A "Sociedade do Conhecimento", Âncora teórica da ideologia da mordenização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mari, Cezar Luiz de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Textos & Debates (Online)
Texto Completo: https://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/2865
Resumo: Este trabalho as questões contidas no documento educação e conhecimento: eixo da transformação produtiva com equidade da CEPAL & UNESCO, cuja influência indicam o caminho da "sociedade do conhecimento" como alternativa para países da América Latina e Caribe desenvolverem maior competitividade e cidadania. A nossa questão permeia essas indicações internacionais e as políticas em curso no Brasil e suas compreensão da conceitualização "sociedade do conhecimento". Essas leituras nos indicam a proposição da "sociedade do conhecimento". sem a devida abordagem crítica e a direção das políticas educacionais num nível técnico instrumental, articulando quase como inexorável os meios produtivos e a educação. A educação de direito público passa a ser considerada setor de bens e serviços, tendo como principal função potencializar o setor produtivo tornando país mais competitivo e a formação profissional para as demandas rápidas de mercado.
id UFRR-5_4179c9fef654519b30b28c844875b88c
oai_identifier_str oai:oai.revista.ufrr.br:article/2865
network_acronym_str UFRR-5
network_name_str Textos & Debates (Online)
repository_id_str
spelling A "Sociedade do Conhecimento", Âncora teórica da ideologia da mordenização"sociedade do conhecimentopolíticas educacionais e educaçãoEste trabalho as questões contidas no documento educação e conhecimento: eixo da transformação produtiva com equidade da CEPAL & UNESCO, cuja influência indicam o caminho da "sociedade do conhecimento" como alternativa para países da América Latina e Caribe desenvolverem maior competitividade e cidadania. A nossa questão permeia essas indicações internacionais e as políticas em curso no Brasil e suas compreensão da conceitualização "sociedade do conhecimento". Essas leituras nos indicam a proposição da "sociedade do conhecimento". sem a devida abordagem crítica e a direção das políticas educacionais num nível técnico instrumental, articulando quase como inexorável os meios produtivos e a educação. A educação de direito público passa a ser considerada setor de bens e serviços, tendo como principal função potencializar o setor produtivo tornando país mais competitivo e a formação profissional para as demandas rápidas de mercado.Universidade Federal de Roraima2015-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/286510.18227/2317-1448ted.v1i8.2865Textos e Debates; No. 8 (2005)Textos e Debates; n. 8 (2005)2317-14481413-9987reponame:Textos & Debates (Online)instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttps://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/2865/1656Copyright (c) 2015 Textos & Debateshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMari, Cezar Luiz de2022-05-18T19:42:17Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/2865Revistahttps://revista.ufrr.br/textosedebatesPUBhttps://revista.ufrr.br/textosedebates/oaiana@cch.ufrr.br2317-14481413-9987opendoar:2022-05-18T19:42:17Textos & Debates (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv A "Sociedade do Conhecimento", Âncora teórica da ideologia da mordenização
title A "Sociedade do Conhecimento", Âncora teórica da ideologia da mordenização
spellingShingle A "Sociedade do Conhecimento", Âncora teórica da ideologia da mordenização
Mari, Cezar Luiz de
"sociedade do conhecimento
políticas educacionais e educação
title_short A "Sociedade do Conhecimento", Âncora teórica da ideologia da mordenização
title_full A "Sociedade do Conhecimento", Âncora teórica da ideologia da mordenização
title_fullStr A "Sociedade do Conhecimento", Âncora teórica da ideologia da mordenização
title_full_unstemmed A "Sociedade do Conhecimento", Âncora teórica da ideologia da mordenização
title_sort A "Sociedade do Conhecimento", Âncora teórica da ideologia da mordenização
author Mari, Cezar Luiz de
author_facet Mari, Cezar Luiz de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mari, Cezar Luiz de
dc.subject.por.fl_str_mv "sociedade do conhecimento
políticas educacionais e educação
topic "sociedade do conhecimento
políticas educacionais e educação
description Este trabalho as questões contidas no documento educação e conhecimento: eixo da transformação produtiva com equidade da CEPAL & UNESCO, cuja influência indicam o caminho da "sociedade do conhecimento" como alternativa para países da América Latina e Caribe desenvolverem maior competitividade e cidadania. A nossa questão permeia essas indicações internacionais e as políticas em curso no Brasil e suas compreensão da conceitualização "sociedade do conhecimento". Essas leituras nos indicam a proposição da "sociedade do conhecimento". sem a devida abordagem crítica e a direção das políticas educacionais num nível técnico instrumental, articulando quase como inexorável os meios produtivos e a educação. A educação de direito público passa a ser considerada setor de bens e serviços, tendo como principal função potencializar o setor produtivo tornando país mais competitivo e a formação profissional para as demandas rápidas de mercado.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/2865
10.18227/2317-1448ted.v1i8.2865
url https://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/2865
identifier_str_mv 10.18227/2317-1448ted.v1i8.2865
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/2865/1656
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Textos & Debates
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Textos & Debates
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
dc.source.none.fl_str_mv Textos e Debates; No. 8 (2005)
Textos e Debates; n. 8 (2005)
2317-1448
1413-9987
reponame:Textos & Debates (Online)
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Textos & Debates (Online)
collection Textos & Debates (Online)
repository.name.fl_str_mv Textos & Debates (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv ana@cch.ufrr.br
_version_ 1799770019369844736