POR UMA GEOMORFOLOGIA SOCIALMENTE SIGNIFICATIVA NA GEOGRAFIA ESCOLAR: UMA CONTRIBUIÇÃO A PARTIR DE CONCEITOS FUNDANTES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Acta Geográfica (Online) |
Texto Completo: | http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4780 |
Resumo: | Neste texto abordamos limites e possibilidades na relação entre os conhecimentos geomorfológicos, especificamente os processos e as formas de relevo, em interpretações geográficas. Inicialmente tratamos dos conceitos estruturadores e estruturantes da Geomorfologia e da Geografia, com o fim de apontarmos distanciamentos e aproximações entre essas duas áreas do conhecimento. A proposição desse debate se justifica como fundamentação do que abordaremos no tópico seguinte: quando e como a incorporação do componente espacial relevo se faz relevante nas práticas pedagógicas da educação básica. Por fim, buscamos ilustrar o debate esboçando uma possibilidade para a apropriação do relevo em um estudo que contemple a análise da espacialidade de um fenômeno e não o estudo isolado de um componente espacial. |
id |
UFRR-3_8c86711916dfbca2a956402f53496871 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.revista.ufrr.br:article/4780 |
network_acronym_str |
UFRR-3 |
network_name_str |
Acta Geográfica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
POR UMA GEOMORFOLOGIA SOCIALMENTE SIGNIFICATIVA NA GEOGRAFIA ESCOLAR: UMA CONTRIBUIÇÃO A PARTIR DE CONCEITOS FUNDANTESEspacialidade do FenômenoConhecimentos GeográficosConhecimentos GeomorfológicosGeografia EscolarNeste texto abordamos limites e possibilidades na relação entre os conhecimentos geomorfológicos, especificamente os processos e as formas de relevo, em interpretações geográficas. Inicialmente tratamos dos conceitos estruturadores e estruturantes da Geomorfologia e da Geografia, com o fim de apontarmos distanciamentos e aproximações entre essas duas áreas do conhecimento. A proposição desse debate se justifica como fundamentação do que abordaremos no tópico seguinte: quando e como a incorporação do componente espacial relevo se faz relevante nas práticas pedagógicas da educação básica. Por fim, buscamos ilustrar o debate esboçando uma possibilidade para a apropriação do relevo em um estudo que contemple a análise da espacialidade de um fenômeno e não o estudo isolado de um componente espacial.Universidade Federal de Roraima2018-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/478010.18227/2177-4307.acta.v11iee.4780ACTA GEOGRÁFICA; 2017: Edição Especial: Ensino de Geografia; 179-1952177-43071980-5772reponame:Acta Geográfica (Online)instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4780/2421Copyright (c) 2018 ACTA GEOGRÁFICAhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAscenção, Valéria de Oliveira RoqueValadão, Roberto Célio2022-11-16T19:13:49Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/4780Revistahttps://revista.ufrr.br/actageoPUBhttp://revista.ufrr.br/index.php/actageo/oai||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com2177-43071980-5772opendoar:2022-11-16T19:13:49Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POR UMA GEOMORFOLOGIA SOCIALMENTE SIGNIFICATIVA NA GEOGRAFIA ESCOLAR: UMA CONTRIBUIÇÃO A PARTIR DE CONCEITOS FUNDANTES |
title |
POR UMA GEOMORFOLOGIA SOCIALMENTE SIGNIFICATIVA NA GEOGRAFIA ESCOLAR: UMA CONTRIBUIÇÃO A PARTIR DE CONCEITOS FUNDANTES |
spellingShingle |
POR UMA GEOMORFOLOGIA SOCIALMENTE SIGNIFICATIVA NA GEOGRAFIA ESCOLAR: UMA CONTRIBUIÇÃO A PARTIR DE CONCEITOS FUNDANTES Ascenção, Valéria de Oliveira Roque Espacialidade do Fenômeno Conhecimentos Geográficos Conhecimentos Geomorfológicos Geografia Escolar |
title_short |
POR UMA GEOMORFOLOGIA SOCIALMENTE SIGNIFICATIVA NA GEOGRAFIA ESCOLAR: UMA CONTRIBUIÇÃO A PARTIR DE CONCEITOS FUNDANTES |
title_full |
POR UMA GEOMORFOLOGIA SOCIALMENTE SIGNIFICATIVA NA GEOGRAFIA ESCOLAR: UMA CONTRIBUIÇÃO A PARTIR DE CONCEITOS FUNDANTES |
title_fullStr |
POR UMA GEOMORFOLOGIA SOCIALMENTE SIGNIFICATIVA NA GEOGRAFIA ESCOLAR: UMA CONTRIBUIÇÃO A PARTIR DE CONCEITOS FUNDANTES |
title_full_unstemmed |
POR UMA GEOMORFOLOGIA SOCIALMENTE SIGNIFICATIVA NA GEOGRAFIA ESCOLAR: UMA CONTRIBUIÇÃO A PARTIR DE CONCEITOS FUNDANTES |
title_sort |
POR UMA GEOMORFOLOGIA SOCIALMENTE SIGNIFICATIVA NA GEOGRAFIA ESCOLAR: UMA CONTRIBUIÇÃO A PARTIR DE CONCEITOS FUNDANTES |
author |
Ascenção, Valéria de Oliveira Roque |
author_facet |
Ascenção, Valéria de Oliveira Roque Valadão, Roberto Célio |
author_role |
author |
author2 |
Valadão, Roberto Célio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ascenção, Valéria de Oliveira Roque Valadão, Roberto Célio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Espacialidade do Fenômeno Conhecimentos Geográficos Conhecimentos Geomorfológicos Geografia Escolar |
topic |
Espacialidade do Fenômeno Conhecimentos Geográficos Conhecimentos Geomorfológicos Geografia Escolar |
description |
Neste texto abordamos limites e possibilidades na relação entre os conhecimentos geomorfológicos, especificamente os processos e as formas de relevo, em interpretações geográficas. Inicialmente tratamos dos conceitos estruturadores e estruturantes da Geomorfologia e da Geografia, com o fim de apontarmos distanciamentos e aproximações entre essas duas áreas do conhecimento. A proposição desse debate se justifica como fundamentação do que abordaremos no tópico seguinte: quando e como a incorporação do componente espacial relevo se faz relevante nas práticas pedagógicas da educação básica. Por fim, buscamos ilustrar o debate esboçando uma possibilidade para a apropriação do relevo em um estudo que contemple a análise da espacialidade de um fenômeno e não o estudo isolado de um componente espacial. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4780 10.18227/2177-4307.acta.v11iee.4780 |
url |
http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4780 |
identifier_str_mv |
10.18227/2177-4307.acta.v11iee.4780 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4780/2421 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ACTA GEOGRÁFICA https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ACTA GEOGRÁFICA https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Roraima |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Roraima |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTA GEOGRÁFICA; 2017: Edição Especial: Ensino de Geografia; 179-195 2177-4307 1980-5772 reponame:Acta Geográfica (Online) instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR) instacron:UFRR |
instname_str |
Universidade Federal de Roraima (UFRR) |
instacron_str |
UFRR |
institution |
UFRR |
reponame_str |
Acta Geográfica (Online) |
collection |
Acta Geográfica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com |
_version_ |
1799769937078648832 |