E o espaço? Tem sentidos? Uma análise das experiências e entendimentos do corpo nos processos de ensinos-aprendizagens em Geografia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13754 |
Resumo: | A presente pesquisa tem por objetivo a análise das experiências corpóreas dos alunos para o desenvolvimento do conceito de espaço espacial no ensino de geografia. Nesse sentido, busca compreender o espaço por meio dos sentidos, adotando como campo metodológico, a ação e interação docente no ensino de Geografia, através da execução de atividades como metodologia da ação, a fim de buscar captar as observações e múltiplas sensações espaciais do alunado do 6ᵒ ano de uma escola privada, no município de Duque de Caxias, pertencente ao estado do Rio de Janeiro. Antes da execução das atividades, realizamos leituras de textos temáticos de cunho reflexivo, para apoiar a discussão da formação dos conceitos utilizarei de estudos de Vygotsky , no debate sobre a corporeidade o autor Elias Lima através da análise dos estudos de Merleau Ponty e o autor Christian Dennys Monteiro de Oliveira, no que tange a discussão do conceito de espaço David Harvey, Henri Lefebvre e Doreen Massey, no discurso sobre práxis geográfica os estudos de Ruy Moreira, para fundamentar o que entendemos das diferentes práticas espaciais, utilizarei dos estudos de Castrogionanni, os estudos de David Tripp no que tange o estudo sobre a pesquisa-ação e por fim, e, não menos importante, os estudos de Ginzburg no que tange a estudos voltados para o que intitula de Grupo Focal. Em seguida, iniciaremos as atividades de a fim de identificar a relação que o aluno tem com o espaço em que vive e o que o mesmo entende por corpo e espaço. Nessa proposta, achamos por bem não definir conteúdos, respeitando a autonomia e perspectiva dos alunos e professores. A metodologia ora posta vem nos permitindo um escape do tradicional roteiro prévio e nos possibilitou adotar a questão desencadeadora: quais os sentidos do espaço? E a questão-eixo: é possível, através da leitura das diferentes práticas espaciais, utilizá-las no processo de ensino-aprendizagem do conceito de espaço, através do corpo e seus sentidos, possibilitando identificar os sentidos presentes no espaço? O presente trabalho pretende contribuir de maneira significativa na aprendizagem dos conteúdos ensinados no 6º ano do ensino fundamental II, já que o colocará em contato com a totalidade mundo, contribuindo para que sua aprendizagem seja significativa, vista a partir dos sentidos do corpo e por sua vez em busca de uma aprendizagem mais crítica e situada politicamente, no mundo. |
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Porcari, Márcia Aparecida Garcia dos SantosSantos, Ana Maria Marques4837755740137182http://lattes.cnpq.br/4837755740137182Santos, Clézio dos3525247325350570http://lattes.cnpq.br/3525247325350570Aragão, Luciano Ximenes7660810648030001http://lattes.cnpq.br/76608106480300012023-12-22T02:50:42Z2023-12-22T02:50:42Z2018-11-13PORCARI, Márcia Aparecida Garcia dos Santos. E o espaço? Tem sentidos? Uma análise das experiências e entendimentos do corpo nos processos de ensinos-aprendizagens em geografia. 2018. 99f. Dissertação. (Mestrado em Geografia) - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu/Instituto de Agronomia. Departamento de Geografia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu - RJ, 2018.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13754A presente pesquisa tem por objetivo a análise das experiências corpóreas dos alunos para o desenvolvimento do conceito de espaço espacial no ensino de geografia. Nesse sentido, busca compreender o espaço por meio dos sentidos, adotando como campo metodológico, a ação e interação docente no ensino de Geografia, através da execução de atividades como metodologia da ação, a fim de buscar captar as observações e múltiplas sensações espaciais do alunado do 6ᵒ ano de uma escola privada, no município de Duque de Caxias, pertencente ao estado do Rio de Janeiro. Antes da execução das atividades, realizamos leituras de textos temáticos de cunho reflexivo, para apoiar a discussão da formação dos conceitos utilizarei de estudos de Vygotsky , no debate sobre a corporeidade o autor Elias Lima através da análise dos estudos de Merleau Ponty e o autor Christian Dennys Monteiro de Oliveira, no que tange a discussão do conceito de espaço David Harvey, Henri Lefebvre e Doreen Massey, no discurso sobre práxis geográfica os estudos de Ruy Moreira, para fundamentar o que entendemos das diferentes práticas espaciais, utilizarei dos estudos de Castrogionanni, os estudos de David Tripp no que tange o estudo sobre a pesquisa-ação e por fim, e, não menos importante, os estudos de Ginzburg no que tange a estudos voltados para o que intitula de Grupo Focal. Em seguida, iniciaremos as atividades de a fim de identificar a relação que o aluno tem com o espaço em que vive e o que o mesmo entende por corpo e espaço. Nessa proposta, achamos por bem não definir conteúdos, respeitando a autonomia e perspectiva dos alunos e professores. A metodologia ora posta vem nos permitindo um escape do tradicional roteiro prévio e nos possibilitou adotar a questão desencadeadora: quais os sentidos do espaço? E a questão-eixo: é possível, através da leitura das diferentes práticas espaciais, utilizá-las no processo de ensino-aprendizagem do conceito de espaço, através do corpo e seus sentidos, possibilitando identificar os sentidos presentes no espaço? O presente trabalho pretende contribuir de maneira significativa na aprendizagem dos conteúdos ensinados no 6º ano do ensino fundamental II, já que o colocará em contato com a totalidade mundo, contribuindo para que sua aprendizagem seja significativa, vista a partir dos sentidos do corpo e por sua vez em busca de uma aprendizagem mais crítica e situada politicamente, no mundo.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)The present research has as objective the analysis of the corporeal experiences of the students for the development of the concept of space space in the teaching of geography. In this sense, it seeks to understand space through the senses, adopting as a methodological field, the action and interaction of teachers in the teaching of Geography, through the execution of activities as a methodology of action, in order to seek to capture the observations and multiple spatial sensations of the student of the 6th year of a private school, in the municipality of Duque de Caxias, belonging to the state of Rio de Janeiro. Before the execution of the activities, we carry out reads of reflexive thematic texts, to support the discussion of the formation of the concepts I will use of Vygotsky's studies, in the debate on corporeity the author Elias Lima through the analysis of the studies of Merleau-Ponty and the author Christian Dennys Monteiro de Oliveira, in discussing the concept of space David Harvey, Henri Lefebvre and Doreen Massey, in the discourse on geographical praxis the studies of Ruy Moreira, to substantiate what we understand of the different space practices, I will use the studies of Castrogionanni , the studies of David Tripp regarding the study on action research and finally, and, not least, the studies of Ginzburg with regard to studies focused on what he calls Focus Group. Then, we will begin the activities of in order to identify the relation that the student has with the space in which he lives and what he understands by body and space. In this proposal, we think it is good not to define contents, respecting the autonomy and perspective of students and teachers. The methodology now put in allows us an escape from the traditional prior script and enabled us to adopt the triggering question: what are the meanings of space? And the question-axis: is it possible, through reading the different space practices, to use them in the teaching-learning process of the concept of space, through the body and its senses, making it possible to identify the senses present in space? The present work intends to contribute in a significant way to the learning of the contents taught in the 6th year of elementary education II, since it will put it in contact with the whole world, contributing for its learning to be significant, seen from the senses of the body and by its in the search for a more critical and politically situated learning in the world.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em GeografiaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuEnsino de GeografiaSentido-CorpoEspaçoGeography TeachingSense-BodySpaceCiências HumanasGeografiaE o espaço? Tem sentidos? Uma análise das experiências e entendimentos do corpo nos processos de ensinos-aprendizagens em GeografiaAns Space? Has senses ? An Analysis of the experiences and understandings of body in the teaching-learning processes in Geographyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisANDRADE, Manuel Correia de. Geografia, ciência da sociedade: uma introdução à análise do pensamento geográfico. São Paulo: Atlas, 1992. 143p. BARBIER, R. A pesquisa-ação. Brasília: Plano, 2002. BRABAN 1: Jean· Michel. Crise da Geografia, crise da escola. In: OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino (Org.) Para onde vai o ensino de geografia? São Paulo: Contexto, 1989. P. 15-23. ELLIOT, John. Recolocando a pesquisa-ação em seu lugar original e próprio. In: GERARDI, Corinta Maria Crisolia; FIORENTINI, Dario; PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar (Org.). Cartografias do trabalho docente: professor (a)- pesquisador(a). Campinas: Mercado de Letras, 1997 GINZBURG, Carlo. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. In Mitos, Emblemas e Sinais. (texto 08) texto de 1979 HARVEY, David. O Espaço como palavra-chave. 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Geografia e práxis: a presença do espaço na teoria e na prática geográfica. São Paulo: Contexto, 2012. OLIVEIRA, A. U. de. Para onde vai o ensino de geografia? (5ed). São Paulo: Contexto, 1994. OLIVEIRA, Christian Dennys Monteiro de. Sentidos da Geografia a Escolar. Fortaleza: Edições UFC, 2009. PONTUSCHKA, Nídia Nacib. A Geografia: e Ensino. In: CARLOS, Ana Fali A. Novos camínhos da Geografia. São Paulo: Contexto, 1999. p. 111-143. RIMAT, F., Estudos de inteligência depois o método de pesquisa Ach'sche. Goettingen, G. Calvoer, 1925. RODRIGUES, Jean Carlos. Geografia, Londrina, v. 9, n. 2, p. 137-142, jul./dez. 2000. SAKHAROV, L., “O metodakh issledovanija ponjatij” (Métodos de Investigação de Conceitos). Psikhologija, III, 1, 1930. SANTOS, Douglas. Conteúdo e objetivo pedagógico no ensino da Caderno Prudentíno de Geograna) Presidente Prudente, n. 17, p. 20-61,1995 SANTOS, M. M. D. O Uso do Mapa no Ensino Aprendizagem da Geografia. Geografia. Rio Claro, 16 (1). 1991. SANTOS, M. 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Edição Eletrônica: Ridendo Castigat Mores. –Copyright, 2001.https://tede.ufrrj.br/retrieve/66038/2018%20-%20M%c3%a1rcia%20Aparecida%20Garcia%20dos%20Santos%20Porcari.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4874Submitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2021-07-21T15:06:01Z No. of bitstreams: 1 2018 - Márcia Aparecida Garcia dos Santos Porcari.pdf: 4911637 bytes, checksum: bcc7ba63a23dde0323ca376539fef9be (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-21T15:06:01Z (GMT). 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A presente pesquisa tem por objetivo a análise das experiências corpóreas dos alunos para o desenvolvimento do conceito de espaço espacial no ensino de geografia. Nesse sentido, busca compreender o espaço por meio dos sentidos, adotando como campo metodológico, a ação e interação docente no ensino de Geografia, através da execução de atividades como metodologia da ação, a fim de buscar captar as observações e múltiplas sensações espaciais do alunado do 6ᵒ ano de uma escola privada, no município de Duque de Caxias, pertencente ao estado do Rio de Janeiro. Antes da execução das atividades, realizamos leituras de textos temáticos de cunho reflexivo, para apoiar a discussão da formação dos conceitos utilizarei de estudos de Vygotsky , no debate sobre a corporeidade o autor Elias Lima através da análise dos estudos de Merleau Ponty e o autor Christian Dennys Monteiro de Oliveira, no que tange a discussão do conceito de espaço David Harvey, Henri Lefebvre e Doreen Massey, no discurso sobre práxis geográfica os estudos de Ruy Moreira, para fundamentar o que entendemos das diferentes práticas espaciais, utilizarei dos estudos de Castrogionanni, os estudos de David Tripp no que tange o estudo sobre a pesquisa-ação e por fim, e, não menos importante, os estudos de Ginzburg no que tange a estudos voltados para o que intitula de Grupo Focal. Em seguida, iniciaremos as atividades de a fim de identificar a relação que o aluno tem com o espaço em que vive e o que o mesmo entende por corpo e espaço. Nessa proposta, achamos por bem não definir conteúdos, respeitando a autonomia e perspectiva dos alunos e professores. A metodologia ora posta vem nos permitindo um escape do tradicional roteiro prévio e nos possibilitou adotar a questão desencadeadora: quais os sentidos do espaço? E a questão-eixo: é possível, através da leitura das diferentes práticas espaciais, utilizá-las no processo de ensino-aprendizagem do conceito de espaço, através do corpo e seus sentidos, possibilitando identificar os sentidos presentes no espaço? O presente trabalho pretende contribuir de maneira significativa na aprendizagem dos conteúdos ensinados no 6º ano do ensino fundamental II, já que o colocará em contato com a totalidade mundo, contribuindo para que sua aprendizagem seja significativa, vista a partir dos sentidos do corpo e por sua vez em busca de uma aprendizagem mais crítica e situada politicamente, no mundo. |
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PORCARI, Márcia Aparecida Garcia dos Santos. E o espaço? Tem sentidos? Uma análise das experiências e entendimentos do corpo nos processos de ensinos-aprendizagens em geografia. 2018. 99f. Dissertação. (Mestrado em Geografia) - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu/Instituto de Agronomia. Departamento de Geografia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu - RJ, 2018. |
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