Um estudo com egressos do curso de pedagogia : avaliando a formação inicial.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Nunes, Célia Maria Fernandes, Lucindo, Nilzilene Imaculada
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10234
Resumo: O estudo apresenta um recorte da pesquisa que teve como objetivo investigar a função profissional que os egressos do curso de Pedagogia, formados após a Resolução CNE/CP nº 1/2006, estão exercendo. Este texto avalia a formação oferecida no curso de Pedagogia da UFOP sob a ótica de seus egressos. A pesquisa de abordagem qualitativa fez uso da análise documental, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo que utilizou um questionário on-line em 145 egressos formados entre 2012 e 2015. Com base nas respostas de 70 egressos identificamos que esse grupo se constitui, em sua maioria, por mulheres, naturais da região onde a IES está inserida, de cor branca e parda, solteiras. Em geral avaliam bem o curso nos quesitos projeto pedagógico, matriz curricular, estrutura física, apontando como ótimo o corpo docente. Os participantes reconheceram que a formação adquirida nas atividades de pesquisa e extensão foi significativa para a entrada no mercado de trabalho.
id UFOP_26d2c07fb359927b08084e97218a96fe
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/10234
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Um estudo com egressos do curso de pedagogia : avaliando a formação inicial.Formação de pedagogosFormation of pedagoguesO estudo apresenta um recorte da pesquisa que teve como objetivo investigar a função profissional que os egressos do curso de Pedagogia, formados após a Resolução CNE/CP nº 1/2006, estão exercendo. Este texto avalia a formação oferecida no curso de Pedagogia da UFOP sob a ótica de seus egressos. A pesquisa de abordagem qualitativa fez uso da análise documental, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo que utilizou um questionário on-line em 145 egressos formados entre 2012 e 2015. Com base nas respostas de 70 egressos identificamos que esse grupo se constitui, em sua maioria, por mulheres, naturais da região onde a IES está inserida, de cor branca e parda, solteiras. Em geral avaliam bem o curso nos quesitos projeto pedagógico, matriz curricular, estrutura física, apontando como ótimo o corpo docente. Os participantes reconheceram que a formação adquirida nas atividades de pesquisa e extensão foi significativa para a entrada no mercado de trabalho.The study presents a research cut that aimed to investigate the professional function that the graduates of the Pedagogy course, formed after Resolution CNE / CP nº 1/2006, are exercising. This text evaluates the training offered in the course of Pedagogy of UFOP from the perspective of its graduates. The research of qualitative approach made use of documentary analysis, bibliographical research and field research that used an online questionnaire in 145 graduates graduated between 2012 and 2015. Based on the responses of 70 graduates we identified that this group constitutes, for the most part, by women, natural of the region where the IES is inserted, of white and brown color, single. In general, they evaluate well the course in the questions pedagogical project, curricular matrix, physical structure, pointing out how great the teaching staff. Participants acknowledged that training in research and extension activities was significant for entry into the labor market.2018-09-24T16:35:49Z2018-09-24T16:35:49Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfARAÚJO, R. M. B.; NUNES, C. M. F.; LUCINDO, N. I. Um estudo com egressos do curso de pedagogia : avaliando a formação inicial. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 240-258, maio./ago. 2018. Disponível em: <http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/618>. Acesso em: 16 jun. 2018.19828632http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10234Os trabalhos publicados pela Revista online @mbienteeducação estão sob licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Revista online @mbienteeducação <http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 08 jun. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Regina Magna Bonifácio deNunes, Célia Maria FernandesLucindo, Nilzilene Imaculadaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2018-09-24T16:35:49Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/10234Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332018-09-24T16:35:49Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo com egressos do curso de pedagogia : avaliando a formação inicial.
title Um estudo com egressos do curso de pedagogia : avaliando a formação inicial.
spellingShingle Um estudo com egressos do curso de pedagogia : avaliando a formação inicial.
Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Formação de pedagogos
Formation of pedagogues
title_short Um estudo com egressos do curso de pedagogia : avaliando a formação inicial.
title_full Um estudo com egressos do curso de pedagogia : avaliando a formação inicial.
title_fullStr Um estudo com egressos do curso de pedagogia : avaliando a formação inicial.
title_full_unstemmed Um estudo com egressos do curso de pedagogia : avaliando a formação inicial.
title_sort Um estudo com egressos do curso de pedagogia : avaliando a formação inicial.
author Araújo, Regina Magna Bonifácio de
author_facet Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Nunes, Célia Maria Fernandes
Lucindo, Nilzilene Imaculada
author_role author
author2 Nunes, Célia Maria Fernandes
Lucindo, Nilzilene Imaculada
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Nunes, Célia Maria Fernandes
Lucindo, Nilzilene Imaculada
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de pedagogos
Formation of pedagogues
topic Formação de pedagogos
Formation of pedagogues
description O estudo apresenta um recorte da pesquisa que teve como objetivo investigar a função profissional que os egressos do curso de Pedagogia, formados após a Resolução CNE/CP nº 1/2006, estão exercendo. Este texto avalia a formação oferecida no curso de Pedagogia da UFOP sob a ótica de seus egressos. A pesquisa de abordagem qualitativa fez uso da análise documental, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo que utilizou um questionário on-line em 145 egressos formados entre 2012 e 2015. Com base nas respostas de 70 egressos identificamos que esse grupo se constitui, em sua maioria, por mulheres, naturais da região onde a IES está inserida, de cor branca e parda, solteiras. Em geral avaliam bem o curso nos quesitos projeto pedagógico, matriz curricular, estrutura física, apontando como ótimo o corpo docente. Os participantes reconheceram que a formação adquirida nas atividades de pesquisa e extensão foi significativa para a entrada no mercado de trabalho.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-24T16:35:49Z
2018-09-24T16:35:49Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, R. M. B.; NUNES, C. M. F.; LUCINDO, N. I. Um estudo com egressos do curso de pedagogia : avaliando a formação inicial. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 240-258, maio./ago. 2018. Disponível em: <http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/618>. Acesso em: 16 jun. 2018.
19828632
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10234
identifier_str_mv ARAÚJO, R. M. B.; NUNES, C. M. F.; LUCINDO, N. I. Um estudo com egressos do curso de pedagogia : avaliando a formação inicial. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 240-258, maio./ago. 2018. Disponível em: <http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/618>. Acesso em: 16 jun. 2018.
19828632
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002853130698752