A "Sociedade do Conhecimento", Âncora teórica da ideologia da mordenização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Textos & Debates (Online) |
Texto Completo: | https://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/2865 |
Resumo: | Este trabalho as questões contidas no documento educação e conhecimento: eixo da transformação produtiva com equidade da CEPAL & UNESCO, cuja influência indicam o caminho da "sociedade do conhecimento" como alternativa para países da América Latina e Caribe desenvolverem maior competitividade e cidadania. A nossa questão permeia essas indicações internacionais e as políticas em curso no Brasil e suas compreensão da conceitualização "sociedade do conhecimento". Essas leituras nos indicam a proposição da "sociedade do conhecimento". sem a devida abordagem crítica e a direção das políticas educacionais num nível técnico instrumental, articulando quase como inexorável os meios produtivos e a educação. A educação de direito público passa a ser considerada setor de bens e serviços, tendo como principal função potencializar o setor produtivo tornando país mais competitivo e a formação profissional para as demandas rápidas de mercado. |
id |
UFRR-5_4179c9fef654519b30b28c844875b88c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.revista.ufrr.br:article/2865 |
network_acronym_str |
UFRR-5 |
network_name_str |
Textos & Debates (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A "Sociedade do Conhecimento", Âncora teórica da ideologia da mordenização"sociedade do conhecimentopolíticas educacionais e educaçãoEste trabalho as questões contidas no documento educação e conhecimento: eixo da transformação produtiva com equidade da CEPAL & UNESCO, cuja influência indicam o caminho da "sociedade do conhecimento" como alternativa para países da América Latina e Caribe desenvolverem maior competitividade e cidadania. A nossa questão permeia essas indicações internacionais e as políticas em curso no Brasil e suas compreensão da conceitualização "sociedade do conhecimento". Essas leituras nos indicam a proposição da "sociedade do conhecimento". sem a devida abordagem crítica e a direção das políticas educacionais num nível técnico instrumental, articulando quase como inexorável os meios produtivos e a educação. A educação de direito público passa a ser considerada setor de bens e serviços, tendo como principal função potencializar o setor produtivo tornando país mais competitivo e a formação profissional para as demandas rápidas de mercado.Universidade Federal de Roraima2015-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/286510.18227/2317-1448ted.v1i8.2865Textos e Debates; No. 8 (2005)Textos e Debates; n. 8 (2005)2317-14481413-9987reponame:Textos & Debates (Online)instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttps://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/2865/1656Copyright (c) 2015 Textos & Debateshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMari, Cezar Luiz de2022-05-18T19:42:17Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/2865Revistahttps://revista.ufrr.br/textosedebatesPUBhttps://revista.ufrr.br/textosedebates/oaiana@cch.ufrr.br2317-14481413-9987opendoar:2022-05-18T19:42:17Textos & Debates (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A "Sociedade do Conhecimento", Âncora teórica da ideologia da mordenização |
title |
A "Sociedade do Conhecimento", Âncora teórica da ideologia da mordenização |
spellingShingle |
A "Sociedade do Conhecimento", Âncora teórica da ideologia da mordenização Mari, Cezar Luiz de "sociedade do conhecimento políticas educacionais e educação |
title_short |
A "Sociedade do Conhecimento", Âncora teórica da ideologia da mordenização |
title_full |
A "Sociedade do Conhecimento", Âncora teórica da ideologia da mordenização |
title_fullStr |
A "Sociedade do Conhecimento", Âncora teórica da ideologia da mordenização |
title_full_unstemmed |
A "Sociedade do Conhecimento", Âncora teórica da ideologia da mordenização |
title_sort |
A "Sociedade do Conhecimento", Âncora teórica da ideologia da mordenização |
author |
Mari, Cezar Luiz de |
author_facet |
Mari, Cezar Luiz de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mari, Cezar Luiz de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
"sociedade do conhecimento políticas educacionais e educação |
topic |
"sociedade do conhecimento políticas educacionais e educação |
description |
Este trabalho as questões contidas no documento educação e conhecimento: eixo da transformação produtiva com equidade da CEPAL & UNESCO, cuja influência indicam o caminho da "sociedade do conhecimento" como alternativa para países da América Latina e Caribe desenvolverem maior competitividade e cidadania. A nossa questão permeia essas indicações internacionais e as políticas em curso no Brasil e suas compreensão da conceitualização "sociedade do conhecimento". Essas leituras nos indicam a proposição da "sociedade do conhecimento". sem a devida abordagem crítica e a direção das políticas educacionais num nível técnico instrumental, articulando quase como inexorável os meios produtivos e a educação. A educação de direito público passa a ser considerada setor de bens e serviços, tendo como principal função potencializar o setor produtivo tornando país mais competitivo e a formação profissional para as demandas rápidas de mercado. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/2865 10.18227/2317-1448ted.v1i8.2865 |
url |
https://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/2865 |
identifier_str_mv |
10.18227/2317-1448ted.v1i8.2865 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/2865/1656 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Textos & Debates https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Textos & Debates https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Roraima |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Roraima |
dc.source.none.fl_str_mv |
Textos e Debates; No. 8 (2005) Textos e Debates; n. 8 (2005) 2317-1448 1413-9987 reponame:Textos & Debates (Online) instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR) instacron:UFRR |
instname_str |
Universidade Federal de Roraima (UFRR) |
instacron_str |
UFRR |
institution |
UFRR |
reponame_str |
Textos & Debates (Online) |
collection |
Textos & Debates (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Textos & Debates (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana@cch.ufrr.br |
_version_ |
1799770019369844736 |