CONSCIÊNCIA E MEDIAÇÃO DOS CONCEITOS GEOGRÁFICOS PELOS DOCENTES
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2018 |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Acta Geográfica (Online) |
Download full: | http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4770 |
Summary: | O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a importância da consciência e da mediação dos professores de Geografia a partir dos conceitos geográficos. Este estudo é parte a tese do doutorado defendida em 2012, ao se trabalhar com sete professores dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, se discutiu o processo de consciência que acontece a partir do momento no ato de ensinar a disciplina geografia e a forma como há a materialização dos conceitos e conteúdos na sala de aula. Para tanto, há um outro elemento que é fundamental na compreensão da disciplina, a mediação do conhecimento que está associada ao construir meios, maneira, modo de desenvolver estratégias que promovam a aprendizagem dos estudantes. Assim, pensar a mediação requer compreender os conceitos trabalhados pelos docentes em sala de aula e o papel deles. Como metodologia de pesquisa foi trabalhar a etnografia escolar tendo como instrumento de pesquisa neste artigo o questionário respondido pelos docentes. Os conceitos geográficos são parte da formação do estudante para a leitura de mundo, sendo assim, os resultados da pesquisa mostram a importância que os docentes estabelecem na construção de uma educação geográfica que visa a leitura dos fenômenos, fatos e conteúdos geográficos necessários para formar geograficamente os estudantes. |
id |
UFRR-3_3be64145ca4fab65c0547faa94979e11 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.revista.ufrr.br:article/4770 |
network_acronym_str |
UFRR-3 |
network_name_str |
Acta Geográfica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONSCIÊNCIA E MEDIAÇÃO DOS CONCEITOS GEOGRÁFICOS PELOS DOCENTESConsciênciaMediaçãoConceitosEnsino de Geografia.O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a importância da consciência e da mediação dos professores de Geografia a partir dos conceitos geográficos. Este estudo é parte a tese do doutorado defendida em 2012, ao se trabalhar com sete professores dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, se discutiu o processo de consciência que acontece a partir do momento no ato de ensinar a disciplina geografia e a forma como há a materialização dos conceitos e conteúdos na sala de aula. Para tanto, há um outro elemento que é fundamental na compreensão da disciplina, a mediação do conhecimento que está associada ao construir meios, maneira, modo de desenvolver estratégias que promovam a aprendizagem dos estudantes. Assim, pensar a mediação requer compreender os conceitos trabalhados pelos docentes em sala de aula e o papel deles. Como metodologia de pesquisa foi trabalhar a etnografia escolar tendo como instrumento de pesquisa neste artigo o questionário respondido pelos docentes. Os conceitos geográficos são parte da formação do estudante para a leitura de mundo, sendo assim, os resultados da pesquisa mostram a importância que os docentes estabelecem na construção de uma educação geográfica que visa a leitura dos fenômenos, fatos e conteúdos geográficos necessários para formar geograficamente os estudantes.Universidade Federal de Roraima2018-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/477010.18227/2177-4307.acta.v11iee.4770ACTA GEOGRÁFICA; 2017: Edição Especial: Ensino de Geografia; 32-482177-43071980-5772reponame:Acta Geográfica (Online)instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4770/2412Copyright (c) 2018 ACTA GEOGRÁFICAhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSacramento, Ana Claudia Ramos2022-11-16T19:12:15Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/4770Revistahttps://revista.ufrr.br/actageoPUBhttp://revista.ufrr.br/index.php/actageo/oai||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com2177-43071980-5772opendoar:2022-11-16T19:12:15Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONSCIÊNCIA E MEDIAÇÃO DOS CONCEITOS GEOGRÁFICOS PELOS DOCENTES |
title |
CONSCIÊNCIA E MEDIAÇÃO DOS CONCEITOS GEOGRÁFICOS PELOS DOCENTES |
spellingShingle |
CONSCIÊNCIA E MEDIAÇÃO DOS CONCEITOS GEOGRÁFICOS PELOS DOCENTES Sacramento, Ana Claudia Ramos Consciência Mediação Conceitos Ensino de Geografia. |
title_short |
CONSCIÊNCIA E MEDIAÇÃO DOS CONCEITOS GEOGRÁFICOS PELOS DOCENTES |
title_full |
CONSCIÊNCIA E MEDIAÇÃO DOS CONCEITOS GEOGRÁFICOS PELOS DOCENTES |
title_fullStr |
CONSCIÊNCIA E MEDIAÇÃO DOS CONCEITOS GEOGRÁFICOS PELOS DOCENTES |
title_full_unstemmed |
CONSCIÊNCIA E MEDIAÇÃO DOS CONCEITOS GEOGRÁFICOS PELOS DOCENTES |
title_sort |
CONSCIÊNCIA E MEDIAÇÃO DOS CONCEITOS GEOGRÁFICOS PELOS DOCENTES |
author |
Sacramento, Ana Claudia Ramos |
author_facet |
Sacramento, Ana Claudia Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sacramento, Ana Claudia Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consciência Mediação Conceitos Ensino de Geografia. |
topic |
Consciência Mediação Conceitos Ensino de Geografia. |
description |
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a importância da consciência e da mediação dos professores de Geografia a partir dos conceitos geográficos. Este estudo é parte a tese do doutorado defendida em 2012, ao se trabalhar com sete professores dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, se discutiu o processo de consciência que acontece a partir do momento no ato de ensinar a disciplina geografia e a forma como há a materialização dos conceitos e conteúdos na sala de aula. Para tanto, há um outro elemento que é fundamental na compreensão da disciplina, a mediação do conhecimento que está associada ao construir meios, maneira, modo de desenvolver estratégias que promovam a aprendizagem dos estudantes. Assim, pensar a mediação requer compreender os conceitos trabalhados pelos docentes em sala de aula e o papel deles. Como metodologia de pesquisa foi trabalhar a etnografia escolar tendo como instrumento de pesquisa neste artigo o questionário respondido pelos docentes. Os conceitos geográficos são parte da formação do estudante para a leitura de mundo, sendo assim, os resultados da pesquisa mostram a importância que os docentes estabelecem na construção de uma educação geográfica que visa a leitura dos fenômenos, fatos e conteúdos geográficos necessários para formar geograficamente os estudantes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4770 10.18227/2177-4307.acta.v11iee.4770 |
url |
http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4770 |
identifier_str_mv |
10.18227/2177-4307.acta.v11iee.4770 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4770/2412 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ACTA GEOGRÁFICA https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ACTA GEOGRÁFICA https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Roraima |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Roraima |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTA GEOGRÁFICA; 2017: Edição Especial: Ensino de Geografia; 32-48 2177-4307 1980-5772 reponame:Acta Geográfica (Online) instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR) instacron:UFRR |
instname_str |
Universidade Federal de Roraima (UFRR) |
instacron_str |
UFRR |
institution |
UFRR |
reponame_str |
Acta Geográfica (Online) |
collection |
Acta Geográfica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com |
_version_ |
1799769937061871616 |