A EDUCAÇÃO DO CAMPO, AS DISPUTAS TERRITORIAS E O PRONERA: O ESTUDO DE CASO DO CEGEO (The education of the countryside, territorial disputes and the PRONERA: the case study of the CEGeo)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAMACHO, Rodrigo Simão
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Geográfica (Online)
Texto Completo: http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/1972
Resumo: A Educação do Campo é o resultado da luta do campesinato, bem como, dialeticamente, é um dos instrumentos de sua luta. Ela é construída como uma forma de resistência cultural e política do campesinato frente à territorialização capitalista no campo. No território das políticas públicas de Educação do Campo, temos o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. Este programa tem como objetivo a construção de uma educação adequada à lógica do trabalho e da cultura nos territórios camponeses em busca de outra forma de desenvolvimento. A experiência de Educação do Campo do PRONERA analisado em nossa pesquisa foi a do Curso Especial de Graduação em Geografia - CEGeo (convênio INCRA/PRONERA/UNESP/ENFF). Palavras-chave: educação do campo; PRONERA; CEGeo; território. ABSTRACT The Education of the Countryside is the result of the struggle of the peasantry and, dialectically, is one of the instruments of his struggle. It is constructed as a form of cultural and politics resistance of the peasantry because of the capitalist territorialisation in the countryside. In the territory of public politics of Education of the Countryside, we have the Program National of Education in Agrarian Reform - PRONERA. This program aims at build of the one education adequate the logic of the work and of the culture in the territories peasants in search of another form of development. The experience of Education of the Countryside of the PRONERA analyzed in our study was the Special Course Undergraduate in Geography - CEGeo (Partnership INCRA / PRONERA / UNESP / ENFF). Keywords: Education of the Countryside; PRONERA; CEGeo; Territory. RESUMEN La Educación del Campo es el resultado de la lucha de los campesinos y, dialécticamente, es una de las herramientas de su lucha. Ella es construida como una forma de resistencia cultural y política de los campesinos teniendo en cuenta la territorialización capitalista en el campo. En el territorio de las políticas públicas de Educación del Campo, tenemos el Programa Nacional de Educación en la Reforma Agraria - PRONERA. Este programa tiene como objetivo la construcción de una educación adecuada la lógica del trabajo y de la cultura en los territorios campesinos en busca de otra forma de desarrollo. La experiencia de la Educación del Campo del PRONERA analizado en nuestro estudio fue el Curso Especial de Graduación en Geografía - CEGeo (Pacto INCRA / PRONERA / UNESP / ENFF). Palabras clave: Educación del Campo; PRONERA; CEGeo; Territorio. DOI: 10.5654/actageo2013.0003.0011
id UFRR-3_71cc66c6c8df700224b41b8baf04c683
oai_identifier_str oai:oai.revista.ufrr.br:article/1972
network_acronym_str UFRR-3
network_name_str Acta Geográfica (Online)
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO DO CAMPO, AS DISPUTAS TERRITORIAS E O PRONERA: O ESTUDO DE CASO DO CEGEO (The education of the countryside, territorial disputes and the PRONERA: the case study of the CEGeo)A Educação do Campo é o resultado da luta do campesinato, bem como, dialeticamente, é um dos instrumentos de sua luta. Ela é construída como uma forma de resistência cultural e política do campesinato frente à territorialização capitalista no campo. No território das políticas públicas de Educação do Campo, temos o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. Este programa tem como objetivo a construção de uma educação adequada à lógica do trabalho e da cultura nos territórios camponeses em busca de outra forma de desenvolvimento. A experiência de Educação do Campo do PRONERA analisado em nossa pesquisa foi a do Curso Especial de Graduação em Geografia - CEGeo (convênio INCRA/PRONERA/UNESP/ENFF). Palavras-chave: educação do campo; PRONERA; CEGeo; território. ABSTRACT The Education of the Countryside is the result of the struggle of the peasantry and, dialectically, is one of the instruments of his struggle. It is constructed as a form of cultural and politics resistance of the peasantry because of the capitalist territorialisation in the countryside. In the territory of public politics of Education of the Countryside, we have the Program National of Education in Agrarian Reform - PRONERA. This program aims at build of the one education adequate the logic of the work and of the culture in the territories peasants in search of another form of development. The experience of Education of the Countryside of the PRONERA analyzed in our study was the Special Course Undergraduate in Geography - CEGeo (Partnership INCRA / PRONERA / UNESP / ENFF). Keywords: Education of the Countryside; PRONERA; CEGeo; Territory. RESUMEN La Educación del Campo es el resultado de la lucha de los campesinos y, dialécticamente, es una de las herramientas de su lucha. Ella es construida como una forma de resistencia cultural y política de los campesinos teniendo en cuenta la territorialización capitalista en el campo. En el territorio de las políticas públicas de Educación del Campo, tenemos el Programa Nacional de Educación en la Reforma Agraria - PRONERA. Este programa tiene como objetivo la construcción de una educación adecuada la lógica del trabajo y de la cultura en los territorios campesinos en busca de otra forma de desarrollo. La experiencia de la Educación del Campo del PRONERA analizado en nuestro estudio fue el Curso Especial de Graduación en Geografía - CEGeo (Pacto INCRA / PRONERA / UNESP / ENFF). Palabras clave: Educación del Campo; PRONERA; CEGeo; Territorio. DOI: 10.5654/actageo2013.0003.0011Universidade Federal de Roraima2014-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/1972ACTA GEOGRÁFICA; 2013: Edição Especial “Geografia Agrária”; 207-2202177-43071980-5772reponame:Acta Geográfica (Online)instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/1972/1249CAMACHO, Rodrigo Simãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-31T00:49:39Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/1972Revistahttps://revista.ufrr.br/actageoPUBhttp://revista.ufrr.br/index.php/actageo/oai||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com2177-43071980-5772opendoar:2014-03-31T00:49:39Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO DO CAMPO, AS DISPUTAS TERRITORIAS E O PRONERA: O ESTUDO DE CASO DO CEGEO (The education of the countryside, territorial disputes and the PRONERA: the case study of the CEGeo)
title A EDUCAÇÃO DO CAMPO, AS DISPUTAS TERRITORIAS E O PRONERA: O ESTUDO DE CASO DO CEGEO (The education of the countryside, territorial disputes and the PRONERA: the case study of the CEGeo)
spellingShingle A EDUCAÇÃO DO CAMPO, AS DISPUTAS TERRITORIAS E O PRONERA: O ESTUDO DE CASO DO CEGEO (The education of the countryside, territorial disputes and the PRONERA: the case study of the CEGeo)
CAMACHO, Rodrigo Simão
title_short A EDUCAÇÃO DO CAMPO, AS DISPUTAS TERRITORIAS E O PRONERA: O ESTUDO DE CASO DO CEGEO (The education of the countryside, territorial disputes and the PRONERA: the case study of the CEGeo)
title_full A EDUCAÇÃO DO CAMPO, AS DISPUTAS TERRITORIAS E O PRONERA: O ESTUDO DE CASO DO CEGEO (The education of the countryside, territorial disputes and the PRONERA: the case study of the CEGeo)
title_fullStr A EDUCAÇÃO DO CAMPO, AS DISPUTAS TERRITORIAS E O PRONERA: O ESTUDO DE CASO DO CEGEO (The education of the countryside, territorial disputes and the PRONERA: the case study of the CEGeo)
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO DO CAMPO, AS DISPUTAS TERRITORIAS E O PRONERA: O ESTUDO DE CASO DO CEGEO (The education of the countryside, territorial disputes and the PRONERA: the case study of the CEGeo)
title_sort A EDUCAÇÃO DO CAMPO, AS DISPUTAS TERRITORIAS E O PRONERA: O ESTUDO DE CASO DO CEGEO (The education of the countryside, territorial disputes and the PRONERA: the case study of the CEGeo)
author CAMACHO, Rodrigo Simão
author_facet CAMACHO, Rodrigo Simão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CAMACHO, Rodrigo Simão
description A Educação do Campo é o resultado da luta do campesinato, bem como, dialeticamente, é um dos instrumentos de sua luta. Ela é construída como uma forma de resistência cultural e política do campesinato frente à territorialização capitalista no campo. No território das políticas públicas de Educação do Campo, temos o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. Este programa tem como objetivo a construção de uma educação adequada à lógica do trabalho e da cultura nos territórios camponeses em busca de outra forma de desenvolvimento. A experiência de Educação do Campo do PRONERA analisado em nossa pesquisa foi a do Curso Especial de Graduação em Geografia - CEGeo (convênio INCRA/PRONERA/UNESP/ENFF). Palavras-chave: educação do campo; PRONERA; CEGeo; território. ABSTRACT The Education of the Countryside is the result of the struggle of the peasantry and, dialectically, is one of the instruments of his struggle. It is constructed as a form of cultural and politics resistance of the peasantry because of the capitalist territorialisation in the countryside. In the territory of public politics of Education of the Countryside, we have the Program National of Education in Agrarian Reform - PRONERA. This program aims at build of the one education adequate the logic of the work and of the culture in the territories peasants in search of another form of development. The experience of Education of the Countryside of the PRONERA analyzed in our study was the Special Course Undergraduate in Geography - CEGeo (Partnership INCRA / PRONERA / UNESP / ENFF). Keywords: Education of the Countryside; PRONERA; CEGeo; Territory. RESUMEN La Educación del Campo es el resultado de la lucha de los campesinos y, dialécticamente, es una de las herramientas de su lucha. Ella es construida como una forma de resistencia cultural y política de los campesinos teniendo en cuenta la territorialización capitalista en el campo. En el territorio de las políticas públicas de Educación del Campo, tenemos el Programa Nacional de Educación en la Reforma Agraria - PRONERA. Este programa tiene como objetivo la construcción de una educación adecuada la lógica del trabajo y de la cultura en los territorios campesinos en busca de otra forma de desarrollo. La experiencia de la Educación del Campo del PRONERA analizado en nuestro estudio fue el Curso Especial de Graduación en Geografía - CEGeo (Pacto INCRA / PRONERA / UNESP / ENFF). Palabras clave: Educación del Campo; PRONERA; CEGeo; Territorio. DOI: 10.5654/actageo2013.0003.0011
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/1972
url http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/1972
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/1972/1249
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
dc.source.none.fl_str_mv ACTA GEOGRÁFICA; 2013: Edição Especial “Geografia Agrária”; 207-220
2177-4307
1980-5772
reponame:Acta Geográfica (Online)
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Acta Geográfica (Online)
collection Acta Geográfica (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv ||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com
_version_ 1799769936102424576