A lei 12.711/2012 e os cursos de graduação em Turismo da UFMG, UFOP e UFRRJ: Similaridades, singularidades e desafios no processo de consolidação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9906 |
Resumo: | A Lei Federal 12.711/2012, mais conhecida como Lei de Cotas, ainda está em processo de consolidação em todas as IES’s do Brasil e a sua avaliação já desperta interesse em vários pesquisadores. Esta política de ação afirmativa está possibilitando que um contingente de pretos, pardos e indígenas, antes parcialmente excluídos do sistema de ensino superior público federal, tenha acesso a uma universidade pública, gratuita e de qualidade. A Lei de Cotas flexibilizou que as IES’s implementassem no mínimo, 25% (vinte e cinco por cento) da reserva de vagas prevista nesta Lei, a cada ano, chegando a 100% (cem por cento) no prazo de 4 (quatro) anos. O fato de este pesquisador ser Turismólogo e professor do curso de graduação em Turismo da UFRRJ foi um dos motivos da escolha do curso como referência desta pesquisa. As lentes analíticas desta tese estão voltadas para dar respostas ao seguinte problema: Dentro do contexto das políticas de ação afirmativa, Lei Federal 12.711/2012, podemos identificar quais foram os desafios enfrentados pelos cursos de Turismo das Universidades Federal de Minas Gerais (UFMG), de Ouro Preto (UFOP) e Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) no processo de consolidação da Lei de Cotas? Neste sentido ao investigar esta interface estabelecida entre estas três universidades federais destaca-se que a amplitude deste estudo é dada pela composição dos participantes escolhidos, gestores, egressos e concluintes afro-brasileiros que acessaram a universidade por intermédio da Lei de Cotas e as suas percepções sobre a temática. A forma escolhida para desenvolver esta pesquisa foi a integração entre os métodos quantitativo e qualitativo, pois para analisar com fidedignidade uma situação dada é possível a utilização de dados quantitativos e também uma análise qualitativa dos dados obtidos por meio de instrumentos quantitativos, entre outros cuidados metodológicos, visando evitar distorções frutos da subjetividade que encerra uma pesquisa e que podem influenciar este pesquisador. O fato de ser professor de um dos cursos investigados e estar na coordenação, quando da implantação da Lei de Cotas, propiciou a utilização da pesquisa-ação, pois, segundo Thiollent (1985, p. 14), concebe-se uma estreita relação com urna ação ou com a resolução de um problema coletivo no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo. Foram feitas entrevistas semiestruturadas com os gestores da área acadêmica de cada IES, com os coordenadores de curso e egressos e concluintes. Tendo o suporte teórico como pano de fundo bem como o material coletado o resultado da pesquisa demonstrou que há mais similaridades do que singularidades no processo de consolidação da Lei de Cotas nas IES’s estudadas. Entre as similaridades estão a falta de preparo da comunidade acadêmica para recepção dos cotistas, desconhecimento da Lei de Cotas, implantação das comissões de heteroidentificação, pouca discussão e PPC’s em desalinho com a temática. As singularidades ficam por conta da publicação, pela UFRRJ, do Portal do egresso e adoção inicial do percentual de 50% de vagas para os cotistas desde 2013. |
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Costa, Ricardo Dias daSiss, Ahyas345.922.027-91Sales, Sandra ReginaOliveira, Otair Fernandes deAmorim, Cleyde RodriguesSantos, Adilson Pereira dosPace, Angela Ferreira265.555.816-20http://lattes.cnpq.br/57195622033928022023-12-21T18:54:32Z2023-12-21T18:54:32Z2019-12-10COSTA, Ricardo Dias da. A lei 12.711/2012 e os cursos de graduação em Turismo da UFMG, UFOP e UFRRJ: Similaridades, singularidades e desafios no processo de consolidação. 2019. 218 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar d N ova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica /Nova Iguaçu, RJ, 2019.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9906A Lei Federal 12.711/2012, mais conhecida como Lei de Cotas, ainda está em processo de consolidação em todas as IES’s do Brasil e a sua avaliação já desperta interesse em vários pesquisadores. Esta política de ação afirmativa está possibilitando que um contingente de pretos, pardos e indígenas, antes parcialmente excluídos do sistema de ensino superior público federal, tenha acesso a uma universidade pública, gratuita e de qualidade. A Lei de Cotas flexibilizou que as IES’s implementassem no mínimo, 25% (vinte e cinco por cento) da reserva de vagas prevista nesta Lei, a cada ano, chegando a 100% (cem por cento) no prazo de 4 (quatro) anos. O fato de este pesquisador ser Turismólogo e professor do curso de graduação em Turismo da UFRRJ foi um dos motivos da escolha do curso como referência desta pesquisa. As lentes analíticas desta tese estão voltadas para dar respostas ao seguinte problema: Dentro do contexto das políticas de ação afirmativa, Lei Federal 12.711/2012, podemos identificar quais foram os desafios enfrentados pelos cursos de Turismo das Universidades Federal de Minas Gerais (UFMG), de Ouro Preto (UFOP) e Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) no processo de consolidação da Lei de Cotas? Neste sentido ao investigar esta interface estabelecida entre estas três universidades federais destaca-se que a amplitude deste estudo é dada pela composição dos participantes escolhidos, gestores, egressos e concluintes afro-brasileiros que acessaram a universidade por intermédio da Lei de Cotas e as suas percepções sobre a temática. A forma escolhida para desenvolver esta pesquisa foi a integração entre os métodos quantitativo e qualitativo, pois para analisar com fidedignidade uma situação dada é possível a utilização de dados quantitativos e também uma análise qualitativa dos dados obtidos por meio de instrumentos quantitativos, entre outros cuidados metodológicos, visando evitar distorções frutos da subjetividade que encerra uma pesquisa e que podem influenciar este pesquisador. O fato de ser professor de um dos cursos investigados e estar na coordenação, quando da implantação da Lei de Cotas, propiciou a utilização da pesquisa-ação, pois, segundo Thiollent (1985, p. 14), concebe-se uma estreita relação com urna ação ou com a resolução de um problema coletivo no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo. Foram feitas entrevistas semiestruturadas com os gestores da área acadêmica de cada IES, com os coordenadores de curso e egressos e concluintes. Tendo o suporte teórico como pano de fundo bem como o material coletado o resultado da pesquisa demonstrou que há mais similaridades do que singularidades no processo de consolidação da Lei de Cotas nas IES’s estudadas. Entre as similaridades estão a falta de preparo da comunidade acadêmica para recepção dos cotistas, desconhecimento da Lei de Cotas, implantação das comissões de heteroidentificação, pouca discussão e PPC’s em desalinho com a temática. As singularidades ficam por conta da publicação, pela UFRRJ, do Portal do egresso e adoção inicial do percentual de 50% de vagas para os cotistas desde 2013.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorLa Ley Federal 12.711 / 2012, mejor conocida como la Ley de Cuotas, todavía está en proceso de consolidación en todas las IES en Brasil y su evaluación ya es de interés para varios investigadores. Esta política de acción afirmativa está permitiendo que un contingente de negros, mulatos y pueblos indígenas, previamente parcialmente excluidos del sistema público federal de educación superior, tenga acceso a una universidad pública gratuita y de calidad. La Ley de Cuotas facilitó que las IES implementen al menos el 25% (veinticinco por ciento) de la reserva de vacantes prevista en esta Ley cada año, alcanzando el 100% (cien por ciento) en cuatro (4) años. . El hecho de que este investigador sea un turismólogo y profesor del curso de pregrado en Turismo en la UFRRJ fue una de las razones de este curso como referencia de esta investigación. La lente analítica de esta tesis tiene como objetivo responder al siguiente problema: en el contexto de las políticas de acción afirmativa, la Ley Federal 12.711 / 2012, podemos identificar cuáles fueron los desafíos que enfrentaron los cursos de turismo de la Universidad Federal de Minas Gerais (UFMG), de Ouro Preto (UFOP) y Rural Rio de Janeiro (UFRRJ) en proceso de consolidación de la ley de cuotas? En este sentido, cuando se investiga esta interfaz establecida entre estas tres universidades federales, se enfatiza que el alcance de este estudio está dado por la composición de los participantes elegidos, gerentes afroamericanos, graduados y graduados que accedieron a la universidad a través de la ley de cuotas y sus percepciones. sobre el tema La forma elegida para desarrollar esta investigación fue la integración entre métodos cuantitativos y cualitativos, porque para analizar de manera confiable una situación dada es posible utilizar datos cuantitativos y también un análisis cualitativo de los datos obtenidos a través de instrumentos cuantitativos, entre otros cuidados metodológicos. , con el objetivo de evitar distorsiones resultantes de la subjetividad que termina una investigación y que puede influir en este investigador. Ser profesor de uno de los cursos investigados y estar a cargo del curso cuando se implementó la Ley de Cuotas, condujo al uso de la investigación de acción, porque según Thiollent (1985, p. 14), la investigación de acción concibe un cierre relación con una acción o la resolución de un problema colectivo en el que investigadores y participantes representativos de la situación o problema están involucrados de manera cooperativa o participativa. Se realizaron entrevistas semiestructuradas con los gerentes del área académica de cada IES, con los coordinadores de cursos y graduados y estudiantes graduados. Teniendo el respaldo teórico como antecedentes y el material recopilado, el resultado de la investigación mostró que hay más similitudes que singularidades en el proceso de consolidación de la ley de cuotas en las IES estudiadas. Entre las similitudes están la falta de preparación de la comunidad académica para la recepción de los titulares de cuotas, la falta de conocimiento de la ley de cuotas, la implementación de comités de heteroidentificación y poca discusión y PPC en desacuerdo con el tema. Las singularidades se deben a la publicación, por parte de UFRRJ, del Portal de salida y la adopción inicial del porcentaje del 50% de las vacantes para los titulares de cuotas desde 2013.Federal Law 12.711 / 2012, better known as the Quota Law, is still in the process of being consolidated in all Higher Education Institutions (HEI’s) in Brazil and its evaluation is already of interest to several researchers. This affirmative action policy is enabling a contingent of blacks, mulattos and indigenous people, previously partially excluded from the federal public higher education system, to have access to a high standard, free public university. The Quota Law made it easier for HEI’s to implement at least 25% (twenty-five percent) admissions foreseen in such Law each year, reaching 100% (one hundred percent) within four (4) years. The fact that the researcher is a Turismologist and professor of the undergraduate course in Tourism at UFRRJ was one of the reasons for this course to be the reference of this research. The analytical lenses of this thesis is aimed at answering the following problem: Within the context of affirmative action policies, Federal Law 12.711 / 2012, is it possible to identify what were the challenges faced by the Federal University of Minas Gerais (UFMG), Ouro Preto (UFOP), and Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ )Tourism courses, in the process of consolidation of the quota law? In this sense, when investigating this interface established between these three federal universities, it is emphasized that the scope of this study is given by the composition of the chosen participants, African-Brazilian managers, graduates and graduating students who accessed the university through the quota law and their perceptions about such theme. The method chosen to develop this research was the integration between quantitative and qualitative methods, since to reliably analyze a given situation it is possible to use quantitative data and qualitative analysis of data obtained through quantitative instruments, among other methodological concerns, aiming to avoid distortions resulting from the subjectivity that terminates a research and that may influence the researcher. As a teacher of one of the courses investigated and being in charge of the course when the Quota Law was implemented, led to the use of action-research, because according to Thiollent (1985, p. 14), action-research conceives a close relationship to an action or the resolution of a collective problem in which researchers and participants representative of the situation or problem are involved in a cooperative or participative way. Semi-structured interviews were conducted with managers of the academic area of each HEI, course coordinators graduates and graduating students. Having the theoretical support as background and the material collected, the research results showed that there are more similarities than singularities in the process of consolidation of the quota law in the studied HEI’s. Among the similarities are the lack of preparation of the academic community for the reception of quota holders, lack of knowledge of the quota law, implementation of hetero-identification committees, little discussion and PPC's in disagreement with the theme. The singularities are due to the publication, by UFRRJ, of the egress Portal and the initial adoption of the percentage of 50% of vacancies for quota holders since 2013.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuInstituto de EducaçãoAvaliação de Políticas públicasPolíticas de ação afirmativaEducaçãoTurismorelações étnico-raciaisPublic Policy EvaluationAffirmative action policiesEducationTourismethnic-racial relationshipsEvaluación de políticas públicasPolíticas de acción afirmativaEducaciónrelaciones étnico-racialesEducaçãoA lei 12.711/2012 e os cursos de graduação em Turismo da UFMG, UFOP e UFRRJ: Similaridades, singularidades e desafios no processo de consolidaçãoThe law 12.711/2012 and the Tourism undergraduate courses from UFMG, UFOP e UFRRJ – Similarities, singularities, challenges in the consolidation processinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisAGUM, Ricardo; RISCADO, Priscila; MENEZES, Monique. 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A Lei Federal 12.711/2012, mais conhecida como Lei de Cotas, ainda está em processo de consolidação em todas as IES’s do Brasil e a sua avaliação já desperta interesse em vários pesquisadores. Esta política de ação afirmativa está possibilitando que um contingente de pretos, pardos e indígenas, antes parcialmente excluídos do sistema de ensino superior público federal, tenha acesso a uma universidade pública, gratuita e de qualidade. A Lei de Cotas flexibilizou que as IES’s implementassem no mínimo, 25% (vinte e cinco por cento) da reserva de vagas prevista nesta Lei, a cada ano, chegando a 100% (cem por cento) no prazo de 4 (quatro) anos. O fato de este pesquisador ser Turismólogo e professor do curso de graduação em Turismo da UFRRJ foi um dos motivos da escolha do curso como referência desta pesquisa. As lentes analíticas desta tese estão voltadas para dar respostas ao seguinte problema: Dentro do contexto das políticas de ação afirmativa, Lei Federal 12.711/2012, podemos identificar quais foram os desafios enfrentados pelos cursos de Turismo das Universidades Federal de Minas Gerais (UFMG), de Ouro Preto (UFOP) e Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) no processo de consolidação da Lei de Cotas? Neste sentido ao investigar esta interface estabelecida entre estas três universidades federais destaca-se que a amplitude deste estudo é dada pela composição dos participantes escolhidos, gestores, egressos e concluintes afro-brasileiros que acessaram a universidade por intermédio da Lei de Cotas e as suas percepções sobre a temática. A forma escolhida para desenvolver esta pesquisa foi a integração entre os métodos quantitativo e qualitativo, pois para analisar com fidedignidade uma situação dada é possível a utilização de dados quantitativos e também uma análise qualitativa dos dados obtidos por meio de instrumentos quantitativos, entre outros cuidados metodológicos, visando evitar distorções frutos da subjetividade que encerra uma pesquisa e que podem influenciar este pesquisador. O fato de ser professor de um dos cursos investigados e estar na coordenação, quando da implantação da Lei de Cotas, propiciou a utilização da pesquisa-ação, pois, segundo Thiollent (1985, p. 14), concebe-se uma estreita relação com urna ação ou com a resolução de um problema coletivo no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo. Foram feitas entrevistas semiestruturadas com os gestores da área acadêmica de cada IES, com os coordenadores de curso e egressos e concluintes. Tendo o suporte teórico como pano de fundo bem como o material coletado o resultado da pesquisa demonstrou que há mais similaridades do que singularidades no processo de consolidação da Lei de Cotas nas IES’s estudadas. Entre as similaridades estão a falta de preparo da comunidade acadêmica para recepção dos cotistas, desconhecimento da Lei de Cotas, implantação das comissões de heteroidentificação, pouca discussão e PPC’s em desalinho com a temática. As singularidades ficam por conta da publicação, pela UFRRJ, do Portal do egresso e adoção inicial do percentual de 50% de vagas para os cotistas desde 2013. |
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COSTA, Ricardo Dias da. A lei 12.711/2012 e os cursos de graduação em Turismo da UFMG, UFOP e UFRRJ: Similaridades, singularidades e desafios no processo de consolidação. 2019. 218 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar d N ova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica /Nova Iguaçu, RJ, 2019. |
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