A percepção dos servidores de uma instituição pública de ensino a distancia sobre a importância das boas práticas em gestão de projetos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração de Roraima - RARR |
Texto Completo: | https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/4659 |
Resumo: | No Brasil, as instituições públicas de ensino a distancia exercem um grande papel de democratização do ensino, seja no segmento da educação de jovens e adultos como no ensino profissionalizante e de educação superior. O artigo tem por objetivo mostrar como os servidores de uma instituição pública de ensino a distancia percebem como as boas práticas da gestão de projetos podem influenciar no desenvolvimento das atividades da instituição. Para tanto foi realizado uma pesquisa de cunho qualitativo por meio de aplicação de questionário em um estudo único de caso. Como principais resultados este estudo observou-se que embora não haja um conhecimento concreto sobre as boas praticas em gestão de projetos, estas se tornam quase que intuitiva e presente nas atividades dos entrevistados. Outro resultado importante esta no fato que a área de conhecimento mais citado como essencial, tanto para fundação como para o desempenho das atividades dos entrevistados, é a dos Recursos Humanos seguida pela área de comunicação e risco. Desta forma, esperamos que o trabalho desenvolvido contribuísse para uma reflexão sobre a importância da adoção de boas práticas de gestão de projetos aplicadas a área pública. |
id |
UFRR-2_5d1a10e843e0773954a8af4d0fc2b1aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.revista.ufrr.br:article/4659 |
network_acronym_str |
UFRR-2 |
network_name_str |
Revista de Administração de Roraima - RARR |
repository_id_str |
|
spelling |
A percepção dos servidores de uma instituição pública de ensino a distancia sobre a importância das boas práticas em gestão de projetosInstituição PúblicaGestão de projetosboas práticasservidoresNo Brasil, as instituições públicas de ensino a distancia exercem um grande papel de democratização do ensino, seja no segmento da educação de jovens e adultos como no ensino profissionalizante e de educação superior. O artigo tem por objetivo mostrar como os servidores de uma instituição pública de ensino a distancia percebem como as boas práticas da gestão de projetos podem influenciar no desenvolvimento das atividades da instituição. Para tanto foi realizado uma pesquisa de cunho qualitativo por meio de aplicação de questionário em um estudo único de caso. Como principais resultados este estudo observou-se que embora não haja um conhecimento concreto sobre as boas praticas em gestão de projetos, estas se tornam quase que intuitiva e presente nas atividades dos entrevistados. Outro resultado importante esta no fato que a área de conhecimento mais citado como essencial, tanto para fundação como para o desempenho das atividades dos entrevistados, é a dos Recursos Humanos seguida pela área de comunicação e risco. Desta forma, esperamos que o trabalho desenvolvido contribuísse para uma reflexão sobre a importância da adoção de boas práticas de gestão de projetos aplicadas a área pública.Universidade Federal de Roraima2018-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAdEapplication/pdfhttps://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/465910.18227/2237-8057rarr.v8i2.4659Journal of Management of Roraima-RARR; Vol. 8 No. 2 (2018); 400-415Revista Administración de Roraima (RARR); Vol. 8 Núm. 2 (2018); 400-415Revista de Administração de Roraima - RARR; v. 8 n. 2 (2018); 400-4152237-8057reponame:Revista de Administração de Roraima - RARRinstname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttps://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/4659/pdfCopyright (c) 2018 Revista de Administração de Roraima - RARRinfo:eu-repo/semantics/openAccessconceição, marcelo pereira daFilho, Americo da Costa Ramos2018-12-29T00:45:24Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/4659Revistahttps://revista.ufrr.br/index.php/adminrr/PUBhttps://revista.ufrr.br/adminrr/oairarr.ufrr@gmail.com||emersonclaytonarantes@gmail.com2237-80572237-8057opendoar:2018-12-29T00:45:24Revista de Administração de Roraima - RARR - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A percepção dos servidores de uma instituição pública de ensino a distancia sobre a importância das boas práticas em gestão de projetos |
title |
A percepção dos servidores de uma instituição pública de ensino a distancia sobre a importância das boas práticas em gestão de projetos |
spellingShingle |
A percepção dos servidores de uma instituição pública de ensino a distancia sobre a importância das boas práticas em gestão de projetos conceição, marcelo pereira da Instituição Pública Gestão de projetos boas práticas servidores |
title_short |
A percepção dos servidores de uma instituição pública de ensino a distancia sobre a importância das boas práticas em gestão de projetos |
title_full |
A percepção dos servidores de uma instituição pública de ensino a distancia sobre a importância das boas práticas em gestão de projetos |
title_fullStr |
A percepção dos servidores de uma instituição pública de ensino a distancia sobre a importância das boas práticas em gestão de projetos |
title_full_unstemmed |
A percepção dos servidores de uma instituição pública de ensino a distancia sobre a importância das boas práticas em gestão de projetos |
title_sort |
A percepção dos servidores de uma instituição pública de ensino a distancia sobre a importância das boas práticas em gestão de projetos |
author |
conceição, marcelo pereira da |
author_facet |
conceição, marcelo pereira da Filho, Americo da Costa Ramos |
author_role |
author |
author2 |
Filho, Americo da Costa Ramos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
conceição, marcelo pereira da Filho, Americo da Costa Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Instituição Pública Gestão de projetos boas práticas servidores |
topic |
Instituição Pública Gestão de projetos boas práticas servidores |
description |
No Brasil, as instituições públicas de ensino a distancia exercem um grande papel de democratização do ensino, seja no segmento da educação de jovens e adultos como no ensino profissionalizante e de educação superior. O artigo tem por objetivo mostrar como os servidores de uma instituição pública de ensino a distancia percebem como as boas práticas da gestão de projetos podem influenciar no desenvolvimento das atividades da instituição. Para tanto foi realizado uma pesquisa de cunho qualitativo por meio de aplicação de questionário em um estudo único de caso. Como principais resultados este estudo observou-se que embora não haja um conhecimento concreto sobre as boas praticas em gestão de projetos, estas se tornam quase que intuitiva e presente nas atividades dos entrevistados. Outro resultado importante esta no fato que a área de conhecimento mais citado como essencial, tanto para fundação como para o desempenho das atividades dos entrevistados, é a dos Recursos Humanos seguida pela área de comunicação e risco. Desta forma, esperamos que o trabalho desenvolvido contribuísse para uma reflexão sobre a importância da adoção de boas práticas de gestão de projetos aplicadas a área pública. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion AdE |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/4659 10.18227/2237-8057rarr.v8i2.4659 |
url |
https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/4659 |
identifier_str_mv |
10.18227/2237-8057rarr.v8i2.4659 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/4659/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista de Administração de Roraima - RARR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista de Administração de Roraima - RARR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Roraima |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Roraima |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Management of Roraima-RARR; Vol. 8 No. 2 (2018); 400-415 Revista Administración de Roraima (RARR); Vol. 8 Núm. 2 (2018); 400-415 Revista de Administração de Roraima - RARR; v. 8 n. 2 (2018); 400-415 2237-8057 reponame:Revista de Administração de Roraima - RARR instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR) instacron:UFRR |
instname_str |
Universidade Federal de Roraima (UFRR) |
instacron_str |
UFRR |
institution |
UFRR |
reponame_str |
Revista de Administração de Roraima - RARR |
collection |
Revista de Administração de Roraima - RARR |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração de Roraima - RARR - Universidade Federal de Roraima (UFRR) |
repository.mail.fl_str_mv |
rarr.ufrr@gmail.com||emersonclaytonarantes@gmail.com |
_version_ |
1799769917303554048 |