Da oralidade para a escrita: uma prática de retextualização.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8951 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é compreender como ocorre o processo de retextualização, através dos gêneros orais para os gêneros escritos. Para isso, realizou-se um estudo sobre a importância de trabalhar os textos, em sala de aula, através dos gêneros orais e escritos, numa perspectiva do letramento social. Com isso, destacamos a necessidade do professor considerar, na escola, os conhecimentos prévios de seus alunos, ou seja, toda a bagagem que ele possui através de suas experiências de vida, de seus valores e, principalmente, de sua cultura. Nesta perspectiva, o trabalho está fundamentado nas pesquisas desenvolvidas por Marcuschi (2001; 2002; 2005; 2008), Beaugrande & Dresseler (1981; 1997), Soares (2001;2006; 2008), Travaglia (2003), Dell’Isola (2007), Kleiman (2000; 2005; 2008), Antunes (2003), Bakhtin (2000; 2003), dentre outros, através de uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico que teve por base estudos realizados em livros e textos acadêmicos escritos e virtuais. Por considerar a retextualização como a produção de um novo texto a partir de um ou mais textos-base, este trabalho apresenta uma proposta de intervenção a ser realizada, com alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental, sobre a retextualização do gênero cordel para o gênero fábula segundo as indicações do letramento, com a intenção de contribuir para o desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos. |
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Da oralidade para a escrita: uma prática de retextualização.From orality to writing: a practice of retextualization.Língua Portuguesa - ensinoRetextualizaçãoLetramentoTextoEscritaPortuguese Language - TeachingRetextualizationLiteracyTextWritingLetras - Língua Portuguesa.O objetivo desta pesquisa é compreender como ocorre o processo de retextualização, através dos gêneros orais para os gêneros escritos. Para isso, realizou-se um estudo sobre a importância de trabalhar os textos, em sala de aula, através dos gêneros orais e escritos, numa perspectiva do letramento social. Com isso, destacamos a necessidade do professor considerar, na escola, os conhecimentos prévios de seus alunos, ou seja, toda a bagagem que ele possui através de suas experiências de vida, de seus valores e, principalmente, de sua cultura. Nesta perspectiva, o trabalho está fundamentado nas pesquisas desenvolvidas por Marcuschi (2001; 2002; 2005; 2008), Beaugrande & Dresseler (1981; 1997), Soares (2001;2006; 2008), Travaglia (2003), Dell’Isola (2007), Kleiman (2000; 2005; 2008), Antunes (2003), Bakhtin (2000; 2003), dentre outros, através de uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico que teve por base estudos realizados em livros e textos acadêmicos escritos e virtuais. Por considerar a retextualização como a produção de um novo texto a partir de um ou mais textos-base, este trabalho apresenta uma proposta de intervenção a ser realizada, com alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental, sobre a retextualização do gênero cordel para o gênero fábula segundo as indicações do letramento, com a intenção de contribuir para o desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos.This research aims to understand the development of retextualization process through the oral genres for writing genres. For this work, a study was conducted about the importance of working texts in class lesson through oral and written genres, from a perspective of social literacy. Thus, we emphasize the need for the attention of the teacher, the school, in relation to the previous knowledge of the students, that is, all the baggage he has through his life experiences, his values and especially his culture. In this perspective, the work is based on research carried out by Marcuschi (2001; 2002; 2005; 2008), Beaugrande & Dresseler (1981; 1997), Soares (2001,2006, 2008), Travaglia (2003), Dell'Isola (2007) Kleiman (2000; 2005; 2008), Antunes (2003), Bakhtin (2000; 2003), among others, through a qualitative approach, bibliographical nature which was based on studies in books, writings and virtual academic texts. Considering the retextualization as the production of a new text from one or more base- texts, this work presents a proposal of appropriate intervention for students of the 6th year of basic education. It uses the retextualization from the cordel genre to the genre fable according to literacy guidelines, with the intention of contributing to the development of reading and writing skills of students.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Hérica Paiva.PEREIRA, Hérica Paiva.http://lattes.cnpq.br/0140741349526284FREITAS, Erlane Aguiar Feitosa de.PINTO, Zuleide Pereira dos Santos.NASCIMENTO, Sâmia Charleine Santos do.2016-10-142019-11-07T14:23:01Z2019-11-072019-11-07T14:23:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8951NASCIMENTO, Sâmia Chaleine Santos do. Da oralidade para a escrita: uma prática de retextualização. 2016. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-23T14:35:30Zoai:localhost:riufcg/8951Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-23T14:35:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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