Os sentidos da Educação em uma Cadeia Pública feminina no Estado do Rio de Janeiro: perspectivas docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Aline dos Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13057
Resumo: Diante do cenário político e social em que se encontra o Brasil, no qual as mazelas sociais são atribuídas às populações mais vulneráveis, falar de educação em espaços de privação de liberdade torna-se um verdadeiro desafio. A educação nas prisões é um segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que, apesar de ser uma garantia legal, frequentemente tem sido negligenciada e por vezes até invisibilizada pela própria sociedade que não reconhece as pessoas presas como portadoras de direitos. A situação das mulheres, em especial é mais complexa, visto que em nossa sociedade ainda persiste o patriarcalismo. Assim, as perspectivas sobre a EJA prisional para mulheres, expressadas pelos docentes contribuem para a compreensão e visibilização do problema. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo os sentidos e significados atribuídos à educação prisional pelos docentes que atuam na unidade escolar em uma Cadeia Pública feminina localizada no Rio de Janeiro. A metodologia emprega entrevistas semiestruturadas com sete professores de uma escola prisional no Complexo de Gericinó em Bangu no Estado do Rio de Janeiro. Neste trabalho, são apresentados os principais marcadores legais do Brasil e acordos internacionais sobre o tema, bem como os sentidos neles expressos, o perfil das mulheres presas no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro, a função da prisão e da educação para os principais estudiosos que se debruçam sobre essa temática e os sentidos e significados que os docentes lotados nessa unidade atribuem à educação. Dentre os estudiosos que embasaram essa pesquisa estão aqueles que se debruçam sobre a EJA como Jane Paiva e Sandra Sales, aqueles cujo foco está na situação prisional como Foucault, Wacquant, Elionado Julião, De Maeyer, Timothy Ireland entre outros. Acredito na relevância da pesquisa para o campo da educação de jovens em adultos em situação de privação de liberdade, especialmente para aqueles que buscam compreender o que pensam os docentes sobre a educação como um direito.
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spelling Silva, Aline dos SantosSales, Sandra ReginaCPF: 183.268.462-87Azevedo, Patrícia Bastos deRodrigues, Fabiana de Moura MaiaCPF: 035.992.197-37http://lattes.cnpq.br/35005112645893552023-12-22T02:40:12Z2023-12-22T02:40:12Z2019-05-28SILVA, Aline dos Santos. Os sentidos da Educação em uma Cadeia Pública feminina no Estado do Rio de Janeiro: perspectivas docentes. 2019. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/ Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu - RJ, 2019.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13057Diante do cenário político e social em que se encontra o Brasil, no qual as mazelas sociais são atribuídas às populações mais vulneráveis, falar de educação em espaços de privação de liberdade torna-se um verdadeiro desafio. A educação nas prisões é um segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que, apesar de ser uma garantia legal, frequentemente tem sido negligenciada e por vezes até invisibilizada pela própria sociedade que não reconhece as pessoas presas como portadoras de direitos. A situação das mulheres, em especial é mais complexa, visto que em nossa sociedade ainda persiste o patriarcalismo. Assim, as perspectivas sobre a EJA prisional para mulheres, expressadas pelos docentes contribuem para a compreensão e visibilização do problema. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo os sentidos e significados atribuídos à educação prisional pelos docentes que atuam na unidade escolar em uma Cadeia Pública feminina localizada no Rio de Janeiro. A metodologia emprega entrevistas semiestruturadas com sete professores de uma escola prisional no Complexo de Gericinó em Bangu no Estado do Rio de Janeiro. Neste trabalho, são apresentados os principais marcadores legais do Brasil e acordos internacionais sobre o tema, bem como os sentidos neles expressos, o perfil das mulheres presas no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro, a função da prisão e da educação para os principais estudiosos que se debruçam sobre essa temática e os sentidos e significados que os docentes lotados nessa unidade atribuem à educação. Dentre os estudiosos que embasaram essa pesquisa estão aqueles que se debruçam sobre a EJA como Jane Paiva e Sandra Sales, aqueles cujo foco está na situação prisional como Foucault, Wacquant, Elionado Julião, De Maeyer, Timothy Ireland entre outros. Acredito na relevância da pesquisa para o campo da educação de jovens em adultos em situação de privação de liberdade, especialmente para aqueles que buscam compreender o que pensam os docentes sobre a educação como um direito.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorFaced with the political and social scenario in Brazil, in which social ills are attributed to the most vulnerable populations, talking about education in places of deprivation of liberty becomes a real challenge. Prison education is a segment of youth and adult education (EJA) which, although it is a legal guarantee, has often been neglected and sometimes even made invisible by society itself, which does not recognize prisoners as rights-holders. The situation of women, in particular, is more complex, since in our society patriarchalism still persists. Thus, the perspectives on the women prisoners' EJA, expressed by the teachers, contribute to the understanding and visualization of the problem. In this sense, the present research aims at the meanings attributed to prison education by the teachers who work in the school unit in a Women's Public Prison located in the Rio de Janeiro State. The methodology employs semi-structured interviews with seven teachers from a prison school in the Gericinó Complex in Bangu in the Rio de Janeiro State. In this paper, the main legal markers of Brazil and international agreements on the subject, as well as the meanings expressed in them, the profile of women detained in Brazil and Rio de Janeiro State, the prison and education role for the main scholars that study this theme and the meanings that the teachers in this unit attribute to education. Among the scholars who supported this research are those who focus on the EJA as Jane Paiva and Sandra Sales, those whose focus is on the prison situation as Foucault, Wacquant, Elionado Julião, De Maeyer, Timothy Ireland and others. I believe in the relevance of research to the field of youth education in adults in deprivation of liberty situations, especially for those who seek to understand what teachers think about education as a right.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuInstituto de EducaçãoEducação de Jovens e Adultosdireito à educaçãoespaços de privação de liberdadedocentesYouth and Adult Educationright to educationdeprivation of liberty placesteachersEducaçãoOs sentidos da Educação em uma Cadeia Pública feminina no Estado do Rio de Janeiro: perspectivas docentesThe meanings of Education in a Women's Public Prison in the Rio de Janeiro State: teachers' perspectivesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALVES, J. E. D.; CORRÊA, S. 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description Diante do cenário político e social em que se encontra o Brasil, no qual as mazelas sociais são atribuídas às populações mais vulneráveis, falar de educação em espaços de privação de liberdade torna-se um verdadeiro desafio. A educação nas prisões é um segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que, apesar de ser uma garantia legal, frequentemente tem sido negligenciada e por vezes até invisibilizada pela própria sociedade que não reconhece as pessoas presas como portadoras de direitos. A situação das mulheres, em especial é mais complexa, visto que em nossa sociedade ainda persiste o patriarcalismo. Assim, as perspectivas sobre a EJA prisional para mulheres, expressadas pelos docentes contribuem para a compreensão e visibilização do problema. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo os sentidos e significados atribuídos à educação prisional pelos docentes que atuam na unidade escolar em uma Cadeia Pública feminina localizada no Rio de Janeiro. A metodologia emprega entrevistas semiestruturadas com sete professores de uma escola prisional no Complexo de Gericinó em Bangu no Estado do Rio de Janeiro. Neste trabalho, são apresentados os principais marcadores legais do Brasil e acordos internacionais sobre o tema, bem como os sentidos neles expressos, o perfil das mulheres presas no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro, a função da prisão e da educação para os principais estudiosos que se debruçam sobre essa temática e os sentidos e significados que os docentes lotados nessa unidade atribuem à educação. Dentre os estudiosos que embasaram essa pesquisa estão aqueles que se debruçam sobre a EJA como Jane Paiva e Sandra Sales, aqueles cujo foco está na situação prisional como Foucault, Wacquant, Elionado Julião, De Maeyer, Timothy Ireland entre outros. Acredito na relevância da pesquisa para o campo da educação de jovens em adultos em situação de privação de liberdade, especialmente para aqueles que buscam compreender o que pensam os docentes sobre a educação como um direito.
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