MODELO CANVAS E EPICENTRO DE INOVAÇÃO: O caso da Marluvas Calçados Profissionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração de Roraima - RARR |
Texto Completo: | https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/5534 |
Resumo: | A proposta do presente caso de ensino foi investigar o novo modelo de negócio adotado pela Marluvas Calçados Profissionais, uma das maiores empresas de Equipamento de Proteção Individual (EPI) da América Latina. Ainda, identificou o epicentro de inovação que norteou o processo de adoção da microfibra M Micro em substituição ao couro. Como base teórica, utilizou-se a metodologia do Business Model Generation de Alexander Osterwalder e Yves Pigneur (2011). Os dados foram coletados por meio de entrevista pessoal com os gestores. Em suma, o modelo de negócio da Marluvas estrutura-se na oferta de um calçado que obedeça as normas técnicas e apresente adicionais de conforto e design, sendo esta atividade a principal fonte de receitas. O relacionamento é do tipo “business-to-business” e conta com forte presença de distribuidores. Quanto aos custos, destacam-se mão de obra e matéria-prima. O setor financeiro da Marluvas foi o epicentro de inovação para a implementação da microfibra M Micro. Concluiu-se que a adoção da M Micro conciliou oportunidade de novos designs, maior segurança e adequação aos padrões internacionais de EPI, ampliando a capacidade de planejamento de longo prazo, dada a sua a menor oscilação de preços em relação ao couro. |
id |
UFRR-2_2bae7e438ed060ebac17d896df9cf75b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.revista.ufrr.br:article/5534 |
network_acronym_str |
UFRR-2 |
network_name_str |
Revista de Administração de Roraima - RARR |
repository_id_str |
|
spelling |
MODELO CANVAS E EPICENTRO DE INOVAÇÃO: O caso da Marluvas Calçados ProfissionaisModelo de negócioCanvas Epicentro de inovaçãoMarluvasMicrofibra.A proposta do presente caso de ensino foi investigar o novo modelo de negócio adotado pela Marluvas Calçados Profissionais, uma das maiores empresas de Equipamento de Proteção Individual (EPI) da América Latina. Ainda, identificou o epicentro de inovação que norteou o processo de adoção da microfibra M Micro em substituição ao couro. Como base teórica, utilizou-se a metodologia do Business Model Generation de Alexander Osterwalder e Yves Pigneur (2011). Os dados foram coletados por meio de entrevista pessoal com os gestores. Em suma, o modelo de negócio da Marluvas estrutura-se na oferta de um calçado que obedeça as normas técnicas e apresente adicionais de conforto e design, sendo esta atividade a principal fonte de receitas. O relacionamento é do tipo “business-to-business” e conta com forte presença de distribuidores. Quanto aos custos, destacam-se mão de obra e matéria-prima. O setor financeiro da Marluvas foi o epicentro de inovação para a implementação da microfibra M Micro. Concluiu-se que a adoção da M Micro conciliou oportunidade de novos designs, maior segurança e adequação aos padrões internacionais de EPI, ampliando a capacidade de planejamento de longo prazo, dada a sua a menor oscilação de preços em relação ao couro.Universidade Federal de Roraima2021-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/553410.18227/2237-8057rarr.v11i0.5534Journal of Management of Roraima-RARR; Vol. 11 (2021): Publicação ContínuaRevista Administración de Roraima (RARR); Vol. 11 (2021): Publicação ContínuaRevista de Administração de Roraima - RARR; v. 11 (2021): Publicação Contínua2237-8057reponame:Revista de Administração de Roraima - RARRinstname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttps://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/5534/3540Copyright (c) 2022 Revista de Administração de Roraima - RARRhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJorge, David William AraújoCampos, Rita de Cássia LealMarques, Humberto RodriguesLacerda, Clodoaldo Fabrício José2022-10-04T20:29:09Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/5534Revistahttps://revista.ufrr.br/index.php/adminrr/PUBhttps://revista.ufrr.br/adminrr/oairarr.ufrr@gmail.com||emersonclaytonarantes@gmail.com2237-80572237-8057opendoar:2022-10-04T20:29:09Revista de Administração de Roraima - RARR - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MODELO CANVAS E EPICENTRO DE INOVAÇÃO: O caso da Marluvas Calçados Profissionais |
title |
MODELO CANVAS E EPICENTRO DE INOVAÇÃO: O caso da Marluvas Calçados Profissionais |
spellingShingle |
MODELO CANVAS E EPICENTRO DE INOVAÇÃO: O caso da Marluvas Calçados Profissionais Jorge, David William Araújo Modelo de negócio Canvas Epicentro de inovação Marluvas Microfibra. |
title_short |
MODELO CANVAS E EPICENTRO DE INOVAÇÃO: O caso da Marluvas Calçados Profissionais |
title_full |
MODELO CANVAS E EPICENTRO DE INOVAÇÃO: O caso da Marluvas Calçados Profissionais |
title_fullStr |
MODELO CANVAS E EPICENTRO DE INOVAÇÃO: O caso da Marluvas Calçados Profissionais |
title_full_unstemmed |
MODELO CANVAS E EPICENTRO DE INOVAÇÃO: O caso da Marluvas Calçados Profissionais |
title_sort |
MODELO CANVAS E EPICENTRO DE INOVAÇÃO: O caso da Marluvas Calçados Profissionais |
author |
Jorge, David William Araújo |
author_facet |
Jorge, David William Araújo Campos, Rita de Cássia Leal Marques, Humberto Rodrigues Lacerda, Clodoaldo Fabrício José |
author_role |
author |
author2 |
Campos, Rita de Cássia Leal Marques, Humberto Rodrigues Lacerda, Clodoaldo Fabrício José |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jorge, David William Araújo Campos, Rita de Cássia Leal Marques, Humberto Rodrigues Lacerda, Clodoaldo Fabrício José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelo de negócio Canvas Epicentro de inovação Marluvas Microfibra. |
topic |
Modelo de negócio Canvas Epicentro de inovação Marluvas Microfibra. |
description |
A proposta do presente caso de ensino foi investigar o novo modelo de negócio adotado pela Marluvas Calçados Profissionais, uma das maiores empresas de Equipamento de Proteção Individual (EPI) da América Latina. Ainda, identificou o epicentro de inovação que norteou o processo de adoção da microfibra M Micro em substituição ao couro. Como base teórica, utilizou-se a metodologia do Business Model Generation de Alexander Osterwalder e Yves Pigneur (2011). Os dados foram coletados por meio de entrevista pessoal com os gestores. Em suma, o modelo de negócio da Marluvas estrutura-se na oferta de um calçado que obedeça as normas técnicas e apresente adicionais de conforto e design, sendo esta atividade a principal fonte de receitas. O relacionamento é do tipo “business-to-business” e conta com forte presença de distribuidores. Quanto aos custos, destacam-se mão de obra e matéria-prima. O setor financeiro da Marluvas foi o epicentro de inovação para a implementação da microfibra M Micro. Concluiu-se que a adoção da M Micro conciliou oportunidade de novos designs, maior segurança e adequação aos padrões internacionais de EPI, ampliando a capacidade de planejamento de longo prazo, dada a sua a menor oscilação de preços em relação ao couro. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/5534 10.18227/2237-8057rarr.v11i0.5534 |
url |
https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/5534 |
identifier_str_mv |
10.18227/2237-8057rarr.v11i0.5534 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/5534/3540 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de Administração de Roraima - RARR https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de Administração de Roraima - RARR https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Roraima |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Roraima |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Management of Roraima-RARR; Vol. 11 (2021): Publicação Contínua Revista Administración de Roraima (RARR); Vol. 11 (2021): Publicação Contínua Revista de Administração de Roraima - RARR; v. 11 (2021): Publicação Contínua 2237-8057 reponame:Revista de Administração de Roraima - RARR instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR) instacron:UFRR |
instname_str |
Universidade Federal de Roraima (UFRR) |
instacron_str |
UFRR |
institution |
UFRR |
reponame_str |
Revista de Administração de Roraima - RARR |
collection |
Revista de Administração de Roraima - RARR |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração de Roraima - RARR - Universidade Federal de Roraima (UFRR) |
repository.mail.fl_str_mv |
rarr.ufrr@gmail.com||emersonclaytonarantes@gmail.com |
_version_ |
1809277524849459200 |