Reflexões acerca da transformação social na Escolinha de Agroecologia de Nova Iguaçu/RJ.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gabriela dos Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13087
Resumo: Pensando na importância dos movimentos de oposição à hegemonia do agronegócio, capazes de produzirem novas formas sociais de luta e de resistência, o que nos chama a atenção no presente trabalho é a especificidade da Escolinha de Agroecologia de Nova Iguaçu (EANI), tendo em vista que se trata de um projeto de educação não formal situado na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, que há mais de dez anos, desenvolve um trabalho de formação em preceitos agroecológicos para pequenos produtores (de espaços rurais e urbanos), estabelecendo um viés de transformação social por meio da práxis da educação popular, da valorização dos saberes e da identidade de pertencimento ao lugar e às suas culturas. No que tange à metodologia, partimos da pesquisa qualitativa, realizando análises documentais, levantamento de produções bibliográficas acerca da temática, observação de campo, utilização do diário de campo como fonte de registro e realização de entrevista com roteiro semi-estruturado. Assim, identificamos a especificidade da ação da EANI, sobretudo, na região da baixada fluminense, como um projeto de educação não formal que propulsiona a transformação social.
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No que tange à metodologia, partimos da pesquisa qualitativa, realizando análises documentais, levantamento de produções bibliográficas acerca da temática, observação de campo, utilização do diário de campo como fonte de registro e realização de entrevista com roteiro semi-estruturado. Assim, identificamos a especificidade da ação da EANI, sobretudo, na região da baixada fluminense, como um projeto de educação não formal que propulsiona a transformação social.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorConsidering the importance of the movements of opposition to the hegemony of agribusiness, capable of producing new social forms of struggle and resistance, what strikes us in the present work is the specificity of the School of Agroecology of Nova Iguaçu (EANI), aiming at which is a non-formal education project located in Rio de Janeiro's Baixada Fluminense, which for more than ten years has been developing training in agroecological precepts for small producers (rural and urban), establishing a transformation bias through the praxis of popular education, the valorization of knowledge and the identity of belonging to the place and its cultures. Regarding the methodology, we started with qualitative research, performing documentary analyzes, collecting bibliographical productions about the subject, field observation, using the field diary as a record source and conducting an interview with a semi-structured script. Thus, we identify the specificity of EANI's action, especially in the region of the state of Rio de Janeiro, as a non-formal education project that promotes social transformation.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto de EducaçãoInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuEscolinha de Agroecologiaeducação não formaleducação populartransformação socialAgroecology School; ; ; Social Transformation.non-formal educationpopular educationsocial transformationEducaçãoReflexões acerca da transformação social na Escolinha de Agroecologia de Nova Iguaçu/RJ.Reflections on social transformation in the School of Agroecology of Nova Iguaçu/RJ.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisABAG, Associação Brasileira de Agronegócio. Agronegócio contribui com 23,5% do PIB em 2017, estima CNA. 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description Pensando na importância dos movimentos de oposição à hegemonia do agronegócio, capazes de produzirem novas formas sociais de luta e de resistência, o que nos chama a atenção no presente trabalho é a especificidade da Escolinha de Agroecologia de Nova Iguaçu (EANI), tendo em vista que se trata de um projeto de educação não formal situado na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, que há mais de dez anos, desenvolve um trabalho de formação em preceitos agroecológicos para pequenos produtores (de espaços rurais e urbanos), estabelecendo um viés de transformação social por meio da práxis da educação popular, da valorização dos saberes e da identidade de pertencimento ao lugar e às suas culturas. No que tange à metodologia, partimos da pesquisa qualitativa, realizando análises documentais, levantamento de produções bibliográficas acerca da temática, observação de campo, utilização do diário de campo como fonte de registro e realização de entrevista com roteiro semi-estruturado. Assim, identificamos a especificidade da ação da EANI, sobretudo, na região da baixada fluminense, como um projeto de educação não formal que propulsiona a transformação social.
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