Dos contos de fadas à literatura de cordel: ampliando o letramento por meio da retextualização
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15395 |
Resumo: | Este trabalho foi realizado com objetivo de apresentar uma proposta didática, elaborada com base no conceito de sequência didática (DOLZ, NOVERRAZ e SCHNEUWLY, 2004), para trabalhar o aprimoramento da escrita e a ampliação do letramento de alunos do sexto ano do ensino fundamental da Escola Municipal Nereu Sampaio (Rio de Janeiro-RJ). A hipótese desta pesquisa é a de que o mecanismo de retextualização pode contribuir para a ampliação do letramento. Os objetivos específicos são: aplicar uma sequência didática para desenvolver atividades de leitura e compreensão textual, conhecimento de gêneros e produção escrita e produzir um livro eletrônico com o Cordel escrito pelos discentes. A pesquisa realizada é do tipo qualitativa (MOREIRA e CALEFFE, 2008), com base na pesquisa-ação, (THIOLLENT, 2009) e almeja a transformação de situações dentro da própria turma, ou seja, o problema é detectado, estudado, observado, mas também é apresentada uma ação para que ele seja resolvido. A proposta didática de ensino de escrita tem como base o mecanismo de retextualização (DELL’ISOLA, 2007) do gênero Conto de Fadas para o gênero Cordel. Serão feitas observações a respeito do conceito de letramento (SOARES, 2003), (MOLLICA, 2014) e (COSSON, 2014a); de multiletramentos (ROJO, 2009; 2012) e de letramento literário (COSSON, 2014b) e a respeito da utilização de tais conceitos em sala de aula. Trataremos ainda do ensino da escrita (SANTOS, RICHE e TEIXEIRA, 2013), (COSSON, 2014) e (SILVA e SILVA, 2013) e das orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o ensino de Língua Portuguesa no ensino fundamental. Além disso, diferenciaremos os gêneros dos tipos textuais (MARCUSCHI, 2008; 2010). Faremos ainda uma análise da proposta de intervenção, realizada por meio da sequência didática. Na apresentação da situação, mostraremos os resultados da exposição dos Contos de Fadas (KLEIMAN e SEPULVEDA, 2014) à turma. Na análise da produção inicial, abordaremos as questões sobre o gênero Cordel que os discentes sabem e trataremos das que eles desconhecem para que sejam trabalhadas durante as oficinas. Nas análises das duas oficinas, trataremos da importância da sequência de atividades entrelaçadas e planejadas para que o aluno alcance os objetivos desejados pela escola. Na produção final, transcorreremos sobre a ampliação do letramento dos alunos, sobre a melhora da escrita desses aprendizes e sobre a criação do livro digital escrito pela turma. O objetivo principal da pesquisa é ampliar o letramento dos educandos, partindo de um gênero textual, o Conto de Fadas, supostamente, conhecido pelo discentes para a produção de um gênero, o Cordel, não muito explorado no espaço escolar – considerando que o trabalho foi feito com o sexto ano do ensino fundamental e no município do Rio de Janeiro. Durante o processo, objetivamos também perceber melhoras na escrita dos educandos. Os resultados obtidos foram satisfatórios já que foi possível perceber envolvimento da turma, a melhora da escrita e, principalmente, a ampliação do letramento discente |
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Fernandes, Daiane Cordeiro BritesPereira, Marli Hermenegilda2352765706http://lattes.cnpq.br/5872540373589107Coelho, Fábio André CardosoRibeiro, Roza Maria Palomanes101.652.887-60http://lattes.cnpq.br/18734308492731222023-12-22T03:16:51Z2023-12-22T03:16:51Z2016-12-06FERNANDES, Daiane Cordeiro Brites. Dos contos de fadas à literatura de cordel: ampliando o letramento por meio da retextualização. 2016. 139 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15395Este trabalho foi realizado com objetivo de apresentar uma proposta didática, elaborada com base no conceito de sequência didática (DOLZ, NOVERRAZ e SCHNEUWLY, 2004), para trabalhar o aprimoramento da escrita e a ampliação do letramento de alunos do sexto ano do ensino fundamental da Escola Municipal Nereu Sampaio (Rio de Janeiro-RJ). A hipótese desta pesquisa é a de que o mecanismo de retextualização pode contribuir para a ampliação do letramento. Os objetivos específicos são: aplicar uma sequência didática para desenvolver atividades de leitura e compreensão textual, conhecimento de gêneros e produção escrita e produzir um livro eletrônico com o Cordel escrito pelos discentes. A pesquisa realizada é do tipo qualitativa (MOREIRA e CALEFFE, 2008), com base na pesquisa-ação, (THIOLLENT, 2009) e almeja a transformação de situações dentro da própria turma, ou seja, o problema é detectado, estudado, observado, mas também é apresentada uma ação para que ele seja resolvido. A proposta didática de ensino de escrita tem como base o mecanismo de retextualização (DELL’ISOLA, 2007) do gênero Conto de Fadas para o gênero Cordel. Serão feitas observações a respeito do conceito de letramento (SOARES, 2003), (MOLLICA, 2014) e (COSSON, 2014a); de multiletramentos (ROJO, 2009; 2012) e de letramento literário (COSSON, 2014b) e a respeito da utilização de tais conceitos em sala de aula. Trataremos ainda do ensino da escrita (SANTOS, RICHE e TEIXEIRA, 2013), (COSSON, 2014) e (SILVA e SILVA, 2013) e das orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o ensino de Língua Portuguesa no ensino fundamental. Além disso, diferenciaremos os gêneros dos tipos textuais (MARCUSCHI, 2008; 2010). Faremos ainda uma análise da proposta de intervenção, realizada por meio da sequência didática. Na apresentação da situação, mostraremos os resultados da exposição dos Contos de Fadas (KLEIMAN e SEPULVEDA, 2014) à turma. Na análise da produção inicial, abordaremos as questões sobre o gênero Cordel que os discentes sabem e trataremos das que eles desconhecem para que sejam trabalhadas durante as oficinas. Nas análises das duas oficinas, trataremos da importância da sequência de atividades entrelaçadas e planejadas para que o aluno alcance os objetivos desejados pela escola. Na produção final, transcorreremos sobre a ampliação do letramento dos alunos, sobre a melhora da escrita desses aprendizes e sobre a criação do livro digital escrito pela turma. O objetivo principal da pesquisa é ampliar o letramento dos educandos, partindo de um gênero textual, o Conto de Fadas, supostamente, conhecido pelo discentes para a produção de um gênero, o Cordel, não muito explorado no espaço escolar – considerando que o trabalho foi feito com o sexto ano do ensino fundamental e no município do Rio de Janeiro. Durante o processo, objetivamos também perceber melhoras na escrita dos educandos. Os resultados obtidos foram satisfatórios já que foi possível perceber envolvimento da turma, a melhora da escrita e, principalmente, a ampliação do letramento discenteCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESThis work was built having as objective presenting a didactic proposal, based on the concept of didactic sequency (SCHNEUWLY e DOLZ, 2004), in order to work the writing improvement and letrament amplifying of the sixth year’s students from the fundamental teaching of Nereu Sampaio School (Rio de Janeiro-RJ). The hypothesis of this research is that the retextualization mechanism can contribute to the expansion of literacy. The specific objectives are: to apply a didactic sequence, developing reading activities and textual comprehension; to recognize genres and to develop written texts; and to produce an electronic book with the Cordel written by the students. The fulfilled research is the qualitative type (MOREIRA e CALEFFE, 2008), based on a action-research, (THIOLLENT, 2009), and has an aim the transformation of situations that happen inside the class itself, better explaining, the problem is detected, studied, observed, but it is also presented an action in order that this problem can be solved. The wrting teaching didactic proposal is based on the retextualization mecanism (DELL’ISOLA, 2007) from the Fairy Tales gender to the Cordel one. We will also make observations considering the letramento concept (SOARES, 2003), (MOLLICA, 2014) e (COSSON, 2014a); the multiletrament (ROJO, 2009; 2012) and literary letrament (COSSON, 2014b) considering them inside the classroom. We will still deal with the writing teaching (SANTOS, RICHE e TEIXEIRA, 2013), (COSSON, 2014) e (SILVA e SILVA, 2013) and the Nacional Curriculars Parameters (PCN)’s orientations for the teaching of Portuguese Language in the Fundamental teaching. Beyond this, we will diferenciate the textual genders from the textual types (MARCUSCHI, 2008; 2010). We will make an analysis of an intervention proposal, fulfilled by means of didactic sequency. In the presentation of the situation, we will show the results of the exposition of the Fairy Tales (KLEIMAN e SEPULVEDA, 2014) to the class. In the inicial production analysis, we will approach the questions about the Cordel gender that are known by the teachers and we will deal with they do not know in order that the stories can be worked during the workshops. In the analysis of the two workshops, we will treat about the importance of the sequency enlaced and planned activities for the student reaches the objectives that are wished by the school. In the final production, we will elapse about the amplifying of the students’ letrament, about the improvement of the writing of them and about the digital book creation written by the class. The main objective of the research is to amplify the students’ letrament, from a textual gender, The Fairy Tales, supostment, known by the students for the production of a gender, the Cordel, not so much explored in the school place – considering that the work was made with the sixth year’s students of the fundamental teaching and in Rio de Janeiro city. During the process, we have as a objective to perceive the improvement of the students’ writing. The results obtained were satisfactory, since it was possible to perceive class involvement, writing improvement and, mainly, the expansion of students literacy.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisLetramentretextualizationWriting teachingLetramentoRetextualizaçãoEnsino da EscritaEducaçãoDos contos de fadas à literatura de cordel: ampliando o letramento por meio da retextualizaçãoFrom the fairy tales to the cordel literature: amplifying the letramento beyond the retextualizationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997. BALDI, Elizabeth. Leituras iniciais: uma proposta para a formação de literatura. Porto Alegre: Editora Projeto, 2009. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para 3º e 4º Ciclos do Ensino Fundamental - Língua Portuguesa. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998. 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(coleção temas básicos de pesquisa-ação).https://tede.ufrrj.br/retrieve/6225/2016%20-%20Daiane%20Cordeiro%20Brites%20%20Fernandes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/12075/2016%20-%20Daiane%20Cordeiro%20Brites%20Fernandes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/20978/2016%20-%20Daiane%20Cordeiro%20Brites%20Fernandes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/27333/2016%20-%20Daiane%20Cordeiro%20Brites%20Fernandes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/33784/2016%20-%20Daiane%20Cordeiro%20Brites%20Fernandes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/40138/2016%20-%20Daiane%20Cordeiro%20Brites%20Fernandes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/46486/2016%20-%20Daiane%20Cordeiro%20Brites%20Fernandes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52870/2016%20-%20Daiane%20Cordeiro%20Brites%20Fernandes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/59346/2016%20-%20Daiane%20Cordeiro%20Brites%20Fernandes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2109Submitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2017-10-20T11:00:47Z No. of bitstreams: 1 2016 - Daiane Cordeiro Brites Fernandes.pdf: 4588692 bytes, checksum: 478bb1a1560971559b35a523f2ada373 (MD5)Made available in DSpace on 2017-10-20T11:00:47Z (GMT). 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Este trabalho foi realizado com objetivo de apresentar uma proposta didática, elaborada com base no conceito de sequência didática (DOLZ, NOVERRAZ e SCHNEUWLY, 2004), para trabalhar o aprimoramento da escrita e a ampliação do letramento de alunos do sexto ano do ensino fundamental da Escola Municipal Nereu Sampaio (Rio de Janeiro-RJ). A hipótese desta pesquisa é a de que o mecanismo de retextualização pode contribuir para a ampliação do letramento. Os objetivos específicos são: aplicar uma sequência didática para desenvolver atividades de leitura e compreensão textual, conhecimento de gêneros e produção escrita e produzir um livro eletrônico com o Cordel escrito pelos discentes. A pesquisa realizada é do tipo qualitativa (MOREIRA e CALEFFE, 2008), com base na pesquisa-ação, (THIOLLENT, 2009) e almeja a transformação de situações dentro da própria turma, ou seja, o problema é detectado, estudado, observado, mas também é apresentada uma ação para que ele seja resolvido. A proposta didática de ensino de escrita tem como base o mecanismo de retextualização (DELL’ISOLA, 2007) do gênero Conto de Fadas para o gênero Cordel. Serão feitas observações a respeito do conceito de letramento (SOARES, 2003), (MOLLICA, 2014) e (COSSON, 2014a); de multiletramentos (ROJO, 2009; 2012) e de letramento literário (COSSON, 2014b) e a respeito da utilização de tais conceitos em sala de aula. Trataremos ainda do ensino da escrita (SANTOS, RICHE e TEIXEIRA, 2013), (COSSON, 2014) e (SILVA e SILVA, 2013) e das orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o ensino de Língua Portuguesa no ensino fundamental. Além disso, diferenciaremos os gêneros dos tipos textuais (MARCUSCHI, 2008; 2010). Faremos ainda uma análise da proposta de intervenção, realizada por meio da sequência didática. Na apresentação da situação, mostraremos os resultados da exposição dos Contos de Fadas (KLEIMAN e SEPULVEDA, 2014) à turma. Na análise da produção inicial, abordaremos as questões sobre o gênero Cordel que os discentes sabem e trataremos das que eles desconhecem para que sejam trabalhadas durante as oficinas. Nas análises das duas oficinas, trataremos da importância da sequência de atividades entrelaçadas e planejadas para que o aluno alcance os objetivos desejados pela escola. Na produção final, transcorreremos sobre a ampliação do letramento dos alunos, sobre a melhora da escrita desses aprendizes e sobre a criação do livro digital escrito pela turma. O objetivo principal da pesquisa é ampliar o letramento dos educandos, partindo de um gênero textual, o Conto de Fadas, supostamente, conhecido pelo discentes para a produção de um gênero, o Cordel, não muito explorado no espaço escolar – considerando que o trabalho foi feito com o sexto ano do ensino fundamental e no município do Rio de Janeiro. Durante o processo, objetivamos também perceber melhoras na escrita dos educandos. Os resultados obtidos foram satisfatórios já que foi possível perceber envolvimento da turma, a melhora da escrita e, principalmente, a ampliação do letramento discente |
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