O lugar da literatura infantojuvenil na BNCC do ensino fundamental: análise de competências e habilidades propostas para a formação de leitores críticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3762 |
Resumo: | A Base Nacional Comum Curricular – BNCC configura-se como documento norteador do currículo brasileiro no contexto da educação básica, revelando-se como marco norteador para planejamentos didático-pedagógicos. Na BNCC, a literatura é apresentada no campo artístico-literário, sendo contemplada, de modo transversal, e articulada ao componente curricular de Língua Portuguesa. No contexto da BNCC do Ensino Fundamental, temos a preocupação de verificar o lugar da literatura infantojuvenil, considerando-se desafios e perspectivas para a formação de leitores críticos. O objetivo principal deste estudo é analisar concepções teórico-metodológicas sobre literatura infantojuvenil na BNCC do ensino fundamental, considerando competências e habilidades propostas para a formação de leitores críticos. Diante disso, este trabalho enfatiza a importância de formar leitores literários no ambiente escolar, de modo a conscientizá-los sobre as potencialidades críticas e criativas da literatura. Quanto ao aporte teórico, recorremos às abordagens de Lajolo e Zilberman (2017), Caldin (2010), De Paula e Delácio (2014) sobre reflexões direcionadas à literatura infantojuvenil. Além disso, destacamos o enfoque de Candido (1995) sobre o direito à literatura. Em relação à metodologia utilizada para a realização deste trabalho, destacamos a pesquisa bibliográfica, priorizando-se abordagem qualitativa, em relação ao objetivo inicial desta investigação. Em síntese, verificamos que, na BNCC do Ensino Fundamental, a literatura infantojuvenil ainda ocupa lugar periférico, se considerarmos competências e habilidades propostas para a formação de leitores. É imprescindível que o professor utilize metodologias diferenciadas para atribuir sentido aos textos literários lidos em sala de aula, e que haja momentos de compartilhamento de leituras, críticas e debates sobre a literatura infantojuvenil, com vistas à formação de leitores críticos no contexto do Ensino Fundamental. |
id |
UFRPE_f9ec355b2a973a126aef8df087583a8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/3762 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
O lugar da literatura infantojuvenil na BNCC do ensino fundamental: análise de competências e habilidades propostas para a formação de leitores críticosLiteratura InfantojuvenilFormação de LeitoresBase Nacional Comum CurricularEnsino fundamentalA Base Nacional Comum Curricular – BNCC configura-se como documento norteador do currículo brasileiro no contexto da educação básica, revelando-se como marco norteador para planejamentos didático-pedagógicos. Na BNCC, a literatura é apresentada no campo artístico-literário, sendo contemplada, de modo transversal, e articulada ao componente curricular de Língua Portuguesa. No contexto da BNCC do Ensino Fundamental, temos a preocupação de verificar o lugar da literatura infantojuvenil, considerando-se desafios e perspectivas para a formação de leitores críticos. O objetivo principal deste estudo é analisar concepções teórico-metodológicas sobre literatura infantojuvenil na BNCC do ensino fundamental, considerando competências e habilidades propostas para a formação de leitores críticos. Diante disso, este trabalho enfatiza a importância de formar leitores literários no ambiente escolar, de modo a conscientizá-los sobre as potencialidades críticas e criativas da literatura. Quanto ao aporte teórico, recorremos às abordagens de Lajolo e Zilberman (2017), Caldin (2010), De Paula e Delácio (2014) sobre reflexões direcionadas à literatura infantojuvenil. Além disso, destacamos o enfoque de Candido (1995) sobre o direito à literatura. Em relação à metodologia utilizada para a realização deste trabalho, destacamos a pesquisa bibliográfica, priorizando-se abordagem qualitativa, em relação ao objetivo inicial desta investigação. Em síntese, verificamos que, na BNCC do Ensino Fundamental, a literatura infantojuvenil ainda ocupa lugar periférico, se considerarmos competências e habilidades propostas para a formação de leitores. É imprescindível que o professor utilize metodologias diferenciadas para atribuir sentido aos textos literários lidos em sala de aula, e que haja momentos de compartilhamento de leituras, críticas e debates sobre a literatura infantojuvenil, com vistas à formação de leitores críticos no contexto do Ensino Fundamental.BrasilSilva, Ivanda Maria Martinshttp://lattes.cnpq.br/4002481378927384http://lattes.cnpq.br/8436216704557833Magalhães, Jaciara Ribeiro2023-01-18T15:06:49Z2023-01-18T15:06:49Z2021-08-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis19 f.application/pdfMAGALHÃES, Jaciara Ribeiro. O lugar da literatura infantojuvenil na BNCC do ensino fundamental: análise de competências e habilidades propostas para a formação de leitores críticos. 2021. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3762porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.ptopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-01-18T15:06:51Zoai:dspace:123456789/3762Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-01-18T15:06:51Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O lugar da literatura infantojuvenil na BNCC do ensino fundamental: análise de competências e habilidades propostas para a formação de leitores críticos |
title |
O lugar da literatura infantojuvenil na BNCC do ensino fundamental: análise de competências e habilidades propostas para a formação de leitores críticos |
spellingShingle |
O lugar da literatura infantojuvenil na BNCC do ensino fundamental: análise de competências e habilidades propostas para a formação de leitores críticos Magalhães, Jaciara Ribeiro Literatura Infantojuvenil Formação de Leitores Base Nacional Comum Curricular Ensino fundamental |
title_short |
O lugar da literatura infantojuvenil na BNCC do ensino fundamental: análise de competências e habilidades propostas para a formação de leitores críticos |
title_full |
O lugar da literatura infantojuvenil na BNCC do ensino fundamental: análise de competências e habilidades propostas para a formação de leitores críticos |
title_fullStr |
O lugar da literatura infantojuvenil na BNCC do ensino fundamental: análise de competências e habilidades propostas para a formação de leitores críticos |
title_full_unstemmed |
O lugar da literatura infantojuvenil na BNCC do ensino fundamental: análise de competências e habilidades propostas para a formação de leitores críticos |
title_sort |
O lugar da literatura infantojuvenil na BNCC do ensino fundamental: análise de competências e habilidades propostas para a formação de leitores críticos |
author |
Magalhães, Jaciara Ribeiro |
author_facet |
Magalhães, Jaciara Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Ivanda Maria Martins http://lattes.cnpq.br/4002481378927384 http://lattes.cnpq.br/8436216704557833 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Jaciara Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Infantojuvenil Formação de Leitores Base Nacional Comum Curricular Ensino fundamental |
topic |
Literatura Infantojuvenil Formação de Leitores Base Nacional Comum Curricular Ensino fundamental |
description |
A Base Nacional Comum Curricular – BNCC configura-se como documento norteador do currículo brasileiro no contexto da educação básica, revelando-se como marco norteador para planejamentos didático-pedagógicos. Na BNCC, a literatura é apresentada no campo artístico-literário, sendo contemplada, de modo transversal, e articulada ao componente curricular de Língua Portuguesa. No contexto da BNCC do Ensino Fundamental, temos a preocupação de verificar o lugar da literatura infantojuvenil, considerando-se desafios e perspectivas para a formação de leitores críticos. O objetivo principal deste estudo é analisar concepções teórico-metodológicas sobre literatura infantojuvenil na BNCC do ensino fundamental, considerando competências e habilidades propostas para a formação de leitores críticos. Diante disso, este trabalho enfatiza a importância de formar leitores literários no ambiente escolar, de modo a conscientizá-los sobre as potencialidades críticas e criativas da literatura. Quanto ao aporte teórico, recorremos às abordagens de Lajolo e Zilberman (2017), Caldin (2010), De Paula e Delácio (2014) sobre reflexões direcionadas à literatura infantojuvenil. Além disso, destacamos o enfoque de Candido (1995) sobre o direito à literatura. Em relação à metodologia utilizada para a realização deste trabalho, destacamos a pesquisa bibliográfica, priorizando-se abordagem qualitativa, em relação ao objetivo inicial desta investigação. Em síntese, verificamos que, na BNCC do Ensino Fundamental, a literatura infantojuvenil ainda ocupa lugar periférico, se considerarmos competências e habilidades propostas para a formação de leitores. É imprescindível que o professor utilize metodologias diferenciadas para atribuir sentido aos textos literários lidos em sala de aula, e que haja momentos de compartilhamento de leituras, críticas e debates sobre a literatura infantojuvenil, com vistas à formação de leitores críticos no contexto do Ensino Fundamental. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-21 2023-01-18T15:06:49Z 2023-01-18T15:06:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MAGALHÃES, Jaciara Ribeiro. O lugar da literatura infantojuvenil na BNCC do ensino fundamental: análise de competências e habilidades propostas para a formação de leitores críticos. 2021. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3762 |
identifier_str_mv |
MAGALHÃES, Jaciara Ribeiro. O lugar da literatura infantojuvenil na BNCC do ensino fundamental: análise de competências e habilidades propostas para a formação de leitores críticos. 2021. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3762 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt openAccess info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
19 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277172589789184 |