Percepções dos alunos do Instituto Federal do Amapá sobre a utilização das TICS nas aulas de educação física no Campus Laranjal do Jari
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12502 |
Resumo: | A Educação Física vive hoje dias conturbados, em que se discute sua importância e permanência nas escolas como disciplina obrigatória para o ensino médio. Ao longo dos anos a educação física passou por profundas mudanças e hoje em dia, devido a evolução tecnológica, os alunos são bombardeados diariamente com milhares de imagens, palavras e sons que acabam por interagir de diversas formas em suas vidas, causando mudanças significativas na forma que aprendem, vivem, trabalham e interagem entre si. O presente estudo analisa como os alunos do Instituto Federal do Amapá, Campus Laranjal do Jari avaliam a importância da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para as aulas de Educação Física. O método utilizado para coletar dados e desenvolver a pesquisa foi o Grupo Focal, uma técnica de pesquisa qualitativa, que visa a obtenção de dados a partir de debates em grupos com representantes dos sujeitos da pesquisa, distribuídos distintamente e com representatividade entre os grupos. A análise das falas dos alunos com o aporte do material bibliográfico e, guiados pelos objetivos da pesquisa, nos permitiu através da análise qualitativa, perceber que os alunos utilizam as tecnologias de formas e para fins variados e, que consideram muito importante fazer uso de tecnologias durante as aulas de Educação Física para deixar as aulas mais dinâmicas e atrativas para eles. A análise dos dados foi feita tendo como pressuposto o processo indutivo, buscando trazer as vozes dos sujeitos pesquisados de forma integrada e articulada com os autores elencados para dar o suporte teórico-metodológico à pesquisa. Entre os participantes dos dois grupos focais, ficou claro que sabem o que são TICS e que eles fazem uso diariamente de algum tipo de tecnologia, seja ela na escola, em suas casas, locais públicos especializados ou em todos os lugares. Também foi possível observarmos que os alunos avaliam ser importante a utilização das TICS como conteúdo durante as aulas de Educação Física e ainda consideram importante fazer uso delas, pois contribuem para melhor as aulas. Diante dos relatos dos alunos nos grupos focais entendemos que o uso das TICS podem ser uma importante ferramenta de aprendizagem que poderá contribuir para que as aulas de Educação Física se tornem mais interessantes devido as muitas vantagens que as TICS trazem para o processo de ensino aprendizagem tornando a relação aluno, professor e conteúdos mais atrativos. |
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Zanella, André LuizCupolillo, Amparo Villa79064639787http://lattes.cnpq.br/5482837394103537Pereira, Sissi Aparecida MartinsAlves, Marcelo Paraiso02233221990http://lattes.cnpq.br/02561185143979472023-12-22T02:09:39Z2023-12-22T02:09:39Z2017-02-21Zanella, André Luiz. Percepções dos alunos do Instituto Federal do Amapá sobre a utilização das TICS nas aulas de Educação Física no Campus Laranjal do Jari. 2017. [64 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12502A Educação Física vive hoje dias conturbados, em que se discute sua importância e permanência nas escolas como disciplina obrigatória para o ensino médio. Ao longo dos anos a educação física passou por profundas mudanças e hoje em dia, devido a evolução tecnológica, os alunos são bombardeados diariamente com milhares de imagens, palavras e sons que acabam por interagir de diversas formas em suas vidas, causando mudanças significativas na forma que aprendem, vivem, trabalham e interagem entre si. O presente estudo analisa como os alunos do Instituto Federal do Amapá, Campus Laranjal do Jari avaliam a importância da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para as aulas de Educação Física. O método utilizado para coletar dados e desenvolver a pesquisa foi o Grupo Focal, uma técnica de pesquisa qualitativa, que visa a obtenção de dados a partir de debates em grupos com representantes dos sujeitos da pesquisa, distribuídos distintamente e com representatividade entre os grupos. A análise das falas dos alunos com o aporte do material bibliográfico e, guiados pelos objetivos da pesquisa, nos permitiu através da análise qualitativa, perceber que os alunos utilizam as tecnologias de formas e para fins variados e, que consideram muito importante fazer uso de tecnologias durante as aulas de Educação Física para deixar as aulas mais dinâmicas e atrativas para eles. A análise dos dados foi feita tendo como pressuposto o processo indutivo, buscando trazer as vozes dos sujeitos pesquisados de forma integrada e articulada com os autores elencados para dar o suporte teórico-metodológico à pesquisa. Entre os participantes dos dois grupos focais, ficou claro que sabem o que são TICS e que eles fazem uso diariamente de algum tipo de tecnologia, seja ela na escola, em suas casas, locais públicos especializados ou em todos os lugares. Também foi possível observarmos que os alunos avaliam ser importante a utilização das TICS como conteúdo durante as aulas de Educação Física e ainda consideram importante fazer uso delas, pois contribuem para melhor as aulas. Diante dos relatos dos alunos nos grupos focais entendemos que o uso das TICS podem ser uma importante ferramenta de aprendizagem que poderá contribuir para que as aulas de Educação Física se tornem mais interessantes devido as muitas vantagens que as TICS trazem para o processo de ensino aprendizagem tornando a relação aluno, professor e conteúdos mais atrativos.Physical Education is experiencing troubled days today, where its importance is discussed and whether it should continue to be offered by schools as a compulsory subject for high school. Over the years physical education has undergone profound changes and today, due to technological evolution, students are bombarded daily with thousands of images, words and sounds that end up interacting in different ways in the students' lives, causing significant changes in the Students learn, live, work and interact with each other. The present study analyzes how the students of the Federal Institute of Amapá, Campus Laranjal do Jari evaluate the importance of the use of Information and Communication Technologies for Physical Education classes. The method used to develop the research was the Focus Group, a qualitative research technique, which aims to obtain data from discussions in groups with representatives of the research subjects, distributed differently and with representativeness between the groups. The analysis of the students' speeches with the contribution of the bibliographic material and, guided by the objectives of the research, allowed us through the qualitative analysis to realize that the students use the technologies of forms and for various purposes and that they consider it very important to make use of technologies During physical education classes to make classes more dynamic and attractive to them. The analysis of the data was made assuming the inductive process, seeking to bring the voices of the subjects studied in an integrated and articulated way with the authors listed to give the theoretical and methodological support to the research. Among participants in the two focus groups, it was clear that they know what ICTs are and that they use technology of their own daily, whether at school, at home, at a lodge or at both places. It was also possible to observe that the students consider that the use of ICTs as a contribution during physical education classes is important and that students consider it important to make use of them as they contribute to the better classes. In light of the students' reports through the focus groups, we understand that the use of TICS can be an important learning tool and that this tool contributes to making Physical Education classes more interesting for students because of the many advantages that TICS bring to the Teaching learning process making the pupil, teacher and content relation more attractiveapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaEducação FísicaTecnologias da Informação e Comunicação (TICS).Physical EducationInformation and Communication Technologies (TICSCiências HumanasPercepções dos alunos do Instituto Federal do Amapá sobre a utilização das TICS nas aulas de educação física no Campus Laranjal do JariPerceptions of the students of the Federal Institute of Amapá on the use of TICS in Physical Education classes in the Campus Laranjal do Jariinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALVES-MAZZOTTI, A. 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A Educação Física vive hoje dias conturbados, em que se discute sua importância e permanência nas escolas como disciplina obrigatória para o ensino médio. Ao longo dos anos a educação física passou por profundas mudanças e hoje em dia, devido a evolução tecnológica, os alunos são bombardeados diariamente com milhares de imagens, palavras e sons que acabam por interagir de diversas formas em suas vidas, causando mudanças significativas na forma que aprendem, vivem, trabalham e interagem entre si. O presente estudo analisa como os alunos do Instituto Federal do Amapá, Campus Laranjal do Jari avaliam a importância da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para as aulas de Educação Física. O método utilizado para coletar dados e desenvolver a pesquisa foi o Grupo Focal, uma técnica de pesquisa qualitativa, que visa a obtenção de dados a partir de debates em grupos com representantes dos sujeitos da pesquisa, distribuídos distintamente e com representatividade entre os grupos. A análise das falas dos alunos com o aporte do material bibliográfico e, guiados pelos objetivos da pesquisa, nos permitiu através da análise qualitativa, perceber que os alunos utilizam as tecnologias de formas e para fins variados e, que consideram muito importante fazer uso de tecnologias durante as aulas de Educação Física para deixar as aulas mais dinâmicas e atrativas para eles. A análise dos dados foi feita tendo como pressuposto o processo indutivo, buscando trazer as vozes dos sujeitos pesquisados de forma integrada e articulada com os autores elencados para dar o suporte teórico-metodológico à pesquisa. Entre os participantes dos dois grupos focais, ficou claro que sabem o que são TICS e que eles fazem uso diariamente de algum tipo de tecnologia, seja ela na escola, em suas casas, locais públicos especializados ou em todos os lugares. Também foi possível observarmos que os alunos avaliam ser importante a utilização das TICS como conteúdo durante as aulas de Educação Física e ainda consideram importante fazer uso delas, pois contribuem para melhor as aulas. Diante dos relatos dos alunos nos grupos focais entendemos que o uso das TICS podem ser uma importante ferramenta de aprendizagem que poderá contribuir para que as aulas de Educação Física se tornem mais interessantes devido as muitas vantagens que as TICS trazem para o processo de ensino aprendizagem tornando a relação aluno, professor e conteúdos mais atrativos. |
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