O gênero meme: um estímulo para desenvolver habilidades de leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Ana Cristina de Freitas
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15452
Resumo: Desenvolver competências leitoras nos alunos é um verdadeiro desafio dentro do contexto escolar para qualquer professor. Entretanto, a escola deve ser vista como um lugar ideal para que a leitura aconteça. Portanto, se esperamos que nossos alunos sintam-se motivados a ler um texto e construir um sentido para ele, precisamos despertar o seu interesse por esses textos. Para isso, o professor precisa oferecer leituras que atendam às necessidades de formação escolar e também às preferências dos alunos, isto é, oferecer-lhes textos que estejam mais próximos das suas realidades. Diferentemente, o comum é a escola privilegiar os gêneros e autores clássicos e, com isso, a leitura torna-se desgastante, em muitos casos inacessível, trazendo um descontentamento tanto para o professor quanto para os alunos. Diante dessa realidade, esta pesquisa apresenta, com o objetivo de estimular habilidades de leitura nos alunos, atividades práticas de sala de aula, explorando o gênero textual meme, como mais uma possibilidade de desenvolver a construção de sentidos e reflexão crítica, levando-se em consideração que a escola deve inserir no seu cotidiano práticas com os gêneros lidos e criados em ambientes virtuais. Presentes no dia a dia de nossos alunos, os memes são uma boa alternativa para a o desenvolvimento de atividades de ensino e aprendizagem de leitura na sala de aula, pois podem contribuir para o sucesso de muitas atividades escolares. Para nortear a elaboração da proposta, os conceitos de língua, linguagem, texto, leitura e gêneros textuais foram abordados, estabelecendo-se uma relação com as ideias bakhtinianas, as quais embasam as teorias de autores contemporâneos tais como Marcuschi (2007, 2008,2010), Dionísio (2010, 2011, 2014), Koch (1992, 2011,2015), Rojo (2012, 2015), Solé ( 1998), entre outros.
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Entretanto, a escola deve ser vista como um lugar ideal para que a leitura aconteça. Portanto, se esperamos que nossos alunos sintam-se motivados a ler um texto e construir um sentido para ele, precisamos despertar o seu interesse por esses textos. Para isso, o professor precisa oferecer leituras que atendam às necessidades de formação escolar e também às preferências dos alunos, isto é, oferecer-lhes textos que estejam mais próximos das suas realidades. Diferentemente, o comum é a escola privilegiar os gêneros e autores clássicos e, com isso, a leitura torna-se desgastante, em muitos casos inacessível, trazendo um descontentamento tanto para o professor quanto para os alunos. Diante dessa realidade, esta pesquisa apresenta, com o objetivo de estimular habilidades de leitura nos alunos, atividades práticas de sala de aula, explorando o gênero textual meme, como mais uma possibilidade de desenvolver a construção de sentidos e reflexão crítica, levando-se em consideração que a escola deve inserir no seu cotidiano práticas com os gêneros lidos e criados em ambientes virtuais. Presentes no dia a dia de nossos alunos, os memes são uma boa alternativa para a o desenvolvimento de atividades de ensino e aprendizagem de leitura na sala de aula, pois podem contribuir para o sucesso de muitas atividades escolares. Para nortear a elaboração da proposta, os conceitos de língua, linguagem, texto, leitura e gêneros textuais foram abordados, estabelecendo-se uma relação com as ideias bakhtinianas, as quais embasam as teorias de autores contemporâneos tais como Marcuschi (2007, 2008,2010), Dionísio (2010, 2011, 2014), Koch (1992, 2011,2015), Rojo (2012, 2015), Solé ( 1998), entre outros.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorDeveloping reading skills in students is a real challenge in the school context for any teacher. However, the school must be seen as an ideal place for reading happen. Therefore, if we expect our students be motivated to read a text and build meaning for it, we need to increase their interest in those texts. For this, the teacher needs to offering them readings closer to the his preferences, that is, offer them texts that are closer to the realities of the students. Differently, the usual is the school to privilege the classical genres and authors and this manner, the reading becomes exhausting, inaccessible; bringing discontent to both the teacher and the students. Into this context, this work presents, with the objective of stimulating the students´ reading skills, practical classroom activities, exploring the textual genre meme, as one more possibility to develop the construction of senses and critical reflection, taking in consideration that the school must insert in its daily practices with the genres read and created in virtual environments. Present in our students' daily routines, memes are a good alternative to the classroom because they can contribute to the success of many school activities. Guiding the elaboration of this activity, the concepts of language, text, reading and textual genres were approached, establishing a relationship with Bakhtinian ideas, which support the theories of contemporary authors such as Marcuschi 2007,2008,2010), Dionísio (2010, 2011, 2014), Koch (1992,2011, 2015), Rojo (2012, 2015,) Solé (1998), among others.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisMemesGêneros emergentesGêneros textuaisEmerging genresTextual genresLetrasLinguísticaO gênero meme: um estímulo para desenvolver habilidades de leituraThe meme genre: a stimulus to develop reading skillsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisARAÚJO, Júlio e LEFFA, Vilson (orgs). Redes Sociais e ensino de línguas: o que temos de aprender? 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. BARRETO, Krícia Helena. 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Costa, Wagner Alexandre dos Santos
Fonseca, Rivia Silveira
Camara, Tania Maria Nunes de Lima
Santos, Adriano Oliveira
Santos, Angela Maria Bravin dos
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Gêneros emergentes
Gêneros textuais
topic Memes
Gêneros emergentes
Gêneros textuais
Emerging genres
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Letras
Linguística
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Linguística
description Desenvolver competências leitoras nos alunos é um verdadeiro desafio dentro do contexto escolar para qualquer professor. Entretanto, a escola deve ser vista como um lugar ideal para que a leitura aconteça. Portanto, se esperamos que nossos alunos sintam-se motivados a ler um texto e construir um sentido para ele, precisamos despertar o seu interesse por esses textos. Para isso, o professor precisa oferecer leituras que atendam às necessidades de formação escolar e também às preferências dos alunos, isto é, oferecer-lhes textos que estejam mais próximos das suas realidades. Diferentemente, o comum é a escola privilegiar os gêneros e autores clássicos e, com isso, a leitura torna-se desgastante, em muitos casos inacessível, trazendo um descontentamento tanto para o professor quanto para os alunos. Diante dessa realidade, esta pesquisa apresenta, com o objetivo de estimular habilidades de leitura nos alunos, atividades práticas de sala de aula, explorando o gênero textual meme, como mais uma possibilidade de desenvolver a construção de sentidos e reflexão crítica, levando-se em consideração que a escola deve inserir no seu cotidiano práticas com os gêneros lidos e criados em ambientes virtuais. Presentes no dia a dia de nossos alunos, os memes são uma boa alternativa para a o desenvolvimento de atividades de ensino e aprendizagem de leitura na sala de aula, pois podem contribuir para o sucesso de muitas atividades escolares. Para nortear a elaboração da proposta, os conceitos de língua, linguagem, texto, leitura e gêneros textuais foram abordados, estabelecendo-se uma relação com as ideias bakhtinianas, as quais embasam as teorias de autores contemporâneos tais como Marcuschi (2007, 2008,2010), Dionísio (2010, 2011, 2014), Koch (1992, 2011,2015), Rojo (2012, 2015), Solé ( 1998), entre outros.
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