As comissões de heteroidentificação étnico-racial e a implementação da lei de cotas em duas universidades do sudeste
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/17676 |
Resumo: | A Lei n. ° 12.711/2012, atualizada pela Lei n.º 13.409/2016, reserva vagas para pretos, pardos e indígenas (chamados PPI’s), dentre outras categorias de cotas, sendo o único recorte em comum de todas elas, ter cursado integralmente o ensino médio em uma instituição de ensino pública. Para pleitear uma vaga nesta subcota étnico-racial, atualmente, é necessário o preenchimento de um formulário em que conste sua autodeclaração étnico-racial condicionada à validação de uma comissão de heteroidentificação étnico-racial, porém, nem sempre foi assim, pois a atuação da referida comissão iniciou há pouco tempo. Anteriormente, o candidato à vaga reservada para negros, somente realizava sua autodeclaração pessoal por escrito, como ainda acontece em algumas universidades federais. Neste contexto, apresentamos como objetivo geral investigar se as comissões de heteroidentificação, criadas pela Portaria Normativa n.º 4 de 2018, contempladas no acesso aos concurso públicos, são referenciadas como mecanismo para implementação da Lei n.º 12.711/2012 na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O recorte temporal estabelecido é de 2013 a 2019. A tese tem abordagem qualitativa e apresenta dados quantitativos necessários à elucidação dos fatos. Em relação à sua natureza, é uma pesquisa básica porque busca gerar conhecimentos novos, condizentes ao aprimoramento da pesquisa acadêmico-científica. No que concerne aos objetivos, é uma pesquisa descritiva. Como procedimentos optei pelo estudo dos casos da UFRRJ e da UFOP; a análise documental dos editais, deliberações e orientações normativas no âmbito federal que englobem a implementação da Lei 12.711/2012 e a atuação das comissões de heteroidentificação; a pesquisa ex-post-facto, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação. Os instrumentos de coleta de dados foram o questionário survey e a entrevista semiestruturada. Neste cerne, chegamos ao quantitativo de 14 sujeitos desta pesquisa. Destaco que, para analisar as narrativas dos participantes, decidi por utilizar os elementos da análise do discurso amparada em Rojo (2004) e Orlandi (2013), que deram suporte por compreenderem a linguagem como mediação essencial entre sujeito sem oposição ao contexto sócio histórico dos indivíduos, captando dessa forma, a análise do discurso como um procedimento direcionado para desvelar o dialeto social e os componentes comunicativos como elementos discursivos. Siss (2003, 2005), Carvalho (2020), Pace (2019), Santos (2020a e 2020b), Schwarcz (1993), Otranto (2009) e Bortolanza (2017), Munanga (2008), Gomes (2005), Ball (1993), Ball e Mainardes (2006), Bourdieu e Passeron (2014) foram o aporte teórico principal. |
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Almeida, Viviane da SilvaSiss, Ahyashttps://orcid.org/0000-0001-6465-5952http://lattes.cnpq.br/1745461007466177Siss, Ahyashttps://orcid.org/0000-0001-6465-5952http://lattes.cnpq.br/1745461007466177Martins, Monica de Souza Nuneshttps://orcid.org/0000-0003-0917-3437http://lattes.cnpq.br/7436821208759848Santos, Adilson Pereira doshttps://orcid.org/0000-0002-7027-1055http://lattes.cnpq.br/8540887895255246Pace, Angela Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/8417641945793996Costa, Ana Valéria de Figueiredo dahttps://orcid.org/0000-0001-5029-3276http://lattes.cnpq.br/6434170770324585http://lattes.cnpq.br/33072548198186032024-08-07T14:08:33Z2024-08-07T14:08:33Z2021-05-21ALMEIDA, Viviane da Silva. As comissões de heteroidentificação étnico-racial e a implementação da lei de cotas em duas universidades do sudeste. 2021. 168 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2021.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/17676A Lei n. ° 12.711/2012, atualizada pela Lei n.º 13.409/2016, reserva vagas para pretos, pardos e indígenas (chamados PPI’s), dentre outras categorias de cotas, sendo o único recorte em comum de todas elas, ter cursado integralmente o ensino médio em uma instituição de ensino pública. Para pleitear uma vaga nesta subcota étnico-racial, atualmente, é necessário o preenchimento de um formulário em que conste sua autodeclaração étnico-racial condicionada à validação de uma comissão de heteroidentificação étnico-racial, porém, nem sempre foi assim, pois a atuação da referida comissão iniciou há pouco tempo. Anteriormente, o candidato à vaga reservada para negros, somente realizava sua autodeclaração pessoal por escrito, como ainda acontece em algumas universidades federais. Neste contexto, apresentamos como objetivo geral investigar se as comissões de heteroidentificação, criadas pela Portaria Normativa n.º 4 de 2018, contempladas no acesso aos concurso públicos, são referenciadas como mecanismo para implementação da Lei n.º 12.711/2012 na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O recorte temporal estabelecido é de 2013 a 2019. A tese tem abordagem qualitativa e apresenta dados quantitativos necessários à elucidação dos fatos. Em relação à sua natureza, é uma pesquisa básica porque busca gerar conhecimentos novos, condizentes ao aprimoramento da pesquisa acadêmico-científica. No que concerne aos objetivos, é uma pesquisa descritiva. Como procedimentos optei pelo estudo dos casos da UFRRJ e da UFOP; a análise documental dos editais, deliberações e orientações normativas no âmbito federal que englobem a implementação da Lei 12.711/2012 e a atuação das comissões de heteroidentificação; a pesquisa ex-post-facto, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação. Os instrumentos de coleta de dados foram o questionário survey e a entrevista semiestruturada. Neste cerne, chegamos ao quantitativo de 14 sujeitos desta pesquisa. Destaco que, para analisar as narrativas dos participantes, decidi por utilizar os elementos da análise do discurso amparada em Rojo (2004) e Orlandi (2013), que deram suporte por compreenderem a linguagem como mediação essencial entre sujeito sem oposição ao contexto sócio histórico dos indivíduos, captando dessa forma, a análise do discurso como um procedimento direcionado para desvelar o dialeto social e os componentes comunicativos como elementos discursivos. Siss (2003, 2005), Carvalho (2020), Pace (2019), Santos (2020a e 2020b), Schwarcz (1993), Otranto (2009) e Bortolanza (2017), Munanga (2008), Gomes (2005), Ball (1993), Ball e Mainardes (2006), Bourdieu e Passeron (2014) foram o aporte teórico principal.The Law no. 12.711 / 2012, updated by Law no. 13.409 / 2016, reserves vacancies for blacks, browns and indigenous people (called PPI's), among other categories of quotas, being the only common feature of them all, having completed full high school education in a public institution. To apply for a vacancy in this ethnic-racial sub-quota, it is currently necessary to fill out a form stating his or her ethnic-racial status, conditioned to the validationt of an ethnic-racial heteroidentification committee, however, this was not always the case, since the performance of this committee started not long ago. Previously, the candidate for the vacancy reserved for blacks, only performed the self-declaration written by himself, as it still happens in some federal universities. In this context, we present as a general objective to investigate whether the heteroidentification commissions, created by Normative Ordinance No. 4 of 2018, included in access to public tenders, are referred to as a mechanism for the implementation of Law No. 12,711 / 2012 at the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ ) and at the Federal University of Ouro Preto (UFOP). The established time frame is from 2013 to 2019. The thesis has a qualitative approach and presents quantitative data necessary to elucidate the facts. Regarding its nature, it is a basic research because it seeks to generate new knowledge, consistent with the improvement of academic-scientific research. Concerning the objectives, it is a descriptive research. As procedures I opted for the case study, the cases of UFRRJ and UFOP; the documentary analysis of public notices, deliberations and normative guidelines at the federal level, which includes the implementation of Law 12.711 / 2012 and the performance of heteroidentification committees; ex-post-facto research, bibliographic research and action research. The data collection instruments used here were the survey questionnaire and the semi-structured interview. At this core, I came to the number of 14 subjects in this research. I emphasize that in order to analyze the participants' narratives, I chose to use the discourse analysis elements supported by Rojo (2004) and Orlandi (2013), who supported it by understanding language as an essential mediation between subjects without opposition to the individuals' socio-historical context, capturing in this way, the analysis of the discourse as a procedure aimed at unveiling the social dialect, and the communicative components as discursive elements. Siss (2003, 2005), Carvalho (2020), Pace (2019), Santos (2020a e 2020b), Schwarcz (1993), Otranto (2009) e Bortolanza (2017),Munanga (2008), Gomes (2005), Ball (1993), Ball and Mainardes (2006), Bourdieu and Passeron (2014) were the main theoretical contribution.La Ley no. 12.711 / 2012, actualizado por la Ley no. 13.409 / 2016, reserva de vacantes para negros, marrones e indígenas (denominados PPI's), entre otras categorías de cupos, siendo el único rasgo común de todos ellos, habiendo completado la educación completa. escuela secundaria en una institución de educación pública. Para postularse a un lugar en este subcupo étnico-racial, actualmente es necesario llenar un formulario en el que se indique su condición étnico-racial, condicionado a la actuación de un comité de heteroidentificación étnico-racial, sin embargo, esto no siempre fue caso, ya que no hace mucho se inició la actuación de dicho comité. Previamente, el candidato a la vacante reservada para negros, solo realizaba la autodeclaración escrita por él mismo, como todavía ocurre en algunas universidades federales. En este contexto, presento como objetivo general investigar si las comisiones de heteroidentificación, creadas por la Ordenanza Normativa no. 4 de 2018, incluidos en el acceso a licitaciones públicas, se denominan mecanismo para la implementación de la Ley no. 12.711 / 2012 en la Universidad Federal Rural de Río. de Janeiro (UFRRJ) y en la Universidad Federal de Ouro Preto (UFOP). El plazo establecido es de 2013 a 2019. La tesis tiene un enfoque cualitativo y presenta los datos cuantitativos necesarios para dilucidar los hechos. En cuanto a su naturaleza, es investigación básica porque busca generar nuevo conocimiento, consistente con el perfeccionamiento de la investigación académico-científica. En cuanto a los objetivos, se trata de una investigación descriptiva. Como procedimientos elegi el estudio de los casos de UFRRJ y UFOP; el análisis documental de avisos públicos, deliberaciones y lineamientos normativos a nivel federal, que incluyen la implementación de la Ley 12.711 / 2012 y la actuación de comisiones de heteroidentificación; investigación ex-post-facto, investigación bibliográfica e investigación-acción. Los instrumentos de recolección de datos utilizados aquí en este trabajo fueron el cuestionario de encuesta y la entrevista semiestructurada. En este núcleo, llegué al número de 14 sujetos de esta investigación. Destacamos que para analizar las narrativas de los participantes, optamos por utilizar los elementos de análisis del discurso apoyados por Rojo (2004) y Orlandi (2013), quienes lo apoyaron entendiendo el lenguaje como una mediación esencial entre sujetos sin oposición a los indivíduos al contexto socio-histórico, capturando de esta manera, el análisis del discurso como un procedimiento destinado a develar el dialecto social, y los componentes comunicativos como elementos discursivos. Siss (2003, 2005), Carvalho (2020), Pace (2019), Santos (2020a y 2020b), Schwarcz (1993), Otranto (2009) y Bortolanza (2017), Munanga (2008), Gomes (2005), Ball (1993), Ball y Mainardes (2006), Bourdieu y Passeron (2014) fueron el principal aporte teórico.porUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto de EducaçãoInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuEducaçãoEducaçãoAutodeclaraçãoHeteroidentificaçãoEducação superiorMestiçagemUFRRJUFOPSelf-declarationHeteroidentificationCollege educationMiscegenationAutodeclaraciónHeteroidentificaciónEducación superiorMestizajeAs comissões de heteroidentificação étnico-racial e a implementação da lei de cotas em duas universidades do sudesteThe ethnic-racial heteroidentification committees and the implementation of the quota law in two southeastern universitiesLos comités de heteroidentificación étnico-racial y la aplicación de la ley de cuotas en dos universidades del suresteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisAGUIAR, E. 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Los comités de heteroidentificación étnico-racial y la aplicación de la ley de cuotas en dos universidades del sureste |
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A Lei n. ° 12.711/2012, atualizada pela Lei n.º 13.409/2016, reserva vagas para pretos, pardos e indígenas (chamados PPI’s), dentre outras categorias de cotas, sendo o único recorte em comum de todas elas, ter cursado integralmente o ensino médio em uma instituição de ensino pública. Para pleitear uma vaga nesta subcota étnico-racial, atualmente, é necessário o preenchimento de um formulário em que conste sua autodeclaração étnico-racial condicionada à validação de uma comissão de heteroidentificação étnico-racial, porém, nem sempre foi assim, pois a atuação da referida comissão iniciou há pouco tempo. Anteriormente, o candidato à vaga reservada para negros, somente realizava sua autodeclaração pessoal por escrito, como ainda acontece em algumas universidades federais. Neste contexto, apresentamos como objetivo geral investigar se as comissões de heteroidentificação, criadas pela Portaria Normativa n.º 4 de 2018, contempladas no acesso aos concurso públicos, são referenciadas como mecanismo para implementação da Lei n.º 12.711/2012 na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O recorte temporal estabelecido é de 2013 a 2019. A tese tem abordagem qualitativa e apresenta dados quantitativos necessários à elucidação dos fatos. Em relação à sua natureza, é uma pesquisa básica porque busca gerar conhecimentos novos, condizentes ao aprimoramento da pesquisa acadêmico-científica. No que concerne aos objetivos, é uma pesquisa descritiva. Como procedimentos optei pelo estudo dos casos da UFRRJ e da UFOP; a análise documental dos editais, deliberações e orientações normativas no âmbito federal que englobem a implementação da Lei 12.711/2012 e a atuação das comissões de heteroidentificação; a pesquisa ex-post-facto, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação. Os instrumentos de coleta de dados foram o questionário survey e a entrevista semiestruturada. Neste cerne, chegamos ao quantitativo de 14 sujeitos desta pesquisa. Destaco que, para analisar as narrativas dos participantes, decidi por utilizar os elementos da análise do discurso amparada em Rojo (2004) e Orlandi (2013), que deram suporte por compreenderem a linguagem como mediação essencial entre sujeito sem oposição ao contexto sócio histórico dos indivíduos, captando dessa forma, a análise do discurso como um procedimento direcionado para desvelar o dialeto social e os componentes comunicativos como elementos discursivos. Siss (2003, 2005), Carvalho (2020), Pace (2019), Santos (2020a e 2020b), Schwarcz (1993), Otranto (2009) e Bortolanza (2017), Munanga (2008), Gomes (2005), Ball (1993), Ball e Mainardes (2006), Bourdieu e Passeron (2014) foram o aporte teórico principal. |
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ALMEIDA, Viviane da Silva. As comissões de heteroidentificação étnico-racial e a implementação da lei de cotas em duas universidades do sudeste. 2021. 168 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2021. |
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AGUIAR, E. Candidatos brancos são acusados de fraudar cotas raciais na UFMT. O Livre, Cuiabá/MT, 08 fev. 2018. Disponível em: https://olivre.com.br/candidatos-brancos-sao-acusados-de-fraudar-cotas-raciais-na-ufmt-2/. Acesso em: 10 mar. 2021. ALMEIDA, V. S. Racismo institucional e afro-brasileiros: o caso do Instituto Rio Branco. Rio de Janeiro. UFRRJ. 2016. Dissertação de mestrado. [mimeo]. ANDIFES. Relatório executivo da V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos Graduandos das IFES – 2018. Uberlândia, maio de 2019. Disponível em: <http://www.andifes.org.br> Acesso em: 20 jun. 2019. ANDRADE, D. P. O que é o neoliberalismo? A renovação do debate nas ciências sociais. Revista Sociedade e Estado. Volume 34, Número 1, Janeiro/Abril 2019. ANDREWS, G.R. Negros e brancos em São Paulo, (1888-1988). Tradução: Magda Lopes, Bauru, São Paulo, EDUSC, 1998. AZEVEDO, J. M. L. de. A educação como política pública. Campinas, SP, Autores Associados, 1997. BABBIE. E. Métodos de pesquisa de Survey. Tradução de Guilherme Cezarino. Editora UFMG. Belo Horizonte. 1999. BALL, S. J. What is policy? Texts, trajectories and toolboxes. Discourse: Studies in the Cultural Politics of Education, 13:2, 10-17, 1993. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1080/0159630930130203>. Acesso em: 29 mai. 2019. BERNARDINO-COSTA, J. Do mito da democracia racial à Lei de cotas: a luta antirracista nas universidades brasileiras. In: SANTOS, D. S.; GARCIA-FILICE, R. C.; RODRIGUES, R. M. M. Políticas Públicas e Raça: avanços e perspectivas. Brasília, Distrito Federal, Universidade de Brasília, 2016. BETTER, S.J. Institucional racism: a primer on theory and strategies for social change. USA. Rowman & Littlefield publishers. 2. ed. 2008. BORTOLANZA, J. Trajetória do ensino superior brasileiro – uma busca da origem até a atualidade. Anais do XVII Colóquio Internacional de gestão universitária. Argentina. 2017. ISBN: 978-85-68618-03-5. BOURDIEU, P. PASSERON, J.C. 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