Gestão de competências: um modelo para o desenvolvimento de talentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Melissa Gomes dos
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15263
Resumo: Esse estudo de caso consiste em uma revisão e apresentação do modelo de gestão de pessoas por competências, o qual leva em consideração os estudos de autores nacionais e norte americanos, e de uma verificação de pratica do modelo em uma multinacional conhecida, a “IBM BRASIL”. Foi desenvolvida uma pesquisa com uma área especifica da empresa a qual o modelo de gestão foi apresentado, onde obteve-se resposta de 22 funcionários para uma entrevista que cobriu aspectos específicos da implementação do modelo, como: Dificuldade de avaliação das competências críticas para melhor desempenho profissional; Benefícios da implementação do modelo de gestão; Competências destacadas como de maior peso para atividade especifica a que a área se propõe; Adequação do treinamento aos objetivos de desenvolvimento; e Vantagens e desvantagens da utilização das ferramentas disponibilizadas pela empresa para implementação do modelo. Também foi analisada a área de recursos humanos da IBM Brasil onde entrevistou-se os responsáveis pela implementação do processo e pela avaliação dos resultados. Os resultados obtidos monstraram que a empresa conseguiu implementar o modelo de gestão de competências para a área de desenvolvimento profissional, mas que o modelo ainda não atingiu o nível de maturidade sugerido e esperado pelos estudiosos, e que precisa do apoio da direção estratégica e financeira da empresa. Observou-se funcionários apóiam o modelo principalmente em função do investimento em treinamento e capacitação apoiado por esse, e aponta falhas já relatadas por estudiosos a qual a empresa deve se preocupar para ter sucesso no modelo de gestão
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Foi desenvolvida uma pesquisa com uma área especifica da empresa a qual o modelo de gestão foi apresentado, onde obteve-se resposta de 22 funcionários para uma entrevista que cobriu aspectos específicos da implementação do modelo, como: Dificuldade de avaliação das competências críticas para melhor desempenho profissional; Benefícios da implementação do modelo de gestão; Competências destacadas como de maior peso para atividade especifica a que a área se propõe; Adequação do treinamento aos objetivos de desenvolvimento; e Vantagens e desvantagens da utilização das ferramentas disponibilizadas pela empresa para implementação do modelo. Também foi analisada a área de recursos humanos da IBM Brasil onde entrevistou-se os responsáveis pela implementação do processo e pela avaliação dos resultados. Os resultados obtidos monstraram que a empresa conseguiu implementar o modelo de gestão de competências para a área de desenvolvimento profissional, mas que o modelo ainda não atingiu o nível de maturidade sugerido e esperado pelos estudiosos, e que precisa do apoio da direção estratégica e financeira da empresa. Observou-se funcionários apóiam o modelo principalmente em função do investimento em treinamento e capacitação apoiado por esse, e aponta falhas já relatadas por estudiosos a qual a empresa deve se preocupar para ter sucesso no modelo de gestãoThis application case consists in a revision and presentation of management persons model by competencies, that takes in consideration the analysis of national, north Americans and European authors and have a verification of an practice in a knew international company, the “IBM BRASIL”. Was development a research with a specific sector in the company, where we received 22 answers of an interview that cover specifics points of view for the model implementation, as: difficulty of the evaluation of critic competencies for better professional development; benefits of the model implementation; competencies that where eminence as the major point for a specific area; training adjust for the development objectives; advantages and disadvantages of competencies model tools. The resource management area also was analyzed where we interview the responsible for the implementation of the process and for the results evaluation. The results indicate that the company succeed in the model implementation for the professional development area, but the model didn‟t get the level of maturity suggested and expected by the studiers, and needs the of the strategic and financial managers of the company. Verify also that the employees support the model principal because of the investment in training and capacity that it applies, and point fails related by studies that the company has to get worry to have success in the futureapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Gestão e EstratégiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociaisevaluationprofessional developmentpeople managementavaliaçãodesenvolvimento profissionalgestão de PessoasCiências HumanasGestão de competências: um modelo para o desenvolvimento de talentosManagement by competencies: A model for talents developmentinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis6. BIBLIOGRAFIA ALBUQUERQUE, L. G.; FISCHER, A. L. Pesquisa RH 2010: Uma análise das tendências em gestão de pessoas para os próximos 10 anos. São Paulo: FIA/FEA-USP, 2000. CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 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