POR UMA GEOMORFOLOGIA SOCIALMENTE SIGNIFICATIVA NA GEOGRAFIA ESCOLAR: UMA CONTRIBUIÇÃO A PARTIR DE CONCEITOS FUNDANTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ascenção, Valéria de Oliveira Roque
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Valadão, Roberto Célio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Geográfica (Online)
Texto Completo: http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4780
Resumo: Neste texto abordamos limites e possibilidades na relação entre os conhecimentos geomorfológicos, especificamente os processos e as formas de relevo, em interpretações geográficas. Inicialmente tratamos dos conceitos estruturadores e estruturantes da Geomorfologia e da Geografia, com o fim de apontarmos distanciamentos e aproximações entre essas duas áreas do conhecimento. A proposição desse debate se justifica como fundamentação do que abordaremos no tópico seguinte: quando e como a incorporação do componente espacial relevo se faz relevante nas práticas pedagógicas da educação básica. Por fim, buscamos ilustrar o debate esboçando uma possibilidade para a apropriação do relevo em um estudo que contemple a análise da espacialidade de um fenômeno e não o estudo isolado de um componente espacial.
id UFRR-3_8c86711916dfbca2a956402f53496871
oai_identifier_str oai:oai.revista.ufrr.br:article/4780
network_acronym_str UFRR-3
network_name_str Acta Geográfica (Online)
repository_id_str
spelling POR UMA GEOMORFOLOGIA SOCIALMENTE SIGNIFICATIVA NA GEOGRAFIA ESCOLAR: UMA CONTRIBUIÇÃO A PARTIR DE CONCEITOS FUNDANTESEspacialidade do FenômenoConhecimentos GeográficosConhecimentos GeomorfológicosGeografia EscolarNeste texto abordamos limites e possibilidades na relação entre os conhecimentos geomorfológicos, especificamente os processos e as formas de relevo, em interpretações geográficas. Inicialmente tratamos dos conceitos estruturadores e estruturantes da Geomorfologia e da Geografia, com o fim de apontarmos distanciamentos e aproximações entre essas duas áreas do conhecimento. A proposição desse debate se justifica como fundamentação do que abordaremos no tópico seguinte: quando e como a incorporação do componente espacial relevo se faz relevante nas práticas pedagógicas da educação básica. Por fim, buscamos ilustrar o debate esboçando uma possibilidade para a apropriação do relevo em um estudo que contemple a análise da espacialidade de um fenômeno e não o estudo isolado de um componente espacial.Universidade Federal de Roraima2018-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/478010.18227/2177-4307.acta.v11iee.4780ACTA GEOGRÁFICA; 2017: Edição Especial: Ensino de Geografia; 179-1952177-43071980-5772reponame:Acta Geográfica (Online)instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4780/2421Copyright (c) 2018 ACTA GEOGRÁFICAhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAscenção, Valéria de Oliveira RoqueValadão, Roberto Célio2022-11-16T19:13:49Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/4780Revistahttps://revista.ufrr.br/actageoPUBhttp://revista.ufrr.br/index.php/actageo/oai||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com2177-43071980-5772opendoar:2022-11-16T19:13:49Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv POR UMA GEOMORFOLOGIA SOCIALMENTE SIGNIFICATIVA NA GEOGRAFIA ESCOLAR: UMA CONTRIBUIÇÃO A PARTIR DE CONCEITOS FUNDANTES
title POR UMA GEOMORFOLOGIA SOCIALMENTE SIGNIFICATIVA NA GEOGRAFIA ESCOLAR: UMA CONTRIBUIÇÃO A PARTIR DE CONCEITOS FUNDANTES
spellingShingle POR UMA GEOMORFOLOGIA SOCIALMENTE SIGNIFICATIVA NA GEOGRAFIA ESCOLAR: UMA CONTRIBUIÇÃO A PARTIR DE CONCEITOS FUNDANTES
Ascenção, Valéria de Oliveira Roque
Espacialidade do Fenômeno
Conhecimentos Geográficos
Conhecimentos Geomorfológicos
Geografia Escolar
title_short POR UMA GEOMORFOLOGIA SOCIALMENTE SIGNIFICATIVA NA GEOGRAFIA ESCOLAR: UMA CONTRIBUIÇÃO A PARTIR DE CONCEITOS FUNDANTES
title_full POR UMA GEOMORFOLOGIA SOCIALMENTE SIGNIFICATIVA NA GEOGRAFIA ESCOLAR: UMA CONTRIBUIÇÃO A PARTIR DE CONCEITOS FUNDANTES
title_fullStr POR UMA GEOMORFOLOGIA SOCIALMENTE SIGNIFICATIVA NA GEOGRAFIA ESCOLAR: UMA CONTRIBUIÇÃO A PARTIR DE CONCEITOS FUNDANTES
title_full_unstemmed POR UMA GEOMORFOLOGIA SOCIALMENTE SIGNIFICATIVA NA GEOGRAFIA ESCOLAR: UMA CONTRIBUIÇÃO A PARTIR DE CONCEITOS FUNDANTES
title_sort POR UMA GEOMORFOLOGIA SOCIALMENTE SIGNIFICATIVA NA GEOGRAFIA ESCOLAR: UMA CONTRIBUIÇÃO A PARTIR DE CONCEITOS FUNDANTES
author Ascenção, Valéria de Oliveira Roque
author_facet Ascenção, Valéria de Oliveira Roque
Valadão, Roberto Célio
author_role author
author2 Valadão, Roberto Célio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ascenção, Valéria de Oliveira Roque
Valadão, Roberto Célio
dc.subject.por.fl_str_mv Espacialidade do Fenômeno
Conhecimentos Geográficos
Conhecimentos Geomorfológicos
Geografia Escolar
topic Espacialidade do Fenômeno
Conhecimentos Geográficos
Conhecimentos Geomorfológicos
Geografia Escolar
description Neste texto abordamos limites e possibilidades na relação entre os conhecimentos geomorfológicos, especificamente os processos e as formas de relevo, em interpretações geográficas. Inicialmente tratamos dos conceitos estruturadores e estruturantes da Geomorfologia e da Geografia, com o fim de apontarmos distanciamentos e aproximações entre essas duas áreas do conhecimento. A proposição desse debate se justifica como fundamentação do que abordaremos no tópico seguinte: quando e como a incorporação do componente espacial relevo se faz relevante nas práticas pedagógicas da educação básica. Por fim, buscamos ilustrar o debate esboçando uma possibilidade para a apropriação do relevo em um estudo que contemple a análise da espacialidade de um fenômeno e não o estudo isolado de um componente espacial.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4780
10.18227/2177-4307.acta.v11iee.4780
url http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4780
identifier_str_mv 10.18227/2177-4307.acta.v11iee.4780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4780/2421
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ACTA GEOGRÁFICA
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ACTA GEOGRÁFICA
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
dc.source.none.fl_str_mv ACTA GEOGRÁFICA; 2017: Edição Especial: Ensino de Geografia; 179-195
2177-4307
1980-5772
reponame:Acta Geográfica (Online)
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Acta Geográfica (Online)
collection Acta Geográfica (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv ||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com
_version_ 1799769937078648832