A educação literária no colégio de Pedro Segundo (1838-1854)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13818 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objeto o Colégio de Pedro Segundo, situado na Corte, no Rio de Janeiro entre 1838 e 1854. O estudo foi desenvolvido com o objetivo de compreender a fundação do colégio como um colégio interno que tinha como base uma educação literária ao longo dos seus primeiros dezesseis anos de funcionamento. Assim, a forma de colégio interno adotada na fundação é fundamental para a compreensão mais precisa do tipo de educação que foi oferecido e que tinha uma ligação com a visão de mundo de uma elite política ligada a valores de uma sociedade aristocrática cujas noções de hierarquia social estavam presentes de forma marcante. Assim, a educação oferecida pelo colégio atraiu, sobretudo, elementos cujas famílias buscavam na educação uma maneira de elevação dos status social. |
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Assim, a forma de colégio interno adotada na fundação é fundamental para a compreensão mais precisa do tipo de educação que foi oferecido e que tinha uma ligação com a visão de mundo de uma elite política ligada a valores de uma sociedade aristocrática cujas noções de hierarquia social estavam presentes de forma marcante. Assim, a educação oferecida pelo colégio atraiu, sobretudo, elementos cujas famílias buscavam na educação uma maneira de elevação dos status social.This dissertation has as object the Pedro II College, situated in the Court, Rio de Janeiro, between 1838 and 1854. The study was developed with the objective to understand the foundation of the school as an internal college that had as base a literary education throughout its first sixteen years of functioning. Thus, the form of internal college adopted in the foundation is fundamental to understanding more precisely the type of education that was offered and had a connection with the worldview of a political elite linked to values of an aristocratic society whose notions of social hierarchy were strongly pronounced. Thus, the education offered by the college attracted mainly persons whose families were seeking in education the way to social status elevation.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisBrasil ImpérioHistória da EducaçãoColégio Pedro SegundoBrasil ImpérioHistory of EducationSchool Pedro SegundoHistóriaA educação literária no colégio de Pedro Segundo (1838-1854)Literary education at Pedro's school Second (1838-1854)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisNUDOM Livro de Ofícios Recebidos 1838-1839 Livro de Pedidos 1858 Primeiro da Matricula Geral dos Alunos deste Imperial Colégio de Pedro Segundo 1838-1854 Livro Primeiro Para Registro dos Títulos dos Empregados do Colégio de Pedro Segundo Livro Primeiro dos Exames e Prêmios do Colégio de Pedro Segundo Arquivo Nacional Série Educação- Ensino Secundário IE 4 26- 1838 ao IE4 32-1848 Ofícios diversos. 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História |
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Esta dissertação tem como objeto o Colégio de Pedro Segundo, situado na Corte, no Rio de Janeiro entre 1838 e 1854. O estudo foi desenvolvido com o objetivo de compreender a fundação do colégio como um colégio interno que tinha como base uma educação literária ao longo dos seus primeiros dezesseis anos de funcionamento. Assim, a forma de colégio interno adotada na fundação é fundamental para a compreensão mais precisa do tipo de educação que foi oferecido e que tinha uma ligação com a visão de mundo de uma elite política ligada a valores de uma sociedade aristocrática cujas noções de hierarquia social estavam presentes de forma marcante. Assim, a educação oferecida pelo colégio atraiu, sobretudo, elementos cujas famílias buscavam na educação uma maneira de elevação dos status social. |
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2010 |
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RODRIGUES, Rafael Pinto. A educação literária no colégio de Pedro Segundo (1838-1854). 2010.115 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. |
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NUDOM Livro de Ofícios Recebidos 1838-1839 Livro de Pedidos 1858 Primeiro da Matricula Geral dos Alunos deste Imperial Colégio de Pedro Segundo 1838-1854 Livro Primeiro Para Registro dos Títulos dos Empregados do Colégio de Pedro Segundo Livro Primeiro dos Exames e Prêmios do Colégio de Pedro Segundo Arquivo Nacional Série Educação- Ensino Secundário IE 4 26- 1838 ao IE4 32-1848 Ofícios diversos. Biblioteca Nacional Relatórios Ministeriais da Secretaria de Estado dos Negócios do Império de 1838 a 1854. Legislação Brasil. Coleção de Leis do Império. Regulamento n.8 de 31 de Janeiro de 1838 ABREU, Márcia(org.). Leitura, História e História da Leitura. Campinas, Mercado das Letras: Associação de Leitura no Brasil; São Paulo: Fapesp, 1999. ALMEIDA, José Ricardo Pires de. História da Instrução Pública no Brasil (1500-1889): História e Legislação. INEP. PUC São Paulo: EDUC: Brasília: DF INEP, 1989. ANDRADE, Vera Lúcia Cabana de Queiroz. O Colégio Pedro II: Um Lugar de Memória. 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