ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: IMPORTÂNCIA E DESAFIOS (Literacy cartographic in teaching Geography in the early years of Elementary School: importance and challenges)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACHADO, José Roberto
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: DIAS, Fernanda Ferreira Passos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Geográfica (Online)
Texto Completo: http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/717
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo expor a importância da alfabetização cartográfica nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como os benefícios que ela traz para o desenvolvimento cognitivo da criança. Buscamos também, esclarecer aos professores a importância de ensinar cartografia para que os alunos tenham maior domínio dos conteúdos nos anos seguintes assim como seu maior desenvolvimento na sociedade. Paralelamente, mostramos por meio de gráficos como as escolas relacionam o ensino da Geografia com a Cartografia e se os professores estão preparados para o ensino da mesma. Por fim, apontamos a necessidade de se trabalhar com afinco os conteúdos cartográficos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, para desenvolvimento pleno da criança, além das dificuldades enfrentadas para seu ensino em salas de aula e a falta de base da maioria dos professores dos anos iniciais. Palavras-chave: criança; Geografia; cartografia; Ensino Fundamental. ABSTRACT That study has objective to expose the importance of cartographic literacy in the early years of Elementary School as well as the benefits it brings to the child’s cognitive development. It also seeks, to explain to teachers the importance of teaching cartographic for that students have greater content area in the next years, as well as, more development in society. Finally, point for the necessity to work hard contents cartographic in the early years of Elementary School for the full development of the child, the difficulties facing for your teaching in the classrooms, as well the failure of basis of the most teachers of early years. Keywords: child; Geography; cartographic; Elementary School. RESUMEN Ese trabajo tiene como objetivo exponer la importancia de la alfabetización cartográfica en los años iniciales de la Enseñanza Basica, bien como los beneficios que ella tras para el desarrollo cognitivo de niño. Buscamos también, esclarecer a los profesores la importancia de enseñar cartografía para que los alumnos tengan mayor dominio de los contenidos de los años siguientes así como, su mayor desarrollo en la sociedad. Paralelamente, mostramos por medio de gráficos como las escuelas relacionan la enseñanza de la geografía con la cartografía, y se los profesores están preparados para la enseñanza de la misma. Por fin, apuntaremos la necesidad de se trabajar con ahínco contenidos cartográficos en los años iniciales de la Enseñanza Basica para el pleno desarollo del niño, las dificultades enfrentadas para su enseñanza en las clases, y la ausencia del apoyo de la mayoría de los profesores de los años iniciales. Palabras clave: niño; Geografía; cartografía; Enseñanza Basica. DOI: 10.5654/actageo2013.0714.0010
id UFRR-3_13f93aac470786630a08f9de19f9d98e
oai_identifier_str oai:oai.revista.ufrr.br:article/717
network_acronym_str UFRR-3
network_name_str Acta Geográfica (Online)
repository_id_str
spelling ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: IMPORTÂNCIA E DESAFIOS (Literacy cartographic in teaching Geography in the early years of Elementary School: importance and challenges)Esse trabalho tem como objetivo expor a importância da alfabetização cartográfica nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como os benefícios que ela traz para o desenvolvimento cognitivo da criança. Buscamos também, esclarecer aos professores a importância de ensinar cartografia para que os alunos tenham maior domínio dos conteúdos nos anos seguintes assim como seu maior desenvolvimento na sociedade. Paralelamente, mostramos por meio de gráficos como as escolas relacionam o ensino da Geografia com a Cartografia e se os professores estão preparados para o ensino da mesma. Por fim, apontamos a necessidade de se trabalhar com afinco os conteúdos cartográficos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, para desenvolvimento pleno da criança, além das dificuldades enfrentadas para seu ensino em salas de aula e a falta de base da maioria dos professores dos anos iniciais. Palavras-chave: criança; Geografia; cartografia; Ensino Fundamental. ABSTRACT That study has objective to expose the importance of cartographic literacy in the early years of Elementary School as well as the benefits it brings to the child’s cognitive development. It also seeks, to explain to teachers the importance of teaching cartographic for that students have greater content area in the next years, as well as, more development in society. Finally, point for the necessity to work hard contents cartographic in the early years of Elementary School for the full development of the child, the difficulties facing for your teaching in the classrooms, as well the failure of basis of the most teachers of early years. Keywords: child; Geography; cartographic; Elementary School. RESUMEN Ese trabajo tiene como objetivo exponer la importancia de la alfabetización cartográfica en los años iniciales de la Enseñanza Basica, bien como los beneficios que ella tras para el desarrollo cognitivo de niño. Buscamos también, esclarecer a los profesores la importancia de enseñar cartografía para que los alumnos tengan mayor dominio de los contenidos de los años siguientes así como, su mayor desarrollo en la sociedad. Paralelamente, mostramos por medio de gráficos como las escuelas relacionan la enseñanza de la geografía con la cartografía, y se los profesores están preparados para la enseñanza de la misma. Por fin, apuntaremos la necesidad de se trabajar con ahínco contenidos cartográficos en los años iniciales de la Enseñanza Basica para el pleno desarollo del niño, las dificultades enfrentadas para su enseñanza en las clases, y la ausencia del apoyo de la mayoría de los profesores de los años iniciales. Palabras clave: niño; Geografía; cartografía; Enseñanza Basica. DOI: 10.5654/actageo2013.0714.0010Universidade Federal de Roraima2013-04-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/71710.5654/acta.v7i14.717ACTA GEOGRÁFICA; v. 7 n. 14 (2013): jan./abr.; 153-1732177-43071980-5772reponame:Acta Geográfica (Online)instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/717/1000MACHADO, José RobertoDIAS, Fernanda Ferreira Passosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-06T16:55:05Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/717Revistahttps://revista.ufrr.br/actageoPUBhttp://revista.ufrr.br/index.php/actageo/oai||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com2177-43071980-5772opendoar:2013-05-06T16:55:05Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: IMPORTÂNCIA E DESAFIOS (Literacy cartographic in teaching Geography in the early years of Elementary School: importance and challenges)
title ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: IMPORTÂNCIA E DESAFIOS (Literacy cartographic in teaching Geography in the early years of Elementary School: importance and challenges)
spellingShingle ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: IMPORTÂNCIA E DESAFIOS (Literacy cartographic in teaching Geography in the early years of Elementary School: importance and challenges)
MACHADO, José Roberto
title_short ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: IMPORTÂNCIA E DESAFIOS (Literacy cartographic in teaching Geography in the early years of Elementary School: importance and challenges)
title_full ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: IMPORTÂNCIA E DESAFIOS (Literacy cartographic in teaching Geography in the early years of Elementary School: importance and challenges)
title_fullStr ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: IMPORTÂNCIA E DESAFIOS (Literacy cartographic in teaching Geography in the early years of Elementary School: importance and challenges)
title_full_unstemmed ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: IMPORTÂNCIA E DESAFIOS (Literacy cartographic in teaching Geography in the early years of Elementary School: importance and challenges)
title_sort ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: IMPORTÂNCIA E DESAFIOS (Literacy cartographic in teaching Geography in the early years of Elementary School: importance and challenges)
author MACHADO, José Roberto
author_facet MACHADO, José Roberto
DIAS, Fernanda Ferreira Passos
author_role author
author2 DIAS, Fernanda Ferreira Passos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MACHADO, José Roberto
DIAS, Fernanda Ferreira Passos
description Esse trabalho tem como objetivo expor a importância da alfabetização cartográfica nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como os benefícios que ela traz para o desenvolvimento cognitivo da criança. Buscamos também, esclarecer aos professores a importância de ensinar cartografia para que os alunos tenham maior domínio dos conteúdos nos anos seguintes assim como seu maior desenvolvimento na sociedade. Paralelamente, mostramos por meio de gráficos como as escolas relacionam o ensino da Geografia com a Cartografia e se os professores estão preparados para o ensino da mesma. Por fim, apontamos a necessidade de se trabalhar com afinco os conteúdos cartográficos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, para desenvolvimento pleno da criança, além das dificuldades enfrentadas para seu ensino em salas de aula e a falta de base da maioria dos professores dos anos iniciais. Palavras-chave: criança; Geografia; cartografia; Ensino Fundamental. ABSTRACT That study has objective to expose the importance of cartographic literacy in the early years of Elementary School as well as the benefits it brings to the child’s cognitive development. It also seeks, to explain to teachers the importance of teaching cartographic for that students have greater content area in the next years, as well as, more development in society. Finally, point for the necessity to work hard contents cartographic in the early years of Elementary School for the full development of the child, the difficulties facing for your teaching in the classrooms, as well the failure of basis of the most teachers of early years. Keywords: child; Geography; cartographic; Elementary School. RESUMEN Ese trabajo tiene como objetivo exponer la importancia de la alfabetización cartográfica en los años iniciales de la Enseñanza Basica, bien como los beneficios que ella tras para el desarrollo cognitivo de niño. Buscamos también, esclarecer a los profesores la importancia de enseñar cartografía para que los alumnos tengan mayor dominio de los contenidos de los años siguientes así como, su mayor desarrollo en la sociedad. Paralelamente, mostramos por medio de gráficos como las escuelas relacionan la enseñanza de la geografía con la cartografía, y se los profesores están preparados para la enseñanza de la misma. Por fin, apuntaremos la necesidad de se trabajar con ahínco contenidos cartográficos en los años iniciales de la Enseñanza Basica para el pleno desarollo del niño, las dificultades enfrentadas para su enseñanza en las clases, y la ausencia del apoyo de la mayoría de los profesores de los años iniciales. Palabras clave: niño; Geografía; cartografía; Enseñanza Basica. DOI: 10.5654/actageo2013.0714.0010
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/717
10.5654/acta.v7i14.717
url http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/717
identifier_str_mv 10.5654/acta.v7i14.717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/717/1000
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
dc.source.none.fl_str_mv ACTA GEOGRÁFICA; v. 7 n. 14 (2013): jan./abr.; 153-173
2177-4307
1980-5772
reponame:Acta Geográfica (Online)
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Acta Geográfica (Online)
collection Acta Geográfica (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv ||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com
_version_ 1799769935490056192