O ENDOMARKETING E A SATISFAÇÃO NO TRABALHO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Severo, Eliana Andréa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Kemmerich, Elisandra, Guimarães, Julio Cesar Ferro de, Ribeiro, Rossana Parizotto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração de Roraima - RARR
Texto Completo: https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/5070
Resumo: O endomarketing trata-se de um instrumento de extrema importância para as organizações, pois com ele o colaborador pode fortalecer o relacionamento, compartilhar objetivos, sentir-se motivado e satisfeito com o seu ambiente de trabalho, para que ocorra o comprometimento no alcance de metas e objetivos organizacionais. O presente estudo tem como objetivo analisar a relação entre as ações de endomarketing e a satisfação no trabalho em uma Instituição de Ensino Superior (IES), localizada no norte do Rio grande do Sul. A metodologia utilizada tratou-se de duas fases distintas, porém, complementares. Na primeira etapa ocorreu uma pesquisa qualitativa e exploratória por meio de um grupo focal. Na segunda etapa realizou-se uma pesquisa quantitativa descritiva. Os resultados destacam que as práticas de endomarketing adotadas na IES apresentam índices significativos ligados à satisfação dos colaboradores, e que estes índices têm relação com as ações desenvolvidas.
id UFRR-2_fc5e4a6a08b0a4cc0e3947c855cc60a0
oai_identifier_str oai:oai.revista.ufrr.br:article/5070
network_acronym_str UFRR-2
network_name_str Revista de Administração de Roraima - RARR
repository_id_str
spelling O ENDOMARKETING E A SATISFAÇÃO NO TRABALHO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOREndomarketingComunicação InternaMotivaçãoInstituição de Ensino SuperiorO endomarketing trata-se de um instrumento de extrema importância para as organizações, pois com ele o colaborador pode fortalecer o relacionamento, compartilhar objetivos, sentir-se motivado e satisfeito com o seu ambiente de trabalho, para que ocorra o comprometimento no alcance de metas e objetivos organizacionais. O presente estudo tem como objetivo analisar a relação entre as ações de endomarketing e a satisfação no trabalho em uma Instituição de Ensino Superior (IES), localizada no norte do Rio grande do Sul. A metodologia utilizada tratou-se de duas fases distintas, porém, complementares. Na primeira etapa ocorreu uma pesquisa qualitativa e exploratória por meio de um grupo focal. Na segunda etapa realizou-se uma pesquisa quantitativa descritiva. Os resultados destacam que as práticas de endomarketing adotadas na IES apresentam índices significativos ligados à satisfação dos colaboradores, e que estes índices têm relação com as ações desenvolvidas.Universidade Federal de Roraima2020-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAdMapplication/pdfhttps://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/507010.18227/2237-8057rarr.v9i1.5070Journal of Management of Roraima-RARR; Vol. 9 No. 1 (2019); 116-134Revista Administración de Roraima (RARR); Vol. 9 Núm. 1 (2019); 116-134Revista de Administração de Roraima - RARR; v. 9 n. 1 (2019); 116-1342237-8057reponame:Revista de Administração de Roraima - RARRinstname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttps://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/5070/pdfCopyright (c) 2020 Revista de Administração de Roraima - RARRinfo:eu-repo/semantics/openAccessSevero, Eliana AndréaKemmerich, ElisandraGuimarães, Julio Cesar Ferro deRibeiro, Rossana Parizotto2020-05-14T15:06:14Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/5070Revistahttps://revista.ufrr.br/index.php/adminrr/PUBhttps://revista.ufrr.br/adminrr/oairarr.ufrr@gmail.com||emersonclaytonarantes@gmail.com2237-80572237-8057opendoar:2020-05-14T15:06:14Revista de Administração de Roraima - RARR - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENDOMARKETING E A SATISFAÇÃO NO TRABALHO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
title O ENDOMARKETING E A SATISFAÇÃO NO TRABALHO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
spellingShingle O ENDOMARKETING E A SATISFAÇÃO NO TRABALHO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
Severo, Eliana Andréa
Endomarketing
Comunicação Interna
Motivação
Instituição de Ensino Superior
title_short O ENDOMARKETING E A SATISFAÇÃO NO TRABALHO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
title_full O ENDOMARKETING E A SATISFAÇÃO NO TRABALHO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
title_fullStr O ENDOMARKETING E A SATISFAÇÃO NO TRABALHO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed O ENDOMARKETING E A SATISFAÇÃO NO TRABALHO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
title_sort O ENDOMARKETING E A SATISFAÇÃO NO TRABALHO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
author Severo, Eliana Andréa
author_facet Severo, Eliana Andréa
Kemmerich, Elisandra
Guimarães, Julio Cesar Ferro de
Ribeiro, Rossana Parizotto
author_role author
author2 Kemmerich, Elisandra
Guimarães, Julio Cesar Ferro de
Ribeiro, Rossana Parizotto
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Severo, Eliana Andréa
Kemmerich, Elisandra
Guimarães, Julio Cesar Ferro de
Ribeiro, Rossana Parizotto
dc.subject.por.fl_str_mv Endomarketing
Comunicação Interna
Motivação
Instituição de Ensino Superior
topic Endomarketing
Comunicação Interna
Motivação
Instituição de Ensino Superior
description O endomarketing trata-se de um instrumento de extrema importância para as organizações, pois com ele o colaborador pode fortalecer o relacionamento, compartilhar objetivos, sentir-se motivado e satisfeito com o seu ambiente de trabalho, para que ocorra o comprometimento no alcance de metas e objetivos organizacionais. O presente estudo tem como objetivo analisar a relação entre as ações de endomarketing e a satisfação no trabalho em uma Instituição de Ensino Superior (IES), localizada no norte do Rio grande do Sul. A metodologia utilizada tratou-se de duas fases distintas, porém, complementares. Na primeira etapa ocorreu uma pesquisa qualitativa e exploratória por meio de um grupo focal. Na segunda etapa realizou-se uma pesquisa quantitativa descritiva. Os resultados destacam que as práticas de endomarketing adotadas na IES apresentam índices significativos ligados à satisfação dos colaboradores, e que estes índices têm relação com as ações desenvolvidas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
AdM
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/5070
10.18227/2237-8057rarr.v9i1.5070
url https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/5070
identifier_str_mv 10.18227/2237-8057rarr.v9i1.5070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/adminrr/article/view/5070/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Administração de Roraima - RARR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Administração de Roraima - RARR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Management of Roraima-RARR; Vol. 9 No. 1 (2019); 116-134
Revista Administración de Roraima (RARR); Vol. 9 Núm. 1 (2019); 116-134
Revista de Administração de Roraima - RARR; v. 9 n. 1 (2019); 116-134
2237-8057
reponame:Revista de Administração de Roraima - RARR
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Revista de Administração de Roraima - RARR
collection Revista de Administração de Roraima - RARR
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração de Roraima - RARR - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv rarr.ufrr@gmail.com||emersonclaytonarantes@gmail.com
_version_ 1809277524231847936