O fetiche da prática como elemento norteador da mediação entre a escola e o mundo do trabalho na formação profissional da Rede FAETEC
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13074 |
Resumo: | Em meio à crise orgânica do capital e intensificação da precariedade do trabalho, a formação do trabalhador sofre mudanças que afetam todas as esferas da educação, inclusive a educação profissional, que redefine seu caráter de educação dualista e interessada e também o novo tipo de trabalhador, com novos atributos, como: capacidade polivalente, disponibilidade flexível, mobilização para o protagonismo social, preocupação com a manutenção permanente de sua empregabilidade e postura empreendedora. Assim, na medida em que avança a precariedade do trabalho e da vida em sociedade, para mediar o conflito de classes, o Bloco no Poder aciona medidas para educar os trabalhadores para a nova realidade do trabalho, da produção e das relações de poder na sociedade. Na perspectiva de formação de novos atributos no trabalhador de novo tipo, percebe-se certa mudança na concepção e no desenvolvimento das atividades de estágio supervisionado na formação de técnicos e tecnólogos, de modo a tornar estas atividades cada vez mais idênticas às condições de trabalho precário. Em que pese as dificuldades de realização do estágio, essa atividade tem sido a mais utilizada nas instituições de ensino para mediar o ambiente de educação profissional com o ambiente de trabalho, sob argumento de que são essenciais para a formação do trabalhador. Frente a este contexto, elegemos como objeto de análise as concepções de estágio supervisionado expressas no discurso institucional das unidades de ensino da rede de escolas de educação profissional e tecnológica do estado do Rio de Janeiro, ou seja, as escolas vinculadas à Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC). Nosso foco de análise é a forma como estas instituições tratam a relação entre teoria e prática na formação do técnico e do tecnólogo e como este tratamento se expressa no encaminhamento das atividades de estágio supervisionado. Nosso objetivo é verificar a pertinência de que a mediação entre escola e mundo do trabalho expressa no trabalho formativo da Rede de instituições da FAETEC está orientado para a conformação das camadas subalternas para o desemprego e para o trabalho precário. Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter explicativo, que se insere na categoria de pesquisas de tipo documental, que se utiliza de documentos oficiais como instrumento de coleta de dados (PDI, PPI, PPC, relatórios de gestão, site institucional etc). Espera-se com esta investigação compor um quadro de referências teóricas que contribua para a compreensão mais objetiva do trabalho educativo no campo da educação profissional e tecnológica no Brasil e na América Latina. |
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Silva, Vanessa Soares Teixeira daSouza, José dos SantosCPF: 886.568.297-34Lima, Miriam MorelliMacedo, Jussara Marques deCPF: 133.480.707-83http://lattes.cnpq.br/53891409548620842023-12-22T02:40:20Z2023-12-22T02:40:20Z2019-02-28SILVA, Vanessa Soares Teixeira da. O fetiche da prática como elemento norteador da mediação entre a escola e o mundo do trabalho na formação profissional da Rede FAETEC. 2019. 70 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) – Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-Nova Iguaçu/RJ, 2019.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13074Em meio à crise orgânica do capital e intensificação da precariedade do trabalho, a formação do trabalhador sofre mudanças que afetam todas as esferas da educação, inclusive a educação profissional, que redefine seu caráter de educação dualista e interessada e também o novo tipo de trabalhador, com novos atributos, como: capacidade polivalente, disponibilidade flexível, mobilização para o protagonismo social, preocupação com a manutenção permanente de sua empregabilidade e postura empreendedora. Assim, na medida em que avança a precariedade do trabalho e da vida em sociedade, para mediar o conflito de classes, o Bloco no Poder aciona medidas para educar os trabalhadores para a nova realidade do trabalho, da produção e das relações de poder na sociedade. Na perspectiva de formação de novos atributos no trabalhador de novo tipo, percebe-se certa mudança na concepção e no desenvolvimento das atividades de estágio supervisionado na formação de técnicos e tecnólogos, de modo a tornar estas atividades cada vez mais idênticas às condições de trabalho precário. Em que pese as dificuldades de realização do estágio, essa atividade tem sido a mais utilizada nas instituições de ensino para mediar o ambiente de educação profissional com o ambiente de trabalho, sob argumento de que são essenciais para a formação do trabalhador. Frente a este contexto, elegemos como objeto de análise as concepções de estágio supervisionado expressas no discurso institucional das unidades de ensino da rede de escolas de educação profissional e tecnológica do estado do Rio de Janeiro, ou seja, as escolas vinculadas à Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC). Nosso foco de análise é a forma como estas instituições tratam a relação entre teoria e prática na formação do técnico e do tecnólogo e como este tratamento se expressa no encaminhamento das atividades de estágio supervisionado. Nosso objetivo é verificar a pertinência de que a mediação entre escola e mundo do trabalho expressa no trabalho formativo da Rede de instituições da FAETEC está orientado para a conformação das camadas subalternas para o desemprego e para o trabalho precário. Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter explicativo, que se insere na categoria de pesquisas de tipo documental, que se utiliza de documentos oficiais como instrumento de coleta de dados (PDI, PPI, PPC, relatórios de gestão, site institucional etc). Espera-se com esta investigação compor um quadro de referências teóricas que contribua para a compreensão mais objetiva do trabalho educativo no campo da educação profissional e tecnológica no Brasil e na América Latina.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorIn the midst of the organic crisis of capital and the intensification of precariousness of work, the formation of the worker undergoes changes affecting all spheres of education, including professional education, which redefines his character of dualistic and interested education and also the new type of worker, with new attributes such as: multi-purpose capacity, flexible availability, mobilization for social protagonism, concern with the permanent maintenance of their employability and entrepreneurial posture. Thus, as the precariousness of work and life in society advances, to mediate class conflict, the Power Block triggers measures to educate workers to the new reality of work, production, and power relations in society . In the perspective of the formation of new attributes in the new type worker, there is a certain change in the conception and development of supervised training activities in the training of technicians and technologists, in order to make these activities increasingly similar to precarious working conditions . In spite of the difficulties of performing the internship, this activity has been the most used in educational institutions to mediate the professional education environment with the work environment, on the grounds that they are essential for the training of the worker. Against this background, we chose as object of analysis the conceptions of supervised internship expressed in the institutional discourse of the units of education of the network of schools of professional and technological education of the state of Rio de Janeiro, that is, the schools linked to the Foundation of Support to the Technical School (FAETEC). Our focus is the way these institutions treat the relationship between theory and practice in the training of the technician and the technologist and how this treatment is expressed in the routing of the l training activities. Our objective is to verify the pertinence that the mediation between school and work world expressed in the formative work of the Network of institutions of the FAETEC is oriented to the conformation of the subaltern layers for the unemployment and the precarious work. This is a basic research, of qualitative analysis, of an explanatory nature, which falls into the category of documentary type research, which uses official documents as a data collection instrument (PDI, PPI, PPC, management reports, institutional website etc). It is expected that this research will compose a theoretical framework that contributes to a more objective understanding of the educational work in the field of professional and technological education in Brazil and Latin America.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuInstituto de EducaçãoEstágio supervisionadoEnsino TécnicoEnsino Superior TecnológicoEducação ProfissionalSupervised trainingTechnical educationHigher Technological EducationProfessional educationEducaçãoO fetiche da prática como elemento norteador da mediação entre a escola e o mundo do trabalho na formação profissional da Rede FAETECThe fetish of practice as a nortetive element of mediation between the school and the world of work in the training of the FAETECinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALVES, Giovanni. 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Em meio à crise orgânica do capital e intensificação da precariedade do trabalho, a formação do trabalhador sofre mudanças que afetam todas as esferas da educação, inclusive a educação profissional, que redefine seu caráter de educação dualista e interessada e também o novo tipo de trabalhador, com novos atributos, como: capacidade polivalente, disponibilidade flexível, mobilização para o protagonismo social, preocupação com a manutenção permanente de sua empregabilidade e postura empreendedora. Assim, na medida em que avança a precariedade do trabalho e da vida em sociedade, para mediar o conflito de classes, o Bloco no Poder aciona medidas para educar os trabalhadores para a nova realidade do trabalho, da produção e das relações de poder na sociedade. Na perspectiva de formação de novos atributos no trabalhador de novo tipo, percebe-se certa mudança na concepção e no desenvolvimento das atividades de estágio supervisionado na formação de técnicos e tecnólogos, de modo a tornar estas atividades cada vez mais idênticas às condições de trabalho precário. Em que pese as dificuldades de realização do estágio, essa atividade tem sido a mais utilizada nas instituições de ensino para mediar o ambiente de educação profissional com o ambiente de trabalho, sob argumento de que são essenciais para a formação do trabalhador. Frente a este contexto, elegemos como objeto de análise as concepções de estágio supervisionado expressas no discurso institucional das unidades de ensino da rede de escolas de educação profissional e tecnológica do estado do Rio de Janeiro, ou seja, as escolas vinculadas à Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC). Nosso foco de análise é a forma como estas instituições tratam a relação entre teoria e prática na formação do técnico e do tecnólogo e como este tratamento se expressa no encaminhamento das atividades de estágio supervisionado. Nosso objetivo é verificar a pertinência de que a mediação entre escola e mundo do trabalho expressa no trabalho formativo da Rede de instituições da FAETEC está orientado para a conformação das camadas subalternas para o desemprego e para o trabalho precário. Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter explicativo, que se insere na categoria de pesquisas de tipo documental, que se utiliza de documentos oficiais como instrumento de coleta de dados (PDI, PPI, PPC, relatórios de gestão, site institucional etc). Espera-se com esta investigação compor um quadro de referências teóricas que contribua para a compreensão mais objetiva do trabalho educativo no campo da educação profissional e tecnológica no Brasil e na América Latina. |
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SILVA, Vanessa Soares Teixeira da. O fetiche da prática como elemento norteador da mediação entre a escola e o mundo do trabalho na formação profissional da Rede FAETEC. 2019. 70 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) – Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-Nova Iguaçu/RJ, 2019. |
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Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm acessado em 03/07/2015 ás 12:00 horas. _______. Câmara dos deputados. Frente parlamentar evangélica. Manifesto à nação: O Brasil para os brasileiros. República Federativa do Brasil, 2018. 60 p. _______. Parecer nº436, de 02 de abril de 2001. Brasília: 2001. Disponível em: http://potal.mec.gov.brcne/arquivos/pdf/CES0436.pdf, acesso em 05 de junho de 2017. _______. RESOLUÇÃO Nº 6, DE 20 DE SETEMBRO DE 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação e Câmara de Educação Básica. Brasília, 2012. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=17417&Itemid=866 acessado em 03/07/2015 ás 12:00 horas. BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Os primeiros passos da reforma gerencial do Estado de 1995. (PDF internet) ___________. Crise econômica e reforma do Estado no Brasil. 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