Diários de leitura de clássicos: uma experiência no 9º ano do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15453 |
Resumo: | Este trabalho apresenta e põe em prática uma proposta de mediação em uma turma de nono ano do Ensino Fundamental do Colégio Pedro II. A intervenção em sala de aula teve como objetivo a aproximação do aluno com as obras-primas da literatura universal, proporcionando-lhe uma apropriação singular dos clássicos lidos, sem as usuais barreiras que fazem a leitura literária ocupar um espaço pequeno no ensino brasileiro. Em sua fundamentação teórica, o presente estudo investigou as causas desse entrave ─ a aceitação passiva da cultura de massa, os excessos formalistas e tecnicistas, o advento de novas mídias e tecnologias, o preconceito quanto à capacidade dos alunos e a própria rotina escolar ─ e examinou os benefícios que a leitura dos clássicos pode trazer para o leitor ─ a construção de uma identidade, a ampliação de repertório, a desenvoltura no uso da língua e o acesso à herança cultural. A metodologia da aplicação pedagógica incluiu a criação de uma atmosfera de biblioteca, o estabelecimento de pontes com outras esferas da arte, da cultura e do entretenimento, a disponibilização de tempo para a leitura livre e a manutenção de diários de leitura, os quais constituíram um corpus submetido a análise no capítulo dedicado ao relato da experiência. As observações em sala de aula e as informações extraídas do corpus ratificaram que a leitura prolongada e autônoma de clássicos da literatura deve ter um papel central no ambiente escolar. |
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Almeida, Rafael Martins de SouzaQueiroz, Mario Cesar Newman de720.668.907-82Queiroz, Mario Cesar Newman deRoxo, Maria do Rosário da SilvaCoelho, Fábio André Cardoso069.720.217-82http://lattes.cnpq.br/57017462804758202023-12-22T03:17:37Z2023-12-22T03:17:37Z2017-07-10ALMEIDA, Rafael Martins de Souza. Diários de leitura de clássicos: uma experiência no 9º ano do Ensino Fundamental. 2017. 157 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2017.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15453Este trabalho apresenta e põe em prática uma proposta de mediação em uma turma de nono ano do Ensino Fundamental do Colégio Pedro II. A intervenção em sala de aula teve como objetivo a aproximação do aluno com as obras-primas da literatura universal, proporcionando-lhe uma apropriação singular dos clássicos lidos, sem as usuais barreiras que fazem a leitura literária ocupar um espaço pequeno no ensino brasileiro. Em sua fundamentação teórica, o presente estudo investigou as causas desse entrave ─ a aceitação passiva da cultura de massa, os excessos formalistas e tecnicistas, o advento de novas mídias e tecnologias, o preconceito quanto à capacidade dos alunos e a própria rotina escolar ─ e examinou os benefícios que a leitura dos clássicos pode trazer para o leitor ─ a construção de uma identidade, a ampliação de repertório, a desenvoltura no uso da língua e o acesso à herança cultural. A metodologia da aplicação pedagógica incluiu a criação de uma atmosfera de biblioteca, o estabelecimento de pontes com outras esferas da arte, da cultura e do entretenimento, a disponibilização de tempo para a leitura livre e a manutenção de diários de leitura, os quais constituíram um corpus submetido a análise no capítulo dedicado ao relato da experiência. As observações em sala de aula e as informações extraídas do corpus ratificaram que a leitura prolongada e autônoma de clássicos da literatura deve ter um papel central no ambiente escolar.CAPESThis work presents and puts into practice a proposal of mediation in a ninth grade class of the Elementary School of the Pedro II College. The purpose of the classroom intervention was to bring the student closer to the masterpieces of universal literature, giving him an unique appropriation of the classics reading, without the usual barriers that make literary reading occupy a small space in Brazilian education. In its theoretical basis, the present study investigated the causes of this obstacle ─ the passive acceptance of mass culture, formalist and technicist excesses, the advent of new media and technologies, prejudice about student capacity and school routine itself ─ and examined the benefits that the reading of classics can bring to the reader ─ the construction of an identity, the expansion of repertoire, some resourcefulness in using language and access to cultural heritage. The methodology of pedagogical application included the creation of a library atmosphere, the establishment of bridges to other spheres of art, culture and entertainment, the availability of free reading time and the maintenance of reading diaries, which constituted a corpus submitted to analysis in the chapter dedicated to the report of the experience. The classroom observations and the information extracted from the corpus ratified that the prolonged and autonomous reading of literature classics should play a central role in the school environment.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisLiterary readingUniversal ClassicsLiterature teachingLeitura literáriaClássicos universaisEnsino de literaturaLetrasDiários de leitura de clássicos: uma experiência no 9º ano do Ensino FundamentalClassical Reading journals: an experience in the 9th grade of Elementar Schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisABREU, Márcia. Diferentes formas de ler. Originalmente apresentado na Mesa-Redonda Práticas de Leituras: história e modalidades, no XXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Intercom, Campo Grande, 2001. Disponível em: < http://www.unicamp.br/iel/memoria/projetos/ensaios/ensaio6.html > . 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Este trabalho apresenta e põe em prática uma proposta de mediação em uma turma de nono ano do Ensino Fundamental do Colégio Pedro II. A intervenção em sala de aula teve como objetivo a aproximação do aluno com as obras-primas da literatura universal, proporcionando-lhe uma apropriação singular dos clássicos lidos, sem as usuais barreiras que fazem a leitura literária ocupar um espaço pequeno no ensino brasileiro. Em sua fundamentação teórica, o presente estudo investigou as causas desse entrave ─ a aceitação passiva da cultura de massa, os excessos formalistas e tecnicistas, o advento de novas mídias e tecnologias, o preconceito quanto à capacidade dos alunos e a própria rotina escolar ─ e examinou os benefícios que a leitura dos clássicos pode trazer para o leitor ─ a construção de uma identidade, a ampliação de repertório, a desenvoltura no uso da língua e o acesso à herança cultural. A metodologia da aplicação pedagógica incluiu a criação de uma atmosfera de biblioteca, o estabelecimento de pontes com outras esferas da arte, da cultura e do entretenimento, a disponibilização de tempo para a leitura livre e a manutenção de diários de leitura, os quais constituíram um corpus submetido a análise no capítulo dedicado ao relato da experiência. As observações em sala de aula e as informações extraídas do corpus ratificaram que a leitura prolongada e autônoma de clássicos da literatura deve ter um papel central no ambiente escolar. |
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ALMEIDA, Rafael Martins de Souza. Diários de leitura de clássicos: uma experiência no 9º ano do Ensino Fundamental. 2017. 157 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2017. |
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