O lugar da literatura infantojuvenil na BNCC do ensino fundamental: análise de competências e habilidades propostas para a formação de leitores críticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Jaciara Ribeiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3762
Resumo: A Base Nacional Comum Curricular – BNCC configura-se como documento norteador do currículo brasileiro no contexto da educação básica, revelando-se como marco norteador para planejamentos didático-pedagógicos. Na BNCC, a literatura é apresentada no campo artístico-literário, sendo contemplada, de modo transversal, e articulada ao componente curricular de Língua Portuguesa. No contexto da BNCC do Ensino Fundamental, temos a preocupação de verificar o lugar da literatura infantojuvenil, considerando-se desafios e perspectivas para a formação de leitores críticos. O objetivo principal deste estudo é analisar concepções teórico-metodológicas sobre literatura infantojuvenil na BNCC do ensino fundamental, considerando competências e habilidades propostas para a formação de leitores críticos. Diante disso, este trabalho enfatiza a importância de formar leitores literários no ambiente escolar, de modo a conscientizá-los sobre as potencialidades críticas e criativas da literatura. Quanto ao aporte teórico, recorremos às abordagens de Lajolo e Zilberman (2017), Caldin (2010), De Paula e Delácio (2014) sobre reflexões direcionadas à literatura infantojuvenil. Além disso, destacamos o enfoque de Candido (1995) sobre o direito à literatura. Em relação à metodologia utilizada para a realização deste trabalho, destacamos a pesquisa bibliográfica, priorizando-se abordagem qualitativa, em relação ao objetivo inicial desta investigação. Em síntese, verificamos que, na BNCC do Ensino Fundamental, a literatura infantojuvenil ainda ocupa lugar periférico, se considerarmos competências e habilidades propostas para a formação de leitores. É imprescindível que o professor utilize metodologias diferenciadas para atribuir sentido aos textos literários lidos em sala de aula, e que haja momentos de compartilhamento de leituras, críticas e debates sobre a literatura infantojuvenil, com vistas à formação de leitores críticos no contexto do Ensino Fundamental.
id UFRPE_f9ec355b2a973a126aef8df087583a8c
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/3762
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling O lugar da literatura infantojuvenil na BNCC do ensino fundamental: análise de competências e habilidades propostas para a formação de leitores críticosLiteratura InfantojuvenilFormação de LeitoresBase Nacional Comum CurricularEnsino fundamentalA Base Nacional Comum Curricular – BNCC configura-se como documento norteador do currículo brasileiro no contexto da educação básica, revelando-se como marco norteador para planejamentos didático-pedagógicos. Na BNCC, a literatura é apresentada no campo artístico-literário, sendo contemplada, de modo transversal, e articulada ao componente curricular de Língua Portuguesa. No contexto da BNCC do Ensino Fundamental, temos a preocupação de verificar o lugar da literatura infantojuvenil, considerando-se desafios e perspectivas para a formação de leitores críticos. O objetivo principal deste estudo é analisar concepções teórico-metodológicas sobre literatura infantojuvenil na BNCC do ensino fundamental, considerando competências e habilidades propostas para a formação de leitores críticos. Diante disso, este trabalho enfatiza a importância de formar leitores literários no ambiente escolar, de modo a conscientizá-los sobre as potencialidades críticas e criativas da literatura. Quanto ao aporte teórico, recorremos às abordagens de Lajolo e Zilberman (2017), Caldin (2010), De Paula e Delácio (2014) sobre reflexões direcionadas à literatura infantojuvenil. Além disso, destacamos o enfoque de Candido (1995) sobre o direito à literatura. Em relação à metodologia utilizada para a realização deste trabalho, destacamos a pesquisa bibliográfica, priorizando-se abordagem qualitativa, em relação ao objetivo inicial desta investigação. Em síntese, verificamos que, na BNCC do Ensino Fundamental, a literatura infantojuvenil ainda ocupa lugar periférico, se considerarmos competências e habilidades propostas para a formação de leitores. É imprescindível que o professor utilize metodologias diferenciadas para atribuir sentido aos textos literários lidos em sala de aula, e que haja momentos de compartilhamento de leituras, críticas e debates sobre a literatura infantojuvenil, com vistas à formação de leitores críticos no contexto do Ensino Fundamental.BrasilSilva, Ivanda Maria Martinshttp://lattes.cnpq.br/4002481378927384http://lattes.cnpq.br/8436216704557833Magalhães, Jaciara Ribeiro2023-01-18T15:06:49Z2023-01-18T15:06:49Z2021-08-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis19 f.application/pdfMAGALHÃES, Jaciara Ribeiro. O lugar da literatura infantojuvenil na BNCC do ensino fundamental: análise de competências e habilidades propostas para a formação de leitores críticos. 2021. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3762porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.ptopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-01-18T15:06:51Zoai:dspace:123456789/3762Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-01-18T15:06:51Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv O lugar da literatura infantojuvenil na BNCC do ensino fundamental: análise de competências e habilidades propostas para a formação de leitores críticos
title O lugar da literatura infantojuvenil na BNCC do ensino fundamental: análise de competências e habilidades propostas para a formação de leitores críticos
spellingShingle O lugar da literatura infantojuvenil na BNCC do ensino fundamental: análise de competências e habilidades propostas para a formação de leitores críticos
Magalhães, Jaciara Ribeiro
Literatura Infantojuvenil
Formação de Leitores
Base Nacional Comum Curricular
Ensino fundamental
title_short O lugar da literatura infantojuvenil na BNCC do ensino fundamental: análise de competências e habilidades propostas para a formação de leitores críticos
title_full O lugar da literatura infantojuvenil na BNCC do ensino fundamental: análise de competências e habilidades propostas para a formação de leitores críticos
title_fullStr O lugar da literatura infantojuvenil na BNCC do ensino fundamental: análise de competências e habilidades propostas para a formação de leitores críticos
title_full_unstemmed O lugar da literatura infantojuvenil na BNCC do ensino fundamental: análise de competências e habilidades propostas para a formação de leitores críticos
title_sort O lugar da literatura infantojuvenil na BNCC do ensino fundamental: análise de competências e habilidades propostas para a formação de leitores críticos
author Magalhães, Jaciara Ribeiro
author_facet Magalhães, Jaciara Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ivanda Maria Martins
http://lattes.cnpq.br/4002481378927384
http://lattes.cnpq.br/8436216704557833
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Jaciara Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura Infantojuvenil
Formação de Leitores
Base Nacional Comum Curricular
Ensino fundamental
topic Literatura Infantojuvenil
Formação de Leitores
Base Nacional Comum Curricular
Ensino fundamental
description A Base Nacional Comum Curricular – BNCC configura-se como documento norteador do currículo brasileiro no contexto da educação básica, revelando-se como marco norteador para planejamentos didático-pedagógicos. Na BNCC, a literatura é apresentada no campo artístico-literário, sendo contemplada, de modo transversal, e articulada ao componente curricular de Língua Portuguesa. No contexto da BNCC do Ensino Fundamental, temos a preocupação de verificar o lugar da literatura infantojuvenil, considerando-se desafios e perspectivas para a formação de leitores críticos. O objetivo principal deste estudo é analisar concepções teórico-metodológicas sobre literatura infantojuvenil na BNCC do ensino fundamental, considerando competências e habilidades propostas para a formação de leitores críticos. Diante disso, este trabalho enfatiza a importância de formar leitores literários no ambiente escolar, de modo a conscientizá-los sobre as potencialidades críticas e criativas da literatura. Quanto ao aporte teórico, recorremos às abordagens de Lajolo e Zilberman (2017), Caldin (2010), De Paula e Delácio (2014) sobre reflexões direcionadas à literatura infantojuvenil. Além disso, destacamos o enfoque de Candido (1995) sobre o direito à literatura. Em relação à metodologia utilizada para a realização deste trabalho, destacamos a pesquisa bibliográfica, priorizando-se abordagem qualitativa, em relação ao objetivo inicial desta investigação. Em síntese, verificamos que, na BNCC do Ensino Fundamental, a literatura infantojuvenil ainda ocupa lugar periférico, se considerarmos competências e habilidades propostas para a formação de leitores. É imprescindível que o professor utilize metodologias diferenciadas para atribuir sentido aos textos literários lidos em sala de aula, e que haja momentos de compartilhamento de leituras, críticas e debates sobre a literatura infantojuvenil, com vistas à formação de leitores críticos no contexto do Ensino Fundamental.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-21
2023-01-18T15:06:49Z
2023-01-18T15:06:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MAGALHÃES, Jaciara Ribeiro. O lugar da literatura infantojuvenil na BNCC do ensino fundamental: análise de competências e habilidades propostas para a formação de leitores críticos. 2021. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3762
identifier_str_mv MAGALHÃES, Jaciara Ribeiro. O lugar da literatura infantojuvenil na BNCC do ensino fundamental: análise de competências e habilidades propostas para a formação de leitores críticos. 2021. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3762
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 19 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277172589789184