Os Círculos Agroculturais: parâmetros e limites de uma proposta de educação popular no Distrito Agrícola Rio do Ouro de Magé/RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa Neto, José Marques de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12394
Resumo: Relato crítico da experiência de um projeto de desenvolvimento comunitário sustentável, o projeto DASARA (Projeto de Desenvolvimento Agrícola Sustentável nos Assentamentos das Áreas Rur-urbanas da Baixada Fluminense Estado do Rio de Janeiro Brasil Projeto MAE 7737/CISV/BRA), realizado pela parceria entre uma ONG de origem italiana (CISV Comunità Impegno Servizio Volontariato: Comunidade Empenho Serviço Voluntariado, fundada em Torino/Itália no ano de 1961) e uma ONG brasileira (SEOP Serviço de Educação e Organização Popular, fundada em Petrópolis/RJ no ano de 1990), através do financiamento da cooperação internacional italiana (mediada pelo MAE Ministero degli Affari Esteri: Ministério das Relações Exteriores da Itália), no Distrito Agrícola Rio do Ouro de Magé/RJ, Baixada Fluminense, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, no período de 2004 a 2007, envolvendo, no total, cerca de 400 agricultores em todas as atividades implantadas. A problemática central é a participação popular no âmbito dos projetos de desenvolvimento comunitário sustentáve l. O eixo da análise consiste no estudo da proposta estratégica e metodológica denominada Círculos Agroculturais, desenvolvida no curso do referido projeto. O objetivo da pesquisa é descrever como a proposta dos Círculos Agroculturais do Projeto DASARA enfrentou o problema da participação popular, evidenciando os desdobramentos advindos; e, compreender, a partir daí, como se configurou a atuação popular no processo de interação com os agentes do projeto, destacando a contribuição do DASARA para a vida dos próprios beneficiários, definida por eles mesmos. A pesquisa tomou como fontes principais: o texto projetual aprovado pelo financiador, os relatórios oficiais apresentados ao financiador, descrição das observações participativas das atividades dos coordenadores do projeto, e, entrevistas semi-estruturadas dos agricultores beneficiados pelas ações. Conclui-se que os Círculos Agroculturais podem ser entendidos como uma experiência metodológica de educação popular voltada para a participação dialógica, apresentando-se como um caminho possível para a superação dos limites dos modelos convencionais inspirados no referencial difusionista; e, que, em termos relativos, os Círculos Agroculturais conseguiram superar a racionalidade bipolar dos atores sociais (o agente e o beneficiário, o técnico e o agricultor, o perito e o senso comum), muito comum no domínio da realização de projetos de desenvolvimento comunitário sustentável, assumindo uma perspectiva que pressupõe a emergência de várias vozes no conjunto da participação, dissolvendo os atores clássicos, para figurarem com a singularidade própria de cada um.
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Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12394Relato crítico da experiência de um projeto de desenvolvimento comunitário sustentável, o projeto DASARA (Projeto de Desenvolvimento Agrícola Sustentável nos Assentamentos das Áreas Rur-urbanas da Baixada Fluminense Estado do Rio de Janeiro Brasil Projeto MAE 7737/CISV/BRA), realizado pela parceria entre uma ONG de origem italiana (CISV Comunità Impegno Servizio Volontariato: Comunidade Empenho Serviço Voluntariado, fundada em Torino/Itália no ano de 1961) e uma ONG brasileira (SEOP Serviço de Educação e Organização Popular, fundada em Petrópolis/RJ no ano de 1990), através do financiamento da cooperação internacional italiana (mediada pelo MAE Ministero degli Affari Esteri: Ministério das Relações Exteriores da Itália), no Distrito Agrícola Rio do Ouro de Magé/RJ, Baixada Fluminense, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, no período de 2004 a 2007, envolvendo, no total, cerca de 400 agricultores em todas as atividades implantadas. A problemática central é a participação popular no âmbito dos projetos de desenvolvimento comunitário sustentáve l. O eixo da análise consiste no estudo da proposta estratégica e metodológica denominada Círculos Agroculturais, desenvolvida no curso do referido projeto. O objetivo da pesquisa é descrever como a proposta dos Círculos Agroculturais do Projeto DASARA enfrentou o problema da participação popular, evidenciando os desdobramentos advindos; e, compreender, a partir daí, como se configurou a atuação popular no processo de interação com os agentes do projeto, destacando a contribuição do DASARA para a vida dos próprios beneficiários, definida por eles mesmos. A pesquisa tomou como fontes principais: o texto projetual aprovado pelo financiador, os relatórios oficiais apresentados ao financiador, descrição das observações participativas das atividades dos coordenadores do projeto, e, entrevistas semi-estruturadas dos agricultores beneficiados pelas ações. Conclui-se que os Círculos Agroculturais podem ser entendidos como uma experiência metodológica de educação popular voltada para a participação dialógica, apresentando-se como um caminho possível para a superação dos limites dos modelos convencionais inspirados no referencial difusionista; e, que, em termos relativos, os Círculos Agroculturais conseguiram superar a racionalidade bipolar dos atores sociais (o agente e o beneficiário, o técnico e o agricultor, o perito e o senso comum), muito comum no domínio da realização de projetos de desenvolvimento comunitário sustentável, assumindo uma perspectiva que pressupõe a emergência de várias vozes no conjunto da participação, dissolvendo os atores clássicos, para figurarem com a singularidade própria de cada um.Critical report of the experience of a sustainable community development project, project DASARA (project of sustainable agricultural development in the settlements of the rur-urban areas of the Baixada Fluminense - State of Rio de Janeiro - Brazil - Project MAE 7737/CISV/BRA), created in partnership between an Italian NGO (CISV - Engagement Community for Voluntary Service, Comunità Impegno Servizio Volontariato, founded in Turin/Italy in 1961) and a Brazilian NGO (SEOP - Service of Popular Education and Organization, Serviço de Educação e Organização Popular, founded in Petrópolis/RJ in 1990) through the funding of Italian international cooperation (obtained through the Ministry of Foreign Affairs of Italy) in the agricultural district of Rio do Ouro de Mage/RJ, Baixada Fluminense, Metropolitan Region of Rio de Janeiro, in the period from 2004 to 2007, involving a total of around 400 farmers in all activities. The central issue is popular participation in sustainable community development projects. The axis of analysis is to study the strategical and methodological proposal called Agricultural co-ops, developed during the project of reference. The objective of this research is to describe how the proposal of Agricultural co-ops in DASARA project has addressed the problem of popular participation highlighting the resulting developments; and to understand, from this, how the popular implementation was configured in the interaction process with the agents of the project, underlining the contribution of DASARA to the lives of the target groups, declared by the farmers themselves. The research has found as its main sources: the text of the project approved by the sponsor, the official reports submitted to the sponsor, the description of participatory observations about the activities by the project coordinators, and semi-structured interviews to the farmers, targets of the action. It results that Agricultural co-ops can be intended as a methodological experience of popular education towards dialogical participation, presenting itself as a possible way to overcome the limits of conventional models inspired by diffusionist referentiality; and that, in relative terms, Agricultural co-ops have overcome the bipolar rationality of social actors (agent and beneficiary, technician and farmer, expert and common sense), which is very frequent in the domain of the realization of sustainable community development projects, assuming the perspective that presupposes the arisal of the different actors invo lved, disrupting the traditional players, to cope with the individuality of each one.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de Agronomiaprojetos de desenvolvimento comunitário sustentávelparticipação popularextensão ruralsustainable community development projectpopular participationrural extensionEducaçãoOs Círculos Agroculturais: parâmetros e limites de uma proposta de educação popular no Distrito Agrícola Rio do Ouro de Magé/RJAgricultural co-ops: parameters and limits of a proposal for popular education in the Agricultural District of Rio do Ouro de Magé/RJinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55924/2010%20-%20Jos%c3%a9%20Marques%20de%20Sousa%20Neto.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/54Made available in DSpace on 2016-04-26T16:55:21Z (GMT). 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