A transversalidade do currículo das escolas da zona rural de Seropédica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12608 |
Resumo: | Este estudo objetiva investigar a relação da proposta curricular da rede municipal de ensino de Seropédica/RJ com a realidade das escolas situadas na zona rural, considerando as suas especificidades e complexidades. Os debates, de forma geral, colocam em questão a hegemonia segundo a qual currículo escolar, ao longo dos anos, vem sendo estruturado em função de atender a dinâmica capitalista. Essa situação se perpetua há décadas no processo educacional brasileiro e deve ser problematizada na perspectiva de apontar uma transformação e novos rumos para a educação nacional. Para desenvolver a temática utilizamos como pressupostos teóricos os seguintes autores: R.S. Caldart, M.C.Molina, M.G.Arroyo e I.Camini. Nas reflexões sobre currículo dialogamos com D. Saviani, J.C.Libâneo, V.M.Candau, B.S.Santos, E.Morin entre outros que serão referenciados na bibliografia. As questões norteadoras deste estudo o definem como uma pesquisa qualitativa na qual foram utilizados como instrumentos de coleta de dados questionários estruturados com perguntas abertas e fechadas. As escolas municipais que dão contorno a este estudo são três escolas municipais situadas na zona rural do município de Seropédica/RJ que foram selecionadas segundo critérios de localização e características do entorno escolar: E. M. Nossa Senhora de Nazareth, E. E. M. Coletivo Santa Alice e E. E. M. Professora Creuza de Paula Bastos. Os resultados dos estudos apontaram que configura nessas escolas um ensino dissociado da realidade de vida dos seus alunos, pouco tem contribuído para a formação crítica do sujeito e revelaram o quanto as políticas públicas estão distantes dos alunos das escolas situadas nas zonas rurais |
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Oliveira, Eliana Cristina Ribeiro deMonteiro, Rosa Cristinahttp://lattes.cnpq.br/4703453783397917Santos, Gabriel de AraújoMartinazzo, Lucia Baroni006.846.097-03http://lattes.cnpq.br/76856129141784742023-12-22T02:13:25Z2023-12-22T02:13:25Z2018-09-06OLIVEIRA, Eliana Cristina Ribeiro de. A transversalidade do currículo das escolas da zona rural de Seropédica. 2018. 66 f.. Dissertação( Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2018.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12608Este estudo objetiva investigar a relação da proposta curricular da rede municipal de ensino de Seropédica/RJ com a realidade das escolas situadas na zona rural, considerando as suas especificidades e complexidades. Os debates, de forma geral, colocam em questão a hegemonia segundo a qual currículo escolar, ao longo dos anos, vem sendo estruturado em função de atender a dinâmica capitalista. Essa situação se perpetua há décadas no processo educacional brasileiro e deve ser problematizada na perspectiva de apontar uma transformação e novos rumos para a educação nacional. Para desenvolver a temática utilizamos como pressupostos teóricos os seguintes autores: R.S. Caldart, M.C.Molina, M.G.Arroyo e I.Camini. Nas reflexões sobre currículo dialogamos com D. Saviani, J.C.Libâneo, V.M.Candau, B.S.Santos, E.Morin entre outros que serão referenciados na bibliografia. As questões norteadoras deste estudo o definem como uma pesquisa qualitativa na qual foram utilizados como instrumentos de coleta de dados questionários estruturados com perguntas abertas e fechadas. As escolas municipais que dão contorno a este estudo são três escolas municipais situadas na zona rural do município de Seropédica/RJ que foram selecionadas segundo critérios de localização e características do entorno escolar: E. M. Nossa Senhora de Nazareth, E. E. M. Coletivo Santa Alice e E. E. M. Professora Creuza de Paula Bastos. Os resultados dos estudos apontaram que configura nessas escolas um ensino dissociado da realidade de vida dos seus alunos, pouco tem contribuído para a formação crítica do sujeito e revelaram o quanto as políticas públicas estão distantes dos alunos das escolas situadas nas zonas ruraisCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESThe goal of study is investig the relation of proposal curricular of education in Seropédica/RJ with reality of scools located in the rural zone, considering your specificities and complexities. In general, school's curricula, for decades, wen structured according to the capitalist dynamics. This situation is perpetual, there isnt Brazilian educational process and must be problematizes in prespective of a transformation and new directions for a national education. For develop the theme we use as theoretical assumptions the these authors R.S.Caldart, M.C.Molina, M.G.Arroyo e I.Camini. The reflections about the curriculum we dialogue on D.Saviani, J.C.Libâneo, V.M.Candau, B.S.Santos, E.Morin among others referenced in the bibliography. The questions aproached in this study define it as a qualitative research and were used as instruments of data collection structured questionnaires with open and closed questions. The municipal schools that are the basis of this study are three municipal schools located in the rural area of the municipality of Seropédica / RJ that were selected according to location criteria and characteristics of the school region: E. M. Nossa Senhora de Nazareth, E. E. Coletivo Santa Alice e E. E.M. Prof.ª Creuza de Paula Bastos. The results of the studies showed that these schools have a teaching is dissociated from the reality of their students' life, didn’t contribute to the critical formation of students and revealed how public policies are far from the students of the schools located in rural zonesapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de Agronomiazona ruralcurrículo-escolareducaçãoaprendizagemrural areaschool curriculumeducationand learningEducaçãoA transversalidade do currículo das escolas da zona rural de SeropédicaThe transversality of the curriculum of the rural schools of Seropédicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAPPLE, M. W. Educação e poder. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989. ARROYO,M. G.; CALDART, R. & MOLINA M. C. Por uma educação do campo. Petrópolis, Rio de Janeiro, Vozes, 2004. ______. Por uma educação do campo. Petrópolis, Rio de Janeiro, Vozes, 2011. 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Este estudo objetiva investigar a relação da proposta curricular da rede municipal de ensino de Seropédica/RJ com a realidade das escolas situadas na zona rural, considerando as suas especificidades e complexidades. Os debates, de forma geral, colocam em questão a hegemonia segundo a qual currículo escolar, ao longo dos anos, vem sendo estruturado em função de atender a dinâmica capitalista. Essa situação se perpetua há décadas no processo educacional brasileiro e deve ser problematizada na perspectiva de apontar uma transformação e novos rumos para a educação nacional. Para desenvolver a temática utilizamos como pressupostos teóricos os seguintes autores: R.S. Caldart, M.C.Molina, M.G.Arroyo e I.Camini. Nas reflexões sobre currículo dialogamos com D. Saviani, J.C.Libâneo, V.M.Candau, B.S.Santos, E.Morin entre outros que serão referenciados na bibliografia. As questões norteadoras deste estudo o definem como uma pesquisa qualitativa na qual foram utilizados como instrumentos de coleta de dados questionários estruturados com perguntas abertas e fechadas. As escolas municipais que dão contorno a este estudo são três escolas municipais situadas na zona rural do município de Seropédica/RJ que foram selecionadas segundo critérios de localização e características do entorno escolar: E. M. Nossa Senhora de Nazareth, E. E. M. Coletivo Santa Alice e E. E. M. Professora Creuza de Paula Bastos. Os resultados dos estudos apontaram que configura nessas escolas um ensino dissociado da realidade de vida dos seus alunos, pouco tem contribuído para a formação crítica do sujeito e revelaram o quanto as políticas públicas estão distantes dos alunos das escolas situadas nas zonas rurais |
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