Todos pela Educação? O papel do Instituto Ayrton Senna
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13073 |
Resumo: | Esta pesquisa analisa as determinações históricas da emergência e difusão de entidades empresariais na sociedade civil com grande influência sobre as políticas educacionais nas últimas três décadas. O objetivo geral é analisar o papel do Instituto Ayrton Senna (IAS) nos arranjos da reforma da Educação Básica no interior do Estado Ampliado no Brasil, tanto em sua atuação na Sociedade Civil, incluindo a articulação com outros Aparelhos Privados de Hegemonia, tal como o Movimento Todos Pela Educação, como sua infiltração na Sociedade Política, por meio da inserção de seus interesses no interior de agências do Estado estrito, como secretarias municipais e o Conselho Nacional de Educação. Esta é uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter explicativo, que se insere na categoria de pesquisa de tipo documental. As fontes primárias analisadas foram: estatuto de fundação do IAS, relatórios financeiros anuais do IAS, leis, material didático do Programa Acelera Brasil, site do IAS, relatórios com resultados de pesquisas do IAS e fontes secundárias: leitura e analise de teses e dissertação. A pesquisa pretendeu utilizar o conceito Estado Ampliado como ferramenta teórico-metodológica. Neste sentido, a sociedade civil, esfera superestrutural por meio da qual as classes sociais se organizam para disputar a hegemonia, foi o pano de fundo para analisar a atuação do IAS e suas relações com seus parceiros. A sociedade política e, consequentemente, as políticas que emergem das agências estatais, foram compreendidas como a expressão da correlação de forças entre as classes sociais e suas organizações. Desde sua fundação, em 1994, o IAS reúne um amplo conjunto de entidades que passaram a constituir, a partir desta entidade, um importante aparelho privado de hegemonia. A pesquisa conclui que em seus vinte e três anos de existência, o IAS tornou-se responsável por difundir na Educação Básica, novos modelos pedagógicos com o objetivo de adequar a formação para o trabalho simples às novas demandas surgidas a partir da recomposição burguesa. Neste movimento destacam-se dois intelectuais orgânicos vinculados ao IAS que produziram no decorrer dos anos uma enorme capilaridade da organização: Viviane Senna, fundadora e presidente do IAS, e Mozart Neves, membro do Conselho Nacional de Educação. |
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Laia, Aline Carla Batista deLamosa, Rodrigo de Azevedo CruzCPF: 094.656.607-01Lamosa, Rodrigo de Azevedo CruzGuiot, AndréCosta, Régis Eduardo Coelho A. daCPF: 076.667.497-59http://lattes.cnpq.br/05053275785785722023-12-22T02:40:20Z2023-12-22T02:40:20Z2018-12-12LAIA, Aline Carla Batista de. Todos pela Educação? O papel do Instituto Ayrton Senna. 2018. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2018.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13073Esta pesquisa analisa as determinações históricas da emergência e difusão de entidades empresariais na sociedade civil com grande influência sobre as políticas educacionais nas últimas três décadas. O objetivo geral é analisar o papel do Instituto Ayrton Senna (IAS) nos arranjos da reforma da Educação Básica no interior do Estado Ampliado no Brasil, tanto em sua atuação na Sociedade Civil, incluindo a articulação com outros Aparelhos Privados de Hegemonia, tal como o Movimento Todos Pela Educação, como sua infiltração na Sociedade Política, por meio da inserção de seus interesses no interior de agências do Estado estrito, como secretarias municipais e o Conselho Nacional de Educação. Esta é uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter explicativo, que se insere na categoria de pesquisa de tipo documental. As fontes primárias analisadas foram: estatuto de fundação do IAS, relatórios financeiros anuais do IAS, leis, material didático do Programa Acelera Brasil, site do IAS, relatórios com resultados de pesquisas do IAS e fontes secundárias: leitura e analise de teses e dissertação. A pesquisa pretendeu utilizar o conceito Estado Ampliado como ferramenta teórico-metodológica. Neste sentido, a sociedade civil, esfera superestrutural por meio da qual as classes sociais se organizam para disputar a hegemonia, foi o pano de fundo para analisar a atuação do IAS e suas relações com seus parceiros. A sociedade política e, consequentemente, as políticas que emergem das agências estatais, foram compreendidas como a expressão da correlação de forças entre as classes sociais e suas organizações. Desde sua fundação, em 1994, o IAS reúne um amplo conjunto de entidades que passaram a constituir, a partir desta entidade, um importante aparelho privado de hegemonia. A pesquisa conclui que em seus vinte e três anos de existência, o IAS tornou-se responsável por difundir na Educação Básica, novos modelos pedagógicos com o objetivo de adequar a formação para o trabalho simples às novas demandas surgidas a partir da recomposição burguesa. Neste movimento destacam-se dois intelectuais orgânicos vinculados ao IAS que produziram no decorrer dos anos uma enorme capilaridade da organização: Viviane Senna, fundadora e presidente do IAS, e Mozart Neves, membro do Conselho Nacional de Educação.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis research analyzes the historical determinations of the emergence and diffusion of business organizations in civil society with great influence on educational policies in the last three decades. The general objective will be to analyze the role of the Ayrton Senna Institute (IAS) in the reform of Basic Education within the Expanded State in Brazil, both in its role in Civil Society, through articulation with other agents, including the All for the Movement Education, as in its penetration in the Political Society, through the insertion of its interests within strict state agencies, as municipal secretaries and the National Education Council. This is a basic research, of qualitative analysis, of an explanatory character, which falls into the category of research of documentary type. The research intends to use the concept Amplified State as a theoretical-methodological tool. In this sense, civil society, a superstructural sphere through which social classes organize to compete for hegemony, was the background to understand the performance of the IAS and its relations with its partners. Meanwhile, the political society and, consequently, the policies that emerge from the state agencies were understood as the expression of the correlation of forces between the social classes and their organizations. Since its founding, the IAS has brought together a large group of associates who have, from this organization, an important private hegemony. In its twenty-three years of existence, IAS has become responsible for disseminating in Basic Education new pedagogical models with the objective of adapting training for simple work to the new demands arising from the bourgeois recomposition. In this movement, two organic intellectuals linked to the IAS have been produced. Throughout the years, the organization has been deeply involved in the organization: Viviane Senna, founder and president of IAS, and Mozart Neves, advisor to the National Education Council.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuInstituto de EducaçãoInstituto Ayrton SennaAparelho Privado de HegemoniaEstado AmpliadoAyrton Senna InstitutePrivate Hegemony ApparatusExpanded StateEducaçãoTodos pela Educação? O papel do Instituto Ayrton SennaAll for the Education? The role of the Ayrton Senna Instituteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAGLIETTA, Michel. Régulation et crisis du capitalisme. Paris, Calmann - Lévy, 1976. Segunda edição, 1982. ALGEBAILE, Eveline. Escola pública e pobreza no Brasil: a ampliação para menos. Rio de Janeiro: Lamparina, p.352, 2009. ALMEIDA, Maria Isabel. Os professores diante das reformas educacionais. In: BICUDO, M. A.; SILVA JR., C. (Orgs.) A. Formação do educador e avaliação educacional: Organização da escola e do trabalho pedagógico. São Paulo: UNESP, 1999. v.3, p. 249-261. _______. Ações organizacionais e pedagógicas dos sistemas de ensino: políticas de inclusão? In: ROSA, Dalva E. Gonçalves et e SOUSA, Vanilton Camilo de (Orgs.). Políticas organizativas e curriculares, educação inclusiva e formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A, 2002 _______. As reformas educacionais do Estado de S. Paulo: com a palavra os professores. Revista de Educação, n.13, p.15-29, 2001. 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Laia, Aline Carla Batista de |
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Lamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz |
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Instituto Ayrton Senna Aparelho Privado de Hegemonia Estado Ampliado |
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Instituto Ayrton Senna Aparelho Privado de Hegemonia Estado Ampliado Ayrton Senna Institute Private Hegemony Apparatus Expanded State Educação |
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Ayrton Senna Institute Private Hegemony Apparatus Expanded State |
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Educação |
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Esta pesquisa analisa as determinações históricas da emergência e difusão de entidades empresariais na sociedade civil com grande influência sobre as políticas educacionais nas últimas três décadas. O objetivo geral é analisar o papel do Instituto Ayrton Senna (IAS) nos arranjos da reforma da Educação Básica no interior do Estado Ampliado no Brasil, tanto em sua atuação na Sociedade Civil, incluindo a articulação com outros Aparelhos Privados de Hegemonia, tal como o Movimento Todos Pela Educação, como sua infiltração na Sociedade Política, por meio da inserção de seus interesses no interior de agências do Estado estrito, como secretarias municipais e o Conselho Nacional de Educação. Esta é uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter explicativo, que se insere na categoria de pesquisa de tipo documental. As fontes primárias analisadas foram: estatuto de fundação do IAS, relatórios financeiros anuais do IAS, leis, material didático do Programa Acelera Brasil, site do IAS, relatórios com resultados de pesquisas do IAS e fontes secundárias: leitura e analise de teses e dissertação. A pesquisa pretendeu utilizar o conceito Estado Ampliado como ferramenta teórico-metodológica. Neste sentido, a sociedade civil, esfera superestrutural por meio da qual as classes sociais se organizam para disputar a hegemonia, foi o pano de fundo para analisar a atuação do IAS e suas relações com seus parceiros. A sociedade política e, consequentemente, as políticas que emergem das agências estatais, foram compreendidas como a expressão da correlação de forças entre as classes sociais e suas organizações. Desde sua fundação, em 1994, o IAS reúne um amplo conjunto de entidades que passaram a constituir, a partir desta entidade, um importante aparelho privado de hegemonia. A pesquisa conclui que em seus vinte e três anos de existência, o IAS tornou-se responsável por difundir na Educação Básica, novos modelos pedagógicos com o objetivo de adequar a formação para o trabalho simples às novas demandas surgidas a partir da recomposição burguesa. Neste movimento destacam-se dois intelectuais orgânicos vinculados ao IAS que produziram no decorrer dos anos uma enorme capilaridade da organização: Viviane Senna, fundadora e presidente do IAS, e Mozart Neves, membro do Conselho Nacional de Educação. |
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LAIA, Aline Carla Batista de. Todos pela Educação? O papel do Instituto Ayrton Senna. 2018. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2018. |
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