A formação do Pedagogo: o desvelo da arte nos cursos de pedagogia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Nikolas Bigler de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13078
Resumo: Formação. A presente dissertação propõe uma discussão sobre os caminhos de uma formação plena dos indivíduos, destacamos a relevância do pedagogo nesse processo de elevação a um pensamento crítico e autônomo dos sujeitos. Neste trabalho apontamos a arte como um dos saberes indispensáveis no desenvolvimento dos futuros pedagogos, fato esse que nos instigou a seguinte questão: como a arte é abordada nos cursos de pedagogia? O objetivo desse estudo foi realizar um levantamento de como a arte é apresentada na formação profissional dos futuros pedagogos, demonstrando as correntes pedagógicas pelos quais o tema é tratado, de modo a produzir um discurso sobre os currículos. Para esse fim, esta pesquisa se concentrou nas grades curriculares e nas ementas das disciplinas dos cursos de pedagogia presenciais das universidades públicas da região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, de modo a descrever anatomicamente o que foi observado além de produzir um discurso critico sobre o que foi constatado. Os resultados apresentaram uma notável variedade de volume de disciplinas, horas aplicadas, correntes epistemológicas, distribuição nas grades curriculares, perspectivas didáticas e bibliografia. Mesmo assim, a pesquisa apontou que a formação artística do pedagogo não ocorre. Nesta direção desenvolvemos uma crítica centrada em três pontos: I) a constituição de um currículo multidisciplinar; II) a técnica elevada a ponto central nas propostas pedagógicas; III) as especificidades da experiência artística. Por fim, consideramos que a pesquisa se deflagrou um relevante discurso crítico sobre as práticas realizadas nos cursos de pedagogia em relação à arte, no qual evidenciamos a experiência e a vivência direta com as obras de arte como condição sine qua non de uma formação artística do pedagogo.
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Neste trabalho apontamos a arte como um dos saberes indispensáveis no desenvolvimento dos futuros pedagogos, fato esse que nos instigou a seguinte questão: como a arte é abordada nos cursos de pedagogia? O objetivo desse estudo foi realizar um levantamento de como a arte é apresentada na formação profissional dos futuros pedagogos, demonstrando as correntes pedagógicas pelos quais o tema é tratado, de modo a produzir um discurso sobre os currículos. Para esse fim, esta pesquisa se concentrou nas grades curriculares e nas ementas das disciplinas dos cursos de pedagogia presenciais das universidades públicas da região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, de modo a descrever anatomicamente o que foi observado além de produzir um discurso critico sobre o que foi constatado. Os resultados apresentaram uma notável variedade de volume de disciplinas, horas aplicadas, correntes epistemológicas, distribuição nas grades curriculares, perspectivas didáticas e bibliografia. Mesmo assim, a pesquisa apontou que a formação artística do pedagogo não ocorre. Nesta direção desenvolvemos uma crítica centrada em três pontos: I) a constituição de um currículo multidisciplinar; II) a técnica elevada a ponto central nas propostas pedagógicas; III) as especificidades da experiência artística. Por fim, consideramos que a pesquisa se deflagrou um relevante discurso crítico sobre as práticas realizadas nos cursos de pedagogia em relação à arte, no qual evidenciamos a experiência e a vivência direta com as obras de arte como condição sine qua non de uma formação artística do pedagogo.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorFormation. The following dissertation proposes a discussion about the paths of a full formation of individuals, where the relevance of the pedagogue in this process of evolution to a critical and autonomous thinking is highlighted. In this presentation Art is chosen as an indispensable knowledge for development of future pedagogues, a fact that instigated the question: how is art approached in pedagogy courses? The target of this study was to perform a survey of how art is presented in the professional formation of future educators, demonstrating the pedagogical way by which the theme is treated, in order to produce a discourse about the curricula. This research focused on curricular grades and syllabuses of the Pedagogy subject at public universities in the metropolitan region of Rio de Janeiro State, in order to anatomically describe what was observed besides producing a critical speech about what was found. The results are remarkable variety of disciplines, hours applied, epistemological currents, distribution in curricula, didactic perspectives and bibliography. Even so, the research pointed out that the artistic formation of the pedagogue does not occur. In this direction this analysis developed a critique centered in three points: i) the constitution of a multidisciplinary curriculum; ii) the high technique at the center of pedagogical proposals; iii) the specificities of the artistic experience. Finally, we conclude that the research has triggered a relevant critical discussion about the practices carried out in the subject in relation to art, in which it is shown the lively art experience as a sine qua non for a pedagogue's artistic formation.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuInstituto de EducaçãoFormação do pedagogoCurso de PedagogiacurrículoPedagogue’s FormationPedagogycurriculumEducaçãoA formação do Pedagogo: o desvelo da arte nos cursos de pedagogia.The formation of the pedagogue: the development of art in the pedagogy courses.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisANDRADE, C. D. José. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. ARAÚJO, A. R. F. Os cursos de Pedagogia e o ensino da arte: aspectos legais e históricos. 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