Fatores que interferem na produtividade: uma análise comparada de quatro unidades de diferentes países de uma mesma transnacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Alexandre Paranhos
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15234
Resumo: Com a nova configuração mundial após a queda definitiva do socialismo, uma nova divisão internacional do trabalho se mostrou necessária. Neste novo cenário, cabe aos países em desenvolvimento fornecer mão de obra barata ao capital internacional. O Leste Europeu e países como China, Índia, dentre outros, passaram a representar um uma concorrência, quase desleal, na oferta de mão de obra, visto que as regras básicas do mercado informam que quanto maior a oferta, menor o preço. Assim, países do oeste europeu, da América do Norte e até mesmo da América do Sul se vêem em uma posição em que a melhoria da produtividade da mão de obra representa um forte fator da própria subsistência da empresa em seus mercados. Para isso, um dos métodos utilizados por muitos gestores das multinacionais é a comparação de indicadores de produtividade entre as suas unidades pelo mundo. Uma vez detectados os pontos marcantes, busca-se melhorar cada vez mais a produtividade, utilizando-se benchmarck que visam uma total padronização da produção, como, por exemplo, mesmos equipamentos, produtos, matéria-prima, técnicas e, até mesmo, formação de pessoal nas outras unidades do mundo. Tudo isso com uma só finalidade: chegar ao ponto ótimo de produtividade em todas as suas unidades, não importando sobre qual legislação trabalhista, em que local, economia, sociedade e meio ambiente estejam suas unidades. Malgrado todo este esforço, na grande maioria das vezes as multinacionais não conseguem chegar ao chamado por nós de ponto ótimo em todas as suas unidades. Dificilmente, se consegue duas ou três unidades com a mesma produtividade. Mas porquê? A essa investigação propôs-se e pôde-se perceber que fatores externos à organização interferem decisivamente na produtividade. Desta forma, propõe-se nesta pesquisa, demonstrar alguns fatores externos à organização que atuam na produtividade, ocasionando assim um ponto ótimo diferente em cada unidade, tendo como base o estudo de caso da Multinacional de Pneumáticos Michelin.
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O Leste Europeu e países como China, Índia, dentre outros, passaram a representar um uma concorrência, quase desleal, na oferta de mão de obra, visto que as regras básicas do mercado informam que quanto maior a oferta, menor o preço. Assim, países do oeste europeu, da América do Norte e até mesmo da América do Sul se vêem em uma posição em que a melhoria da produtividade da mão de obra representa um forte fator da própria subsistência da empresa em seus mercados. Para isso, um dos métodos utilizados por muitos gestores das multinacionais é a comparação de indicadores de produtividade entre as suas unidades pelo mundo. Uma vez detectados os pontos marcantes, busca-se melhorar cada vez mais a produtividade, utilizando-se benchmarck que visam uma total padronização da produção, como, por exemplo, mesmos equipamentos, produtos, matéria-prima, técnicas e, até mesmo, formação de pessoal nas outras unidades do mundo. Tudo isso com uma só finalidade: chegar ao ponto ótimo de produtividade em todas as suas unidades, não importando sobre qual legislação trabalhista, em que local, economia, sociedade e meio ambiente estejam suas unidades. Malgrado todo este esforço, na grande maioria das vezes as multinacionais não conseguem chegar ao chamado por nós de ponto ótimo em todas as suas unidades. Dificilmente, se consegue duas ou três unidades com a mesma produtividade. Mas porquê? A essa investigação propôs-se e pôde-se perceber que fatores externos à organização interferem decisivamente na produtividade. Desta forma, propõe-se nesta pesquisa, demonstrar alguns fatores externos à organização que atuam na produtividade, ocasionando assim um ponto ótimo diferente em cada unidade, tendo como base o estudo de caso da Multinacional de Pneumáticos Michelin.With the new world-wide configuration after the definitive fall of the socialism, a new international division of the work if showed necessary. In this new scene, it fits to the developing countries to supply hand of cheap workmanship to the international capital. East European and countries as China, India, amongst others, had passed to represent one competition, almost disloyal, in offer of hand of workmanship, since rules basic of market inform that how much bigger offers, minor the price. Thus, countries of the European west, the North America and even though of the South America if see in a position where the improvement of the productivity of the workmanship hand represents a strong factor of the proper subsistence of the company in its markets. For this, one of the methods used for many managers of the multinationals is the comparison of productivity pointers enters its units for the world. A time detected the marcantes points, the productivity searchs to improve each time more, using itself benchmarck that they aim at one total standardization of the production, as, for example, same equipment, products, raw material, techniques and, even though, formation of staff in the other units of the world. Everything this with one only purpose: to arrive at the excellent point of productivity in all its units, not importing on which labor law, where local, economy, society and environment are its units. But, all this effort, in the great majority of the times the multinationals does not obtain to arrive at the call for us of excellent point in all its units. Hardly, if it obtains two or three units with the same productivity. But reason? To this inquiry we consider in them and we could perceive that external factors to the organization intervene decisively with organizacional behavior e, for consequence, in the productivity. In such a way, what we consider in them in this research is to demonstrate some external factors to the organization that act in the productivity, thus causing a different excellent point in each unit, having as base the study of case of the Multinational of Michelin Tires.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Gestão e EstratégiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisprodutividadebenchmarckmultinacionalproductivitybenchmarckmultinationalAdministraçãoFatores que interferem na produtividade: uma análise comparada de quatro unidades de diferentes países de uma mesma transnacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/61586/2008%20-%20Alexandre%20Paranhos%20Bastos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/1017Made available in DSpace on 2016-04-28T20:19:25Z (GMT). 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