MARKETING JURÍDICO E POSICIONAMENTO: O CASO DE UM ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração de Roraima - RARR |
Texto Completo: | https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/5284 |
Resumo: | Os advogados e escritórios de advocacia precisam pensar em estratégias para aumentar a fidelização de seus clientes e, ainda elevar sua penetração de mercado. Dentro da problemática que é: quais as estratégias de marketing e posicionamento de um escritório de advocacia para retomar o que crescimento no mercado, o objetivo geral é investigar as principais práticas de marketing adotadas por um escritório de advocacia com intuito de retomar o crescimento de mercado. A metodologia utilizada foi qualitativa, através de um estudo de caso, de acordo com o ranking Análise Advocacia 500, publicado anualmente. Os resultados revelam que: i) em um cenário dinâmico de mudanças rápidas é necessário acompanhar as tendências de mercado, referente às formas de atendimento ao cliente e as necessidades do mesmo; ii) buscar diversificações no ramo de atuação é fundamental, ou seja, não ser um especialista em somente um ramo do direito; iii) olhar para o mercado em um espaço mais abrangente do que atua, visando captar novos clientes; iv) buscar a inovação em serviços jurídicos e parcerias é algo que gera resultados positivos; v) desenvolver os profissionais e adotar formas de remuneração justa é fundamental para reter os colaboradores; vi) explorar todas as possibilidades de marketing que o Código de Ética da OAB e o Estatuto prevê é um diferencial para captação de novos clientes e solidificação da marca. Escritórios e advogados que adotaram políticas semelhantes tiveram mais êxito e crescimento no seu faturamento. |
id |
UFRR-2_a68119d94082469fc4bcb8e923630e88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.revista.ufrr.br:article/5284 |
network_acronym_str |
UFRR-2 |
network_name_str |
Revista de Administração de Roraima - RARR |
repository_id_str |
|
spelling |
MARKETING JURÍDICO E POSICIONAMENTO: O CASO DE UM ESCRITÓRIO DE ADVOCACIAOs advogados e escritórios de advocacia precisam pensar em estratégias para aumentar a fidelização de seus clientes e, ainda elevar sua penetração de mercado. Dentro da problemática que é: quais as estratégias de marketing e posicionamento de um escritório de advocacia para retomar o que crescimento no mercado, o objetivo geral é investigar as principais práticas de marketing adotadas por um escritório de advocacia com intuito de retomar o crescimento de mercado. A metodologia utilizada foi qualitativa, através de um estudo de caso, de acordo com o ranking Análise Advocacia 500, publicado anualmente. Os resultados revelam que: i) em um cenário dinâmico de mudanças rápidas é necessário acompanhar as tendências de mercado, referente às formas de atendimento ao cliente e as necessidades do mesmo; ii) buscar diversificações no ramo de atuação é fundamental, ou seja, não ser um especialista em somente um ramo do direito; iii) olhar para o mercado em um espaço mais abrangente do que atua, visando captar novos clientes; iv) buscar a inovação em serviços jurídicos e parcerias é algo que gera resultados positivos; v) desenvolver os profissionais e adotar formas de remuneração justa é fundamental para reter os colaboradores; vi) explorar todas as possibilidades de marketing que o Código de Ética da OAB e o Estatuto prevê é um diferencial para captação de novos clientes e solidificação da marca. Escritórios e advogados que adotaram políticas semelhantes tiveram mais êxito e crescimento no seu faturamento.Universidade Federal de Roraima2023-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAdPapplication/pdfhttps://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/5284Journal of Management of Roraima-RARR; Vol. 13 No. 1 (2023)Revista Administración de Roraima (RARR); Vol. 13 Núm. 1 (2023)Revista de Administração de Roraima - RARR; v. 13 n. 1 (2023)2237-8057reponame:Revista de Administração de Roraima - RARRinstname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttps://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/5284/3825Copyright (c) 2023 Revista de Administração de Roraima - RARRhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFornel, Jean Carlos FerreiraPereira, Virgílio ElielPenedo, Antonio Sergio Torres2023-06-28T13:45:23Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/5284Revistahttps://revista.ufrr.br/index.php/adminrr/PUBhttps://revista.ufrr.br/adminrr/oairarr.ufrr@gmail.com||emersonclaytonarantes@gmail.com2237-80572237-8057opendoar:2023-06-28T13:45:23Revista de Administração de Roraima - RARR - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MARKETING JURÍDICO E POSICIONAMENTO: O CASO DE UM ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA |
title |
MARKETING JURÍDICO E POSICIONAMENTO: O CASO DE UM ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA |
spellingShingle |
MARKETING JURÍDICO E POSICIONAMENTO: O CASO DE UM ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA Fornel, Jean Carlos Ferreira |
title_short |
MARKETING JURÍDICO E POSICIONAMENTO: O CASO DE UM ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA |
title_full |
MARKETING JURÍDICO E POSICIONAMENTO: O CASO DE UM ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA |
title_fullStr |
MARKETING JURÍDICO E POSICIONAMENTO: O CASO DE UM ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA |
title_full_unstemmed |
MARKETING JURÍDICO E POSICIONAMENTO: O CASO DE UM ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA |
title_sort |
MARKETING JURÍDICO E POSICIONAMENTO: O CASO DE UM ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA |
author |
Fornel, Jean Carlos Ferreira |
author_facet |
Fornel, Jean Carlos Ferreira Pereira, Virgílio Eliel Penedo, Antonio Sergio Torres |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Virgílio Eliel Penedo, Antonio Sergio Torres |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fornel, Jean Carlos Ferreira Pereira, Virgílio Eliel Penedo, Antonio Sergio Torres |
description |
Os advogados e escritórios de advocacia precisam pensar em estratégias para aumentar a fidelização de seus clientes e, ainda elevar sua penetração de mercado. Dentro da problemática que é: quais as estratégias de marketing e posicionamento de um escritório de advocacia para retomar o que crescimento no mercado, o objetivo geral é investigar as principais práticas de marketing adotadas por um escritório de advocacia com intuito de retomar o crescimento de mercado. A metodologia utilizada foi qualitativa, através de um estudo de caso, de acordo com o ranking Análise Advocacia 500, publicado anualmente. Os resultados revelam que: i) em um cenário dinâmico de mudanças rápidas é necessário acompanhar as tendências de mercado, referente às formas de atendimento ao cliente e as necessidades do mesmo; ii) buscar diversificações no ramo de atuação é fundamental, ou seja, não ser um especialista em somente um ramo do direito; iii) olhar para o mercado em um espaço mais abrangente do que atua, visando captar novos clientes; iv) buscar a inovação em serviços jurídicos e parcerias é algo que gera resultados positivos; v) desenvolver os profissionais e adotar formas de remuneração justa é fundamental para reter os colaboradores; vi) explorar todas as possibilidades de marketing que o Código de Ética da OAB e o Estatuto prevê é um diferencial para captação de novos clientes e solidificação da marca. Escritórios e advogados que adotaram políticas semelhantes tiveram mais êxito e crescimento no seu faturamento. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion AdP |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/5284 |
url |
https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/5284 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/5284/3825 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Administração de Roraima - RARR https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Administração de Roraima - RARR https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Roraima |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Roraima |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Management of Roraima-RARR; Vol. 13 No. 1 (2023) Revista Administración de Roraima (RARR); Vol. 13 Núm. 1 (2023) Revista de Administração de Roraima - RARR; v. 13 n. 1 (2023) 2237-8057 reponame:Revista de Administração de Roraima - RARR instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR) instacron:UFRR |
instname_str |
Universidade Federal de Roraima (UFRR) |
instacron_str |
UFRR |
institution |
UFRR |
reponame_str |
Revista de Administração de Roraima - RARR |
collection |
Revista de Administração de Roraima - RARR |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração de Roraima - RARR - Universidade Federal de Roraima (UFRR) |
repository.mail.fl_str_mv |
rarr.ufrr@gmail.com||emersonclaytonarantes@gmail.com |
_version_ |
1809277524247576576 |