MARKETING JURÍDICO E POSICIONAMENTO: O CASO DE UM ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fornel, Jean Carlos Ferreira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pereira, Virgílio Eliel, Penedo, Antonio Sergio Torres
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração de Roraima - RARR
Texto Completo: https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/5284
Resumo: Os advogados e escritórios de advocacia precisam pensar em estratégias para aumentar a fidelização de seus clientes e, ainda elevar sua penetração de mercado. Dentro da problemática que é: quais as estratégias de marketing e posicionamento de um escritório de advocacia para retomar o que crescimento no mercado, o objetivo geral é investigar as principais práticas de marketing adotadas por um escritório de advocacia com intuito de retomar o crescimento de mercado. A metodologia utilizada foi qualitativa, através de um estudo de caso, de acordo com o ranking Análise Advocacia 500, publicado anualmente. Os resultados revelam que: i) em um cenário dinâmico de mudanças rápidas é necessário acompanhar as tendências de mercado, referente às formas de atendimento ao cliente e as necessidades do mesmo; ii) buscar diversificações no ramo de atuação é fundamental, ou seja, não ser um especialista em somente um ramo do direito; iii) olhar para o mercado em um espaço mais abrangente do que atua, visando captar novos clientes; iv) buscar a inovação em serviços jurídicos e parcerias é algo que gera resultados positivos; v) desenvolver os profissionais e adotar formas de remuneração justa é fundamental para reter os colaboradores; vi) explorar todas as possibilidades de marketing que o Código de Ética da OAB e o Estatuto prevê é um diferencial para captação de novos clientes e solidificação da marca. Escritórios e advogados que adotaram políticas semelhantes tiveram mais êxito e crescimento no seu faturamento.
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