Desperdício alimentar: a formação em Gastronomia influindo na conscientização sobre o consumo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Aline Machado
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3584
Resumo: O desperdício alimentar é uma grave consequência da má gestão de recursos e uma realidade que preocupa globalmente, trazendo graves consequências políticas, econômicas e sociais. Ele independe da sua situação econômica da nação e resulta em uma parcela da sua sociedade sendo exposta à situação de insegurança alimentar ou sob risco de entrar nesse quadro. Quadro esse que seria facilmente revertido se a população geral tivesse maior conhecimento e, consequentemente, capacidade de melhorar seus processos de compra, armazenamento, conservação, preparo, reuso e descarte de alimentos. Os cursos de gastronomia oferecem essa informação, e o aluno desse curso, pode ser o pioneiro de uma necessária revolução na sociedade de consumo. Para compreender como se pode chegar a essa atuação, foi necessário analisar como o aluno de Gastronomia se relaciona com a cadeia de alimentos e se ele se percebe como ator capaz de promover as mudanças necessárias para favorecer a erradicação da insegurança alimentar de toda a sociedade, levantando informações sobre os cursos de Gastronomia, e suas bases curriculares, oferecidos na cidade do Recife. O resultado dessa pesquisa afirma que os cursos tem se preocupado em levar ao seu aluno conhecimentos de cunho político-ético-social, para que ele, como profissional e como indivíduo perpetue esse ensinamento, tornando-o uma prática rotineira. Finalmente, percebe-se que um problema tão difundido, quanto o desperdício alimentar, de tão arraigado em desigualdades sociais novas e antigas, deve ser discutido amplamente. Esse discurso precisa permear meios econômicos, políticos, sociais e educacionais, impulsionando uma revisão e reformatação das políticas de sustentabilidade, produção, consumo e descarte desses alimentos, trazendo para o cotidiano novos comportamentos, embasados na educação constante.
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