:30Z2023-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis176 f.application/pdfSANTOS, Mechele da Silva. A Química no SSA/UPE: análise das questões sob um olhar de documentos oficiais brasileiros. 2023. 176 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5272porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-12-27T18:52:51Zoai:dspace:123456789/5272Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-12-27T18:52:51Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Química no SSA/UPE: análise das questões sob um olhar de documentos oficiais brasileiros. |
title |
A Química no SSA/UPE: análise das questões sob um olhar de documentos oficiais brasileiros. |
spellingShingle |
A Química no SSA/UPE: análise das questões sob um olhar de documentos oficiais brasileiros. Santos, Mechele da Silva Química Conhecimento e aprendizagem Currículos Ensino Médio Avaliação |
title_short |
A Química no SSA/UPE: análise das questões sob um olhar de documentos oficiais brasileiros. |
title_full |
A Química no SSA/UPE: análise das questões sob um olhar de documentos oficiais brasileiros. |
title_fullStr |
A Química no SSA/UPE: análise das questões sob um olhar de documentos oficiais brasileiros. |
title_full_unstemmed |
A Química no SSA/UPE: análise das questões sob um olhar de documentos oficiais brasileiros. |
title_sort |
A Química no SSA/UPE: análise das questões sob um olhar de documentos oficiais brasileiros. |
author |
Santos, Mechele da Silva |
author_facet |
Santos, Mechele da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Simões Neto, José Euzébio http://lattes.cnpq.br/0778447069651912 http://lattes.cnpq.br/3560726840212196 Cruz, Maria Eduarda de Brito http://lattes.cnpq.br/0040724703642654 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Mechele da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Química Conhecimento e aprendizagem Currículos Ensino Médio Avaliação |
topic |
Química Conhecimento e aprendizagem Currículos Ensino Médio Avaliação |
description |
O Sistema Seriado de Avaliação da Universidade de Pernambuco (UPE) vem se tornando um dos principais processos avaliativos para o ingresso ao ensino superior de Pernambuco. Compreendemos que o processo de avaliar é indissociável a prática pedagogica, por essa relevância esta pesquisa tem por objetivo geral analisar as questões de Química do SSA da UPE, observando provaveis aproximações curriculares e estruturais do certame junto aos documentos oficiais e os aspectos metodologicos do saber químico, no intervalo dos anos 2013 a 2024. Tendo ampla relevância, pois anualmente o número de inscritos só cresce e apresentou, no ano de 2023, sua primeira alteração para a prova do SSA 1, onde agora as questões devem englobar diretamente as orientações sobre o conhecimento cientifico vinculado as competências especificas e habilidades, como orienta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia para esta pesquisa focou analisar: I. Conhecimento químico presente nas questões e no manual do candidato; II. O quantitativo e principais conteúdos cobrados; III. Analisar os aspectos estruturais e a presença da cultura de massa nas questões; IV. Aspectos sobre o conhecimento químico este relacionado a forma contextual e conceitual pelos niveis do conecimento químico de Jonstone, sendo eles simbólico, microscópico e macroscópico; V. Analisando os aspectos conmceituais da química. A pesquisa documento realizada ambrange a forma quantitativa e qualitativa de analise e considerando todas as fases da seleção seguindo leitura cuidadosa e categorização, podemos verificar os níveis de conhecimento químico, segundo o triplete de Johnstone, os aspectos estruturais, focados na utilização da cultura de massa, os aspectos conceituais, observando se as questões estabelecem relações dos conhecimentos químicos e o social, com base na prevalência ou homogênea divisão dos conteúdos, assim como nos níveis do conhecimento químico e conceituação, segundo as competências e habilidades sugeridas pela BNCC. Assim, percebemos que alguns conteúdos sobresairam-se na frequência sobre outros, e que infelizmente a cultura de massa ainda é pouco abordada nas questões e sua pouca frequência abarca as procas do SSA1. Pelos dados analisados as questões segundo o triplete observamos que o nível de conhecimento simbólico englobou oitenta e uma questões, acreditamos por ele ter como foco os símbolos, as equações químicas e fórmulas. Notamos também que a conceituação relacionada a químia na indústria contemplou oitenta das questões, observamos também que várias habilidades específicas pode ser facilmente identificadas nas questões do SSA1 de 2023. Assim podemos observar que a elaboração das questões de química do Sistema Seriado de Avaliação vem sofrendo variações conforme não apenas aos documentos oficiais, mas também pela influência direta da sociedade e suas necessidades. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-27T18:51:30Z 2023-12-27T18:51:30Z 2023-09-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Mechele da Silva. A Química no SSA/UPE: análise das questões sob um olhar de documentos oficiais brasileiros. 2023. 176 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5272 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Mechele da Silva. A Química no SSA/UPE: análise das questões sob um olhar de documentos oficiais brasileiros. 2023. 176 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5272 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
176 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277151787089920 |