Um estudo sobre a inserção tecnológica na formação continuada de docentes de matemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13244 |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta um estudo focado na inserção tecnológica na formação continuada de docentes de Matemática. Especificamente, identifica e analisa possíveis contribuições de um projeto de formação continuada no desenvolvimento profissional de docentes envolvidos no “Projeto Materiais Curriculares Educativos On-line para a Matemática na Educação Básica”, do Observatório da Educação, da Capes. Mediante observação participante e com o uso de questionários semiabertos, gravações em áudio e vídeo dos envolvidos e diários de campo procurou-se responder às questões: “Como docentes de Matemática percebem a inserção tecnológica na formação continuada? Qual o interesse temático (de conteúdos etc.) dos educadores? O que eles consideram que interfere na utilização da tecnologia em suas aulas?” Os docentes percebem a formação continuada como essencial e necessária para o ensino e o seu aprendizado. Suas reflexões sucitam que a inserção tecnológica na formação também se configure como significativa no âmbito escolar. Os educadores mostraram interesse temático pela Geometria e pela História da Matemática, dentre outras demandas associadas ao uso de softwares. Todos os docentes sinalizaram que o número insuficiente de computadores para uso dos alunos interfere na utilização dessa tecnologia, em classe. Os resultados também indicaram que a inserção informática educativa na formação continuada é necessária de modo a promover a atualização e mediante atividades relacionas à sua prática, como foram as implementadas no PMCEO. Todavia, o apoio da direção da escola, bem como a infraestrutura adequada para a realização das atividades de formação tornam-se imprescindíveis para uma maior efetividade das implementações |
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Guimarães, Wanuza NogueiraBairral, Marcelo Almeida166198706http://lattes.cnpq.br/0159010164759435Kindel, Dora SoraiaOliveira, Rosana de27.153.667-52http://lattes.cnpq.br/92113602603294172023-12-22T02:43:04Z2023-12-22T02:43:04Z2015-02-25GUIMARÃES, Wanuza Nogueira. Um estudo sobre a inserção tecnológica na formação continuada de docentes de matemática. 2015. 120 f. Dissertação (Programação de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneas e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13244Esta pesquisa apresenta um estudo focado na inserção tecnológica na formação continuada de docentes de Matemática. Especificamente, identifica e analisa possíveis contribuições de um projeto de formação continuada no desenvolvimento profissional de docentes envolvidos no “Projeto Materiais Curriculares Educativos On-line para a Matemática na Educação Básica”, do Observatório da Educação, da Capes. Mediante observação participante e com o uso de questionários semiabertos, gravações em áudio e vídeo dos envolvidos e diários de campo procurou-se responder às questões: “Como docentes de Matemática percebem a inserção tecnológica na formação continuada? Qual o interesse temático (de conteúdos etc.) dos educadores? O que eles consideram que interfere na utilização da tecnologia em suas aulas?” Os docentes percebem a formação continuada como essencial e necessária para o ensino e o seu aprendizado. Suas reflexões sucitam que a inserção tecnológica na formação também se configure como significativa no âmbito escolar. Os educadores mostraram interesse temático pela Geometria e pela História da Matemática, dentre outras demandas associadas ao uso de softwares. Todos os docentes sinalizaram que o número insuficiente de computadores para uso dos alunos interfere na utilização dessa tecnologia, em classe. Os resultados também indicaram que a inserção informática educativa na formação continuada é necessária de modo a promover a atualização e mediante atividades relacionas à sua prática, como foram as implementadas no PMCEO. Todavia, o apoio da direção da escola, bem como a infraestrutura adequada para a realização das atividades de formação tornam-se imprescindíveis para uma maior efetividade das implementaçõesCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESThis research presents a study focused on technology integration in the continuing education of mathematic teachers. It specifically identifies and analyzes possible contributions of a continuing education project in the professional development of teachers involved in the "Design Educational Curriculum Materials Online for Mathematics in Basic Education", from Capes in the Education Observatory Centre. Through participant observation and the use of half-open questionnaires, audio, video recordings of those involved and field diaries, this study tried to answer the questions: "How do Mathematics teachers notice the technological integration in continuing education? What is the thematic interest (content etc.) of educators? What do they consider that interferes with the use of technology in their classes? "The teachers realize the continuing education as essential and necessary for teaching and their learning. Their reflections suggest that technological integration in teachers’ training will also constitute significant in school area. Educators showed thematic interest in geometry and the history of mathematics, among other demands associated with the use of softwares. All teachers demonstrated that the insufficient number of computers for students to use interferes with the use of this technology in class. The results also indicated that educational computing insertion in continuing education is required in order to promote the upgrade and by activities related to its practice, as they were implemented in PMCEO. However, the school administration supports as well as the adequate infrastructure for the implementation of training activities are essential for more effective implementationsapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto de EducaçãoInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuBasic EducationContinuing Teacher TrainingTechnology InsertionTeacher ReflectionsEducação Básica.Formação Continuada de ProfessoresInserção de TecnologiasReflexão de DocentesEducaçãoUm estudo sobre a inserção tecnológica na formação continuada de docentes de matemáticaA Study on Technology Integration in the Continuing Education of Mathematic Teachersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisREFERÊNCIAS ABREU, P. F. de; BAIRRAL, M. A. O uso que professores de matemática fazem da informática educativa em suas aulas. In: BAIRRAL, M. A. (Org.) 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Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Consultoria, supervisão e revisão técnica Beatriz Vargas Dorneles. Porto Alegre: Artmed, 2000. SILVA, A. M. da. Papel, lápis e o software régua e compasso em aulas de matemática. In: BAIRRAL, M. A. (Org.) Tecnologias informáticas, sala de aula e aprendizagens matemáticas. Seropédica, RJ, v.3. Ed. da UFRRJ, 2010. 136p.: il. (série InovaComTic) SILVA, L. J. da. Formação continuada de professores de Matemática e o GESTAR II: Possibilidades e limites. In: OLIVEIRA, D. M. de. (Org.) Formação continuada de professores: contribuições para o debate. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2012, p. 97- 110. SOUZA, N. M. M. de.; SANTOS, S. M. M.. Sujeitos educativos, gestão e práticas de currículos em escolas públicas. In: SOUZA, N. M. M. de. (Org.). Formação continuada e as dimensões do currículo. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2013. p. 109-142. 109 TERENCE, A. C. F.; FILHO, E. E. 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Ed. – Seropédica, RJ: Ed. da UFRRJ, 2012. cap. 4. p. 81- 96.: il. – (Série InovaComTic, vol,4)https://tede.ufrrj.br/retrieve/5647/2015%20-%20Wanuza%20Nogueira%20Guimar%c3%a3es.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/15100/2015%20-%20Wanuza%20Nogueira%20Guimar%c3%a3es.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/21558/2015%20-%20Wanuza%20Nogueira%20Guimar%c3%a3es.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/27918/2015%20-%20Wanuza%20Nogueira%20Guimar%c3%a3es.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/34286/2015%20-%20Wanuza%20Nogueira%20Guimar%c3%a3es.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/40662/2015%20-%20Wanuza%20Nogueira%20Guimar%c3%a3es.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47012/2015%20-%20Wanuza%20Nogueira%20Guimar%c3%a3es.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/53426/2015%20-%20Wanuza%20Nogueira%20Guimar%c3%a3es.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1699Submitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2017-05-30T12:32:49Z No. of bitstreams: 1 2015 - Wanuza Nogueira Guimarães.pdf: 2523317 bytes, checksum: ade049b2922c1ceb624720d0b3bb7e85 (MD5)Made available in DSpace on 2017-05-30T12:32:49Z (GMT). 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Bairral, Marcelo Almeida Kindel, Dora Soraia Oliveira, Rosana de |
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Basic Education Continuing Teacher Training Technology Insertion Teacher Reflections Educação Básica. Formação Continuada de Professores Inserção de Tecnologias Reflexão de Docentes Educação |
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Educação Básica. Formação Continuada de Professores Inserção de Tecnologias Reflexão de Docentes |
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Educação |
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Esta pesquisa apresenta um estudo focado na inserção tecnológica na formação continuada de docentes de Matemática. Especificamente, identifica e analisa possíveis contribuições de um projeto de formação continuada no desenvolvimento profissional de docentes envolvidos no “Projeto Materiais Curriculares Educativos On-line para a Matemática na Educação Básica”, do Observatório da Educação, da Capes. Mediante observação participante e com o uso de questionários semiabertos, gravações em áudio e vídeo dos envolvidos e diários de campo procurou-se responder às questões: “Como docentes de Matemática percebem a inserção tecnológica na formação continuada? Qual o interesse temático (de conteúdos etc.) dos educadores? O que eles consideram que interfere na utilização da tecnologia em suas aulas?” Os docentes percebem a formação continuada como essencial e necessária para o ensino e o seu aprendizado. Suas reflexões sucitam que a inserção tecnológica na formação também se configure como significativa no âmbito escolar. Os educadores mostraram interesse temático pela Geometria e pela História da Matemática, dentre outras demandas associadas ao uso de softwares. Todos os docentes sinalizaram que o número insuficiente de computadores para uso dos alunos interfere na utilização dessa tecnologia, em classe. Os resultados também indicaram que a inserção informática educativa na formação continuada é necessária de modo a promover a atualização e mediante atividades relacionas à sua prática, como foram as implementadas no PMCEO. Todavia, o apoio da direção da escola, bem como a infraestrutura adequada para a realização das atividades de formação tornam-se imprescindíveis para uma maior efetividade das implementações |
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2015 |
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GUIMARÃES, Wanuza Nogueira. Um estudo sobre a inserção tecnológica na formação continuada de docentes de matemática. 2015. 120 f. Dissertação (Programação de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneas e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. |
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GUIMARÃES, Wanuza Nogueira. Um estudo sobre a inserção tecnológica na formação continuada de docentes de matemática. 2015. 120 f. Dissertação (Programação de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneas e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. |
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