Atributos químicos de um Neossolo Regolítico distrófico em função das doses e tempos de aplicação de vinhaça.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Renato Paiva de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Rolim, Mario Monteiro, Dantas, Mara Suyane Marques, Costa, Andréa Raquel Fernandes Carlos da, Duarte, Anamaria de Sousa, Silva, Anderson Rodrigo da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Agro@mbiente on-line
Texto Completo: https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/1086
Resumo: A vinhaça é um resíduo proveniente do processo de destilação do álcool, rico em matéria orgânica e nutrientes e, por isso, é muito utilizado para fertirrigação nos próprios canaviais. Entretanto, se aplicado em doses excessivamente altas pode desequilibrar o complexo sortivo do solo e, se descartado indiscriminadamente no solo, pode trazer sérios riscos ao ambiente. Objetivou-se avaliar o efeito de doses crescentes de vinhaça (0; 59; 119; 237 e 474 m3 ha-1) e diferentes tempos de incubação (30 e 60 dias) nos atributos químicos de um Neossolo Regolítico distrófico. Durante o estudo, foram avaliadas as seguintes variáveis: condutividade elétrica do extrato de saturação do solo (CEes), pH e teores de K+ e Na+ trocáveis do solo. Ao final do estudo, foi possível concluir que os tempos de incubação de vinhaça no solo só afetaram significativamente as variáveis estudadas quando foi utilizada a maior dose de tal resíduo. Os teores de K+ e Na+ presentes no solo foram influenciados significativamente em decorrência da aplicação das doses crescentes de vinhaça, entretanto o pH e a CEes foram pouco afetados independente das doses utilizadas deste resíduo. A aplicação das lâminas de lixiviação provocou maior lixiviação de K+ do que Na+ do solo, fato que pode ocasionar a sodicidade do solo em função da aplicação de altas doses de vinhaça.
id UFRR-4_bd00f1067eeebb0ebb68a1ec58cbc5a4
oai_identifier_str oai:oai.revista.ufrr.br:article/1086
network_acronym_str UFRR-4
network_name_str Agro@mbiente on-line
repository_id_str
spelling Atributos químicos de um Neossolo Regolítico distrófico em função das doses e tempos de aplicação de vinhaça.Cana-de-açúcar. Biofertilizante. Potássio. Sódio.A vinhaça é um resíduo proveniente do processo de destilação do álcool, rico em matéria orgânica e nutrientes e, por isso, é muito utilizado para fertirrigação nos próprios canaviais. Entretanto, se aplicado em doses excessivamente altas pode desequilibrar o complexo sortivo do solo e, se descartado indiscriminadamente no solo, pode trazer sérios riscos ao ambiente. Objetivou-se avaliar o efeito de doses crescentes de vinhaça (0; 59; 119; 237 e 474 m3 ha-1) e diferentes tempos de incubação (30 e 60 dias) nos atributos químicos de um Neossolo Regolítico distrófico. Durante o estudo, foram avaliadas as seguintes variáveis: condutividade elétrica do extrato de saturação do solo (CEes), pH e teores de K+ e Na+ trocáveis do solo. Ao final do estudo, foi possível concluir que os tempos de incubação de vinhaça no solo só afetaram significativamente as variáveis estudadas quando foi utilizada a maior dose de tal resíduo. Os teores de K+ e Na+ presentes no solo foram influenciados significativamente em decorrência da aplicação das doses crescentes de vinhaça, entretanto o pH e a CEes foram pouco afetados independente das doses utilizadas deste resíduo. A aplicação das lâminas de lixiviação provocou maior lixiviação de K+ do que Na+ do solo, fato que pode ocasionar a sodicidade do solo em função da aplicação de altas doses de vinhaça.UFRR2013-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/108610.18227/1982-8470ragro.v7i3.1086AGRO@MBIENTE ON-LINE JOURNALRAGR; Vol. 7 No. 3 (2013); 262-268REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; Vol. 7 Núm. 3 (2013); 262-268REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; v. 7 n. 3 (2013); 262-2681982-8470reponame:Agro@mbiente on-lineinstname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttps://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/1086/1197Lima, Renato Paiva deRolim, Mario MonteiroDantas, Mara Suyane MarquesCosta, Andréa Raquel Fernandes Carlos daDuarte, Anamaria de SousaSilva, Anderson Rodrigo dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-02T16:07:35Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/1086Revistahttps://revista.ufrr.br/index.php/agroambientePUBhttps://revista.ufrr.br/index.php/agroambiente/oai||scpuchoa@dsi.ufrr.br|| arcanjoalves@oi.com.br1982-84701982-8470opendoar:2014-01-02T16:07:35Agro@mbiente on-line - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv Atributos químicos de um Neossolo Regolítico distrófico em função das doses e tempos de aplicação de vinhaça.
title Atributos químicos de um Neossolo Regolítico distrófico em função das doses e tempos de aplicação de vinhaça.
spellingShingle Atributos químicos de um Neossolo Regolítico distrófico em função das doses e tempos de aplicação de vinhaça.
Lima, Renato Paiva de
Cana-de-açúcar. Biofertilizante. Potássio. Sódio.
title_short Atributos químicos de um Neossolo Regolítico distrófico em função das doses e tempos de aplicação de vinhaça.
title_full Atributos químicos de um Neossolo Regolítico distrófico em função das doses e tempos de aplicação de vinhaça.
title_fullStr Atributos químicos de um Neossolo Regolítico distrófico em função das doses e tempos de aplicação de vinhaça.
title_full_unstemmed Atributos químicos de um Neossolo Regolítico distrófico em função das doses e tempos de aplicação de vinhaça.
title_sort Atributos químicos de um Neossolo Regolítico distrófico em função das doses e tempos de aplicação de vinhaça.
author Lima, Renato Paiva de
author_facet Lima, Renato Paiva de
Rolim, Mario Monteiro
Dantas, Mara Suyane Marques
Costa, Andréa Raquel Fernandes Carlos da
Duarte, Anamaria de Sousa
Silva, Anderson Rodrigo da
author_role author
author2 Rolim, Mario Monteiro
Dantas, Mara Suyane Marques
Costa, Andréa Raquel Fernandes Carlos da
Duarte, Anamaria de Sousa
Silva, Anderson Rodrigo da
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Renato Paiva de
Rolim, Mario Monteiro
Dantas, Mara Suyane Marques
Costa, Andréa Raquel Fernandes Carlos da
Duarte, Anamaria de Sousa
Silva, Anderson Rodrigo da
dc.subject.por.fl_str_mv Cana-de-açúcar. Biofertilizante. Potássio. Sódio.
topic Cana-de-açúcar. Biofertilizante. Potássio. Sódio.
description A vinhaça é um resíduo proveniente do processo de destilação do álcool, rico em matéria orgânica e nutrientes e, por isso, é muito utilizado para fertirrigação nos próprios canaviais. Entretanto, se aplicado em doses excessivamente altas pode desequilibrar o complexo sortivo do solo e, se descartado indiscriminadamente no solo, pode trazer sérios riscos ao ambiente. Objetivou-se avaliar o efeito de doses crescentes de vinhaça (0; 59; 119; 237 e 474 m3 ha-1) e diferentes tempos de incubação (30 e 60 dias) nos atributos químicos de um Neossolo Regolítico distrófico. Durante o estudo, foram avaliadas as seguintes variáveis: condutividade elétrica do extrato de saturação do solo (CEes), pH e teores de K+ e Na+ trocáveis do solo. Ao final do estudo, foi possível concluir que os tempos de incubação de vinhaça no solo só afetaram significativamente as variáveis estudadas quando foi utilizada a maior dose de tal resíduo. Os teores de K+ e Na+ presentes no solo foram influenciados significativamente em decorrência da aplicação das doses crescentes de vinhaça, entretanto o pH e a CEes foram pouco afetados independente das doses utilizadas deste resíduo. A aplicação das lâminas de lixiviação provocou maior lixiviação de K+ do que Na+ do solo, fato que pode ocasionar a sodicidade do solo em função da aplicação de altas doses de vinhaça.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/1086
10.18227/1982-8470ragro.v7i3.1086
url https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/1086
identifier_str_mv 10.18227/1982-8470ragro.v7i3.1086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/1086/1197
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRR
publisher.none.fl_str_mv UFRR
dc.source.none.fl_str_mv AGRO@MBIENTE ON-LINE JOURNALRAGR; Vol. 7 No. 3 (2013); 262-268
REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; Vol. 7 Núm. 3 (2013); 262-268
REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; v. 7 n. 3 (2013); 262-268
1982-8470
reponame:Agro@mbiente on-line
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Agro@mbiente on-line
collection Agro@mbiente on-line
repository.name.fl_str_mv Agro@mbiente on-line - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv ||scpuchoa@dsi.ufrr.br|| arcanjoalves@oi.com.br
_version_ 1799770040428396544